478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Autarquias

Óbito

Morreu Carlos Caçador Durão. Tinha 89 anos

Carlos Caçador Durão morreu aos 89 anos. Foi o primeiro presidente da Câmara de Barrancos, em Beja, eleito em democracia. A autarquia decretou três dias de luto municipal.
Autarquias

Autarquias apostam no controlo da rega

As câmaras de Amarante, Penafiel e Paredes apostaram no controlo da rega nos espaços públicos. As campanhas de sensibilização sobre o mau uso de água são outro meio de combate ao desperdício.
Noticiário

10h. Estrela. "Descoordenação" combate ao incêndio

Autarca de Gouveia e bombeiros apontam a descoordenação das autoridades no combate aos incêndios. 10 mil hectares ardidos na Serra da Estrela. Letónia declara Rússia como patrocinador de terrorismo.
Descentralização

A descentralização centralizada à moda do PS

Descentralizar é mais do que tem sido feito – é delegar, é confiar, é atribuir responsabilidades, com confiança e respeito. Descentralizar não é despejar nas autarquias as faturas da despesa corrente.
Autarquias

Seixal quer prolongar via alternativa à EN10

A Câmara Municipal do Seixal aprovou um novo concurso para o prolongamento da via alternativa à Estrada Nacional 10, afirmando que é indispensável para a melhoria da mobilidade rodoviária no concelho.
Noticiário

14h. Autarca de Guimarães aponta falhas à policia

Domingos Bragança defende que estes acontecimentos mancham a imagem da cidade, e pediu ao MAI um reforço policial para esta noite. Ainda neste jornal, as várias reações à morte de Fernando Chalana.
Aveiro

Câmara de Sever sem dinheiro para acabar obras

Sem dinheiro "para arrumar a casa" com as obras deixadas pelo anterior mandato, Pedro Lobo recorreu a um empréstimo de 1,75 milhões para terminar as estradas que deixaram por construir.
Lisboa

Misericórdia. Comerciantes respeitam horários

A presidente da Junta da Misericórdia disse que a maioria dos comerciantes está a respeitar o horário de encerramento das esplanadas, que passaram a fechar as 23h00, de modo a minimizar o ruído.
Faro

Câmara de Faro reforça orçamento da nova ponte

A Câmara de Faro reforçou em 1,5 milhões de euros o orçamento para a construção da nova ponte da praia de Faro. O município estima poder iniciar os trabalhos "ainda em 2022".
Lisboa

"Governo e autarquias entendidos sobre JMJ"

Marcelo rejeita qualquer polemica relativa à Jornada Mundial da Juventude. "Acordo está mais do que fechado, está selado, já está por escrito, já estava na cabeça e no coração das pessoas", disse.
Noticiário

13h. Seca. Restrições ao uso de água em Bragança

Limitado o uso de água para rega de jardins, e a autarquia promete reduzir consumo na lavagem das viaturas do município. Ainda neste jornal, organizador da Volta a Portugal comenta investigação da PJ.
Noticiário

9h. Autarquias pedem contenção no uso de água

Algumas autarquias admitem mesmo cortar o abastecimento de água à população durante a noite. Ainda neste jornal, Taiwan garante que está a preparar-se para a guerra, sem procurar a guerra.
Coronavírus

Covid-19. Freguesias com 5 milhões em despesas

A Anafre disse que estas autarquias "ainda não foram ressarcidas" das despesas relacionadas com a pandemia. Secretário de Estado alertou que parte das despesas não está certificada.
Política

Autarca da Aliança demite-se de S. Jacinto

Arlindo Tavares afirma que "não estão reunidas as condições" para a sua continuidade no cargo, por "falta de confiança no presidente da Junta, que ocultou informação de dívidas e penhoras existentes".
Funchal

Quatro sem-abrigo ocupam Habitação Solidária

A primeira Habitação Solidária da Câmara do Funchal recebe em agosto os primeiros quatro sem-abrigo. Pedro Calado diz que "este é um bom exemplo para a sociedade".
Incêndios

Carta de Perigosidade. PSD critica ICNF

Autarcas Social-Democratas consideram que Carta de Perigosidade de Risco de Incêndio Florestal publicada recentemente está "pejada de erros profundos".
Figueira da Foz

Chumbada candidatura de ponte ciclável 

Câmara da Figueira da Foz vai contestar o chumbo da candidatura para a construção da ponte ciclável sobre o rio Mondego. A nova travessia previa um investimento de cerca de quatro milhões de euros.
Coimbra

Coimbra. 500 mil euros para apoiar 82 associações

O executivo da Câmara de Coimbra aprovou uma proposta de cerca de 485 mil euros de apoio financeiro a 82 associações culturais. Face a 2021, houve um aumento de 100 mil euros nos apoios prestados.
Explicador

"Há quem não goste, mas precisamos das barragens"

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim, refere que é preciso "encontrar soluções para reter água". O autarca de Mação, Vasco Estrela, afirma que "o país precisa de encontrar soluções rápidas"
E o vencedor é...

O pé-de-meia de Carreiras para esconder o óbvio

"O segredo mais mal guardado." Carreiras começa a fazer contas à vida e espera-se que Pinto Luz lhe suceda sem ir a votos. O 1.º passo para a cura é reconhecer que há um problema. Para quando, SNS?
Noticiário

7h. Urgências reabrem esta manhã 

Hospitais de Portimão, Braga, Setúbal e o Hospital São Francisco Xavier em Lisboa reabrem urgências esta segunda-feira. Portugal tem níveis de bem-estar diferentes em todo o território.
IMI

O IMI e as recomendações do FMI

Não conseguimos saber, através do balanço municipal, onde é aplicado o IMI, se é reinvestido em investimento público, se é consumido pela despesa corrente municipal ou em serviços externos.
Autarquias

Murça decreta luto municipal pela morte de casal

O presidente da Câmara de Murça determinou três dias de luto pela morte do casal vítima do incêndio. O funeral de Amadeu Fernandes Barreira e de Iracema de Jesus Barreira irá acontecer no domingo.
Autarquias

Descentralização: dizer sim, com responsabilidade!

Este é apenas um pequeno primeiro passo. O acordo não encerra o assunto, sobretudo porque, após implementação, importa avançar para negociar uma verdadeira transferência de competências estruturantes.
Descentralização

O mercado da descentralização

A descentralização transformou-se num regateio, com o Governo a querer cortar na despesa à custa das autarquias. Até pode ter razão, mas nem todas têm dinheiro a mais.
Rui Moreira

Porto vai deixar de apoiar bombeiros voluntários

Rui Moreira adiantou que o município vai deixar de apoiar os Bombeiros Voluntários do Porto "por causa dos problemas que a associação tem". O autarca diz que não pode intervir no conflito.
Famalicão

Famalicão poupa 63 milhões de litros de água

Desde fevereiro, a Câmara de Vila Nova de Famalicão estima ter poupado 63 milhões de litros de água "com a desativação da rega automática". A medida tinha como objetivo "minimizar os efeitos da seca".
Noticiário

15h. Freguesias. Dificuldade no acesso a fundos

A ministra da Coesão Territorial alerta para a dificuldade do processo de acesso aos fundos comunitários por parte das freguesias e pede articulação entre as várias entidades.
Acidente

Fuga de gás provoca três feridos no Porto

O trânsito na Rua da Alfândega no Porto já foi restabelecido. A artéria foi cortada após uma explosão numa conduta de ar condicionado num restaurante. O acidente provocou três feridos ligeiros.
Tribunal

Alijó: Adiada leitura de acórdão de ex-autarcas

Artur Cascarejo é acusado de três crimes de prevaricação e Adérito Figueira a quatro crimes similares num processo ocorrido entre os mandatos autárquicos de 2001/2005, 2005/2009 e 2009/2013.
Leiria

Leiria instala mais um reservatório de água

A Câmara de Leiria prevê concluir esta semana mais um reservatório para água. A medida faz parte das 32 anunciadas pela Câmara da região para mitigar os efeitos da seca.
Porto

Reciclagem do Porto com mais de 40% de taxa

A taxa de reciclagem no Porto ultrapassou 40% no primeiro semestre do ano. A recolha de orgânicos e de resíduos evoluiu. A autarquia consolida a sua posição como cidade Aterro 0.
Faro

Faro. Autarquia defende a concentração de motos

Rogério Bacalhau avança que Faro é seguro para a realização da concentração de motos e espera que o Governo tome uma decisão ainda "esta manhã". São esperadas cerca de 25.000 pessoas no evento.
Vila Real

Seca. Câmara de Boticas apela à poupança de água

Câmara de Boticas apelou à poupança de água e lembrou comportamentos excessivos do veão. Mais de um quarto do território do continente estava em seca extrema em junho.
Santarém

Adiada decisão sobre julgamento de Moita Flores

Foi adiada para dia 7 de outubro a decisão sobre se o ex-autarca vai a julgamento pela acusção de de abuso de poder, no âmbito da construção de um parque de estacionamento.
Orçamentos Participativos

Vencedor do OP de Lisboa recusa prémio

O Grupo de Vizinhos de São João, vencedor do Orçamento Participativo de Lisboa, recusou o prémio por não se rever "na solução imposta pela CML para o interior do forte de Santa Apolónia".
Semáforo Político

Regionalização? "Não há cheques em branco"

Luís Montenegro recusa referendo sobre regionalização em 2024. Também Rogério Bacalhau, autarca de Faro está contra. "Se vamos fazer um referendo e não dizemos o que está em causa, o 'não' vai ganhar"
Autarquias

Autarquias elegíveis no quadro comunitário PT2030

As Juntas de Freguesia vão passar a ser elegíveis a fundos comunitários, no âmbito das suas competências, no próximo quadro Portugal 2030.
Aeroporto de Lisboa

Aerporto. Alcochete acha "certo" ouvir oposição

Autarquia de Alcochete considera uma decisão "acertada" e "inteligente" ouvir a oposição no plano dos aeroportos do Montijo e Alcochete. A oposição tem tecido críticas à liderança de Costa.
Açores

Açores. Removidas 1.500 toneladas de resíduos

As 140 freguesias dos Açores removeram 1.500 toneladas de resíduos abandonados em espaços públicos da região. O Governo Regional vai reforçar a verba destinada a este programa.
Aeroportos

Aeroporto. Benavente acha o "cenário hilariante"

"Só faltava mais esta situação", diz o autarca de Benavente revelando estar "espantado" com o "cenário hilariante" em torno do seu concelho. Coutinho lembra que já se passaram 14 anos nesta indecisão.
Noticiário

00h. Putin admite tensões com Suécia e Finlândia

O presidente russo diz que Moscovo vai responder “na mesma moeda” caso a NATO decida estabelecer infraestruturas nos dois países nórdicos.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.