A Honda Motors vai chamar às oficinas mais 20 milhões de ‘airbags’ em todo o mundo fabricados pela empresa Takata, avança este domingo o jornal japonês Nikkei.

A Takata tem tentado resolver o defeito nos seus sistemas de ‘airbag’ que faz com que estilhaços de metal e plástico sejam projetados na direção do condutor e passageiros. Esta falha tem sido apontada como responsável por graves ferimentos que, nalguns casos, foram fatais.

As autoridades norte-americanas já ordenaram à Honda, juntamente com outros fabricantes de automóveis, que chame às oficinas todas as unidades que não contenham o dessecante que impede que os explosivos nos ‘airbags’ se deteriorem.

A Honda planeia alargar as zonas de onde vai recolher veículos até à Ásia, Oceânia, América Latina e Europa, obrigando a empresa a chamar às oficinas mais 20 milhões ‘airbags’, elevando o número total para 50 milhões, indica o jornal.

O custo adicional desta medida foi estimado em 200 mil milhões de ienes (1,63 mil milhões de euros).

Na quarta-feira, as autoridades dos Estados Unidos já tinham ordenado à Takata que recolhesse entre 35 a 40 milhões de ‘airbags’ instalados em carros norte-americanos.

Esse valor veio juntar-se aos 50 milhões já recuperados globalmente, incluindo cerca de 29 milhões nos Estados Unidos.

A Honda anunciou também que outras duas pessoas tinham morrido na Malásia em acidentes ligados a ‘airbags’ da Takata.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR