Em breve, o iOS 9.3 deverá chegar a milhões de iPhone’s e iPad’s em todo o mundo. Os dispositivos receberão várias melhorias, graças a esta atualização do sistema na qual a Apple tem estado a trabalhar. Entre elas está uma nova funcionalidade que promete melhorar as noites de sono dos fãs da marca.

Vamos por partes. Está cientificamente provado que a radiação emitida pelos ecrãs dos nossos dispositivos eletrónicos pode causar distúrbios no sono. É que a luz azul — tecnicamente, luz fria — inibe a produção de melatonina que, basicamente, é a hormona responsável por nos lembrar todas as noites que temos de dormir, explica o The Telegraph. Por isso, se tem o hábito de ler no seu iPad antes de se deitar, poderá estar a aniquilar uma boa noite de sono.

Mas, com o iOS 9.3, não tem de deixar de o fazer. A atualização trará uma nova funcionalidade chamada Night Shift, que não faz mais do que outras aplicações do género já existentes para dispositivos Android e PC’s (Twilight e f.lux, respetivamente, são apenas dois exemplos). Quando ativada, o iPhone ou iPad gere automaticamente a temperatura de cor do ecrã, tornando-a mais fria durante o dia e mais quente durante a noite. Na prática, o ecrã fica mais azul ou mais amarelo consoante a hora do dia e a sua localização, suprimindo os efeitos colaterais provocados pela luz azulada no sono.

Um sistema mais voltado para a educação

Contudo, o Night Shift não é a única novidade do iOS 9.3. A Apple está a fazer uma aposta forte no sentido de tornar os seus dispositivos — principalmente os iPad — mais adaptados ao ambiente didático.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A primeira novidade é a opção Shared iPad, que permite que um estudante aceda remotamente a outro iPad na sala de aula. Depois, há ainda uma nova aplicação chamada Classroom, que possibilita aos professores controlarem os iPads dos alunos durante a aula. Com ela os professores podem conduzir a aula e, caso o pretendam, porem visualizar remotamente o ecrã do iPad no qual um determinado estudante está a trabalhar (opção Screen View).

Outras melhorias

A Apple preparou ainda melhorias para as funcionalidades baseadas no 3D Touch. Por isso, se tem um iPhone 6S ou 6S Plus, passará a ter disponível uma série de novos atalhos de acesso rápido no painel inicial do aparelho.

Também se esperam novidades em algumas das aplicações nativas do sistema. A News receberá uma atualização específica para iPhone, para que possa ler notícias com o telemóvel na horizontal isto é, suporte para modo landscape. A Health terá novos menus para que possa mais facilmente encontrar aplicações para gerir a sua saúde e bem-estar. Por fim, a Notes passará a suportar bloqueio por palavra-passe ou TouchID.

Para já, o iOS 9.3 ainda está em fase beta (isto é, em fase de testes), disponível apenas para programadores e em breve para utilizadores inscritos no programa de testes da Apple. Também não há data oficial de lançamento, mas a Forbes aponta um eventual lançamento algures em fevereiro. Porquê? A justificação está um pouco mais à frente no tempo: chamar-se-á iOS 10 e deverá ser a versão completamente nova do sistema operativo da Apple, que se espera que seja anunciada em meados deste ano.

Editado por Filomena Martins