Não é fácil agradar a toda a gente. Muito menos quando estamos a falar de uma rede social com mais de 300 milhões de utilizadores. Esta terça-feira o Twitter alterou a forma como se pode reagir a uma publicação. Mas a mudança não foi bem recebida por muitos utilizadores.
“Substituímos o ícone da estrela dos favoritos por um coração, e vamos chamá-lo de like“, conta um porta-voz do Twitter em comunicado. E porquê? Porque “podes gostar de muitas coisas, mas nem tudo é considerado favorito”, explica. A alteração resulta também da necessidade de simplificar a forma como os novos utilizadores interagem com a rede social: “Nós sabemos que a estrela pode gerar confusão, principalmente para os novatos”, acrescenta ainda o porta-voz.
Mas se a mudança vai ao encontro de novos utilizadores — os fracos resultados obtidos no terceiro trimestre do ano preocuparam os investidores –, o desaparecimento da estrela não agradou a muitos veteranos da rede social, que viram todos os seus favoritos serem convertidos em likes.
Como indicou a revista norte-americana Vanity Fair, “os favoritos [no Twitter] significavam várias coisas”: havia quem adicionasse aos favoritos coisas de que não gostava, havia aquele “favorito sedutor” ao estilo flirt virtual e, o “mais útil de todos, o favorito que queria dizer ‘vi que respondeste ao meu tweet, mas a conversa acaba aqui'”.
A mudança veio para ficar e, para já, nada aponta para um eventual regresso da estrela ao Twitter. “O coração é um símbolo universal e transversal a todas as línguas, culturas e fusos horários”, indica o Twitter. “E, nos nossos testes, descobrimos que as pessoas o adoram”, conclui.
Algumas reações à nova funcionalidade:
Wish Twitter would have added #tweetheart and kept the ⭐️ for favorites - not everything that I fave I love ?
— Jenny DeVaughn (@JennyDeVaughn) 4 novembro 2015
Hey, I always see hearts when you guys fave my tweets. Nothing's changed for me. ❤️
— Skittles (@Skittles) 3 novembro 2015
All of a sudden....
Tweet star turns #tweetheart....❤
we vl miss you STAR..⭐
— Pr❗yánkâ (@priyankabag107) 4 novembro 2015
Bom dia, meus amores. <3 Nunca esta saudação matinal fez tanto sentido com o novo #TweetHeart <3
— Pedro Semedo (@pedrocsemedo) 4 novembro 2015
This heart thing is enough to make me quit Twitter.
— Sarah Posner (@sarahposner) 3 novembro 2015
but, twitter, i didnt like everything i favorited
— nathanjurgenson (@nathanjurgenson) 3 novembro 2015
Editado por Filomena Martins.