O realizador Spike Lee e a atriz Jada Pinkett Smith, mulher de Will Smith, poderão não marcar presença na próxima cerimónia dos Óscares que se realiza a 28 de fevereiro. Ambos afirmam que não vão comparecer como forma de protesto. Em causa está o facto de, pelo segundo consecutivo, todos os atores na corrida à estatueta dourada serem caucasianos.
Lee levou para o Instagram a sua indignação. Foi na rede social que publicou, esta segunda-feira, um post com a seguinte legenda: “Como é que é possível que pelo segundo ano consecutivo todos os 20 concorrentes na categoria de representação sejam caucasianos?”. A publicação angariou cerca de 7 mil “gostos”.
https://www.instagram.com/p/BArm7C2Sqh_/?taken-by=officialspikelee
Jada Pinkett Smith, por sua vez, publicou um vídeo com pouco mais de 2 minutos e meio no seu perfil de Facebook. Na curta gravação, a atriz e realizadora, argumenta que chegou a hora de as pessoas de cor reconhecerem o seu próprio valor.
We must stand in our power.
Publicado por Jada Pinkett Smith em Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2016
Refira-se que o também ator Will Smith não foi nomeado pelo seu papel em A Coragem de Um Campeão, apesar do muito burburinho que a interpretação provocou.