A Exposição Mundial de 1998, dedicada aos Oceanos, fechou as portas há 20 anos. Foi visitada por 11 milhões de espectadores e permitiu a recuperação da Zona Oriental de Lisboa
Foi ministro dos Negócios Estrangeiros no período crítico das guerras em África e defendeu com vigor a política externa e ultramarina de Salazar, tudo sem deixar de ser um intelectual republicano.
As chamas criavam túneis de fogo. Paula Tocha não esquece os dias de combate ao incêndio do Chiado. Tinha acabado de fazer 19 anos. O pai não saiu do quartel, à espera dela e do irmão. Foi há 30 anos.
Faz este sábado 70 anos que Károly Takács conquistou a medalha de ouro em tiro nos Jogos Olímpicos de Londres. Dez anos antes, tinha perdido o braço com que atirava numa operação militar.
Contra os anseios revolucionários de Maio de 68, a França permaneceu “burguesa”, isto é, livre e democrática. Pôde assim absorver ideias de Maio de 68, que teriam sido esmagadas pelos comunistas.
Faz 50 anos que a obra-prima de ficção científica realizada por Stanley Kubrick chegou aos cinemas. Eurico de Barros assinala a data recordando 50 factos sobre "2001: Odisseia no Espaço".
1918 foi um ano complexo para a geopolítica mundial. Depois da revolução russa de 1917 e do final da Primeira Guerra Mundial, vários países fizeram o seu caminho para a independência.
Soares dormia sestas depois de almoço e Freitas esteve quase a ter Amália a cantar-lhe o hino. A propósito da série de Nuno Markl, quem esteve nas presidenciais de 1986 recorda como tudo aconteceu
António Champalimaud nasceu há cem anos. O seu modo frontal contrastava com um meio de gente prudente até à paralisia de voz e gesto, sempre em cima do muro, a ver para que lado dava jeito cair.
Faz hoje dois anos que Marcelo Rebelo de Sousa tomou posse como Presidente da República. Do namoro com o Governo, debaixo de um guarda guarda-chuva em Paris, à tragédia dos incêndios.
A 8 de dezembro de 1917, há exatamente cem anos, Sidónio Pais subiu ao poder e mudou o regime, até ser assassinado um ano depois. O que foi o sidonismo e o que significou? Ensaio de Rui Ramos.
O centenário do pintor Júlio Resende vai ser comemorado na Casa da Música, no Porto, este sábado. O programa será interpretado pela Orquestra Sinfónica do Porto.
O Santuário de Fátima, que este ano comemorou o centenário das aparições, registou um aumento considerável de peregrinos provenientes da Ásia, o que é um sinal de "internacionalização".
O Santuário anunciou que as comemorações do centenário das Aparições de Fátima tiveram um custo de cerca de dois milhões de euros durante os sete anos de preparação das iniciativas.
Os protestantes são olhados com desconfiança em Portugal porque, onde as pessoas associam fé a sossego, os protestantes surgem como exoticamente extrovertidos: cantam, falam, pregam, dançam...
Paulo de Carvalho está a comemorar 55 anos de carreira e este sábado dá um concerto gratuito na Praça do Município em Lisboa. Ao Observador, o artista comentou 12 imagens que retratam 70 anos de vida.
Cento e cinquenta anos depois de a 2 de julho de 1867 D. Luís ter feito nascer a Polícia Cívica em Lisboa e no Porto, tudo mudou no país. Veja algumas das fotografias mais antigas da PSP.
Poucos artistas conseguem gravar o seu nome na história com apenas um disco lançado. 20 anos após a sua morte inesperada, porque é que ainda queremos ouvir a voz de Jeff Buckley?
A líder do CDS-PP será a única a assistir, como devota, às cerimónias do centenário das aparições. António Costa irá, mas na qualidade de primeiro-ministro. Outros partidos não estarão representados.
"The Velvet Underground & Nico" saiu a 12 de março de 1967. Foi punk antes de o punk existir, trouxe as drogas e o sadomasoquismo para o rock e fez muitos outros terem vontade de pegar numa guitarra.
Lenine e os seus, que no exílio de Zurique souberam com surpresa da insurreição, lograriam depois, da Estação de Finlândia ao assalto ao Palácio Inverno, acender o rastilho do revolucionário século XX
Uma sessão evocativa no parlamento dos Açores, uma mostra documental no Museu da Presidência e um concerto estão entre as iniciativas que assinalam o centenário da morte de Manuel de Arriaga.
O Ministério da Saúde vai ter plano de contingência para a visita do Papa Francisco a Fátima, que inclui o apoio aos peregrinos e às entidades oficiais nas celebrações do Centenário das Aparições.
Neste centenário das aparições na Cova da Iria e da revolução comunista russa, não se pode deixar de reconhecer que a ‘conversão’ da Rússia, depois da sua consagração a Maria, impôs Fátima ao mundo.
Walt Disney resgatou a animação do seu cantinho de diversão marginal e construiu um império aliando a visão artística à iniciativa capitalista. Eurico de Barros recorda-o meio século após a sua morte
No Dia Mundial da Visão fomos conhecer o projeto "Eye See a Better World Now", que oferece consultas de oftalmologia e óculos novos às crianças refugiadas na Grécia. Saiba como participar também.
Cem anos de vida em Dezembro, 70 deles a fazer filmes. Em Setembro, a Cinemateca homenageia com um grande ciclo uma das últimas glórias de Hollywood ainda vivas. Eurico de Barros recorda Kirk Douglas.
Entre Willam Wyler e Nanni Moretti, Audrey Hepburn e Peter Sellers, e até uma animação, eis sete filmes onde a Vespa é a vedeta e com os quais Eurico de Barros assinala o seu septuagésimo aniversário
O desaparecido Real Coliseu foi palco, faz este sábado 120 anos, da primeira sessão de cinema em Lisboa. Passaram oito filmes da produtora do inglês Robert W. Paul, como recorda Eurico de Barros.
A brincadeira era suposto ter piada, mas o feitiço virou-se contra o feiticeiro, depois de a nova funcionalidade do gmail provocar confusões e até despedimentos.
O Twitter celebra dez anos esta segunda-feira. Por ocasião da data, recordamos o primeiro tweet de sempre... e o período conturbado que a rede social tem atravessado nos últimos anos.
Vergílio Ferreira nasceu há 100 anos. Nunca gerou consensos e esteve sempre contra o sistema. Nos seus diários foi implacável com todo o meio literário. Joana Emídio Marques lembra as controvérsias.
Foi o grande livro de Truman Capote: a história real de um assassinato múltiplo escrita como se fosse um romance. "A Sangue Frio" ressuscitou a carreira do escritor e acabou no cinema.
A 27 de janeiro de 1956, Elvis Presley lançou "Heartbreak Hotel", a sua primeira música a chegar a n.º 1 das listas dos mais vendidos. A canção foi escrita por causa de uma notícia de jornal.
Que ninguém diga que o 13 é um número de azar. A 13 de janeiro de 1906 inaugurava-se a Livraria Lello. Viagem ao passado, presente e futuro de um "templo às artes" com uma escadaria hipnotizante.
Criou Poirot e Miss Marple, vendeu milhões e é a terceira escritora mais traduzida de sempre, só atrás de Shakespeare e da Bíblia. Morreu há 40 anos. Miguel Freitas da Costa lembra a rainha do crime.
Pedro Proença, felicitou o Varzim, que cumpre esta sexta-feira o seu centenário, destacando o orgulho de contar nas competições profissionais com um emblema com esta história.
Há 60 anos, quase uma década depois de a sua candidatura ter sido vetada pela primeira vez, Portugal foi admitido como Estado membro das Nações Unidas. Essa demora foi boa ou má para o regime?
"A Voz" nasceu a 12 de dezembro de 1915 e o Observador dedica-lhe vários artigos. Lembre 11 canções imperdíveis, veja os 10 melhores filmes, recorde a passagem dele por Portugal e faça o nosso quiz.
A primeira e única atuação no nosso país aconteceu há 23 anos, em junho de 1992. Desafinado e esquecido das letras, cantou 16 temas no Estádio das Antas. Cobrou o correspondente a 700 mil euros.
O cantor deve ao cinema o segundo fôlego da sua carreira, em 1953, com "Até à Eternidade". Era um actor mais do que potável e entrou em filmes memoráveis. Eurico de Barros escolhe dez dos melhores.
Guia essencial para percorrer mais de cinco décadas na vida de Frank Sinatra – com vídeos. O cantor nasceu a 12 de dezembro de 1915, faz agora um século.
Os presidentes do PSD, Pedro Passos Coelho, e do CDS-PP, Paulo Portas, assistiram a uma missa em memória de Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, na Basílica dos Mártires, em Lisboa.
20 de Novembro de 1975. Francisco Franco morria após quatro décadas de poder. Mas quem foi este homem, e que regime foi este que saiu de uma sangrenta e cruel guerra civil, que ele mesmo desencadeou?
Rui Veloso celebra 35 anos de carreira esta sexta com um concerto especial. Nada disto teria existido sem uma conspiração entre Emília Veloso e um produtor musical de Lisboa.
Nasceu há 100 anos, morreu há 30. Há exactamente 77 anos, relatou, em directo na rádio, uma suposta invasão marciana. Foi um menino-prodigío e um cineasta genial.
Marty McFly entrou no DeLorean e viajou até ao dia 21 de outubro de 2015. E, nós estamos por cá para o receber. Mas será que o futuro que ele encontrou é, na verdade, o nosso presente?
No dia em que se celebra a chegada ao futuro, onde há skates voadores e ténis com atacadores automáticos, há quem prefira fazer uma análise de política internacional da saga. Aceita a boleia?
A Alemanha celebra hoje os 25 anos da sua reunificação assolada pela crise dos refugiados e o escândalo dos motores manipulados da Volkswagen, que abalaram repentinamente a imagem de nação mais poderosa e bem-sucedida do espaço europeu.
Esta quarta-feira à tarde, Isabel II passa a ter o reinado mais longo que o Reino Unido já testemunhou, superando a marca da sua trisavó. Recordemos algumas curiosidades sobre a 40ª monarca britânica.
O documentário ainda não tem nome mas promete um “acesso sem precedentes” aos bastidores da revista. Em 100 anos, esta será a primeira vez que os corredores da "bíblia da moda" serão filmados.
Há 600 anos, a 21 de agosto de 1415, D. João I tomou de assalto Ceuta. Cem anos depois, em 1515, morria Afonso de Albuquerque à vista de Goa. Entretanto Portugal abrira o Mundo à primeira globalização
A 9 de agosto de 1995, uma startup dirigida por miúdos entra em bolsa e muda a Internet para sempre. Passados 20 anos, sabe qual a influência da Netscape na sua vida?
No dia em que passam seis anos da sua morte, dois ex-seguranças revelam segredos íntimos do "Rei da Pop": Michael Jackson tinha amantes secretas e dava nomes de código aos filhos.
No dia em que passam cinco anos sobre a morte do Nobel da Literatura, publicam-se notas inéditas sobre "Ensaio sobre a Lucidez". E Pilar del Río descobriu uma peça de teatro. Achava que conhecia tudo?
O quinto aniversário da morte do Nobel português vai ser assinalado com vários eventos em Lisboa. No Brasil, vai ser organizada uma exposição no Museu da Língua Portuguesa. Em Roma, haverá uma ópera.
A filha de Kim Kardashian e Kanye West fez dois anos na segunda-feira. North West já se tornou num ícone de moda e tem um guarda-roupa capaz de deixar qualquer bebé (ou mãe) verde de inveja.
O histórico líder comunista morreu a 13 de junho de 2005, faz hoje precisamente dez anos. Um dos principais rostos da Revolução e um dos mais influentes políticos portugueses tinha 91 anos.
O "SuperJumbo" levantou voo pela primeira vez a 27 de abril de 2005. O discurso de celebração é positivo, mas as dúvidas sobre a continuidade do aparelho são muitas.
No Dia Mundial do Livro, a equipa do Observador faz uma retrospetiva às leituras dos últimos 12 meses e partilha com os leitores quais os livros que foram mais marcantes.
Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.
Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.