Darek Fidyka, um búlgaro de 40 anos, estava paralisado da cintura para baixo desde 2010, mas conseguiu voltar a andar depois de ter sido submetido a uma cirurgia inovadora na Polónia. O procedimento envolve a recolha de células olfativas do nariz do paciente, que depois são introduzidas na medula espinal. Esta técnica pioneira pode representar uma nova esperança para milhões de pessoas em todo mundo.

O búlgaro tornou-se, assim, a primeira pessoa no mundo a recuperar da separação completa dos nervos espinais. Conseguiu voltar andar com ajuda de um andarilho e tem sido capaz de recuperar a independência de movimentos, até ao ponto de conseguir dirigir um automóvel.

As células responsáveis pelo olfato, conhecidas pela sua enorme plasticidade e capacidade de adaptação, quando plantadas na medula espinal de Darek, parecem ter conseguido reconstruir as terminações nervosas e juntar as células espinais que antes apresentavam lesões – algo que, até há pouco tempo, era considerado teoricamente impossível. Ainda que esta nova técnica seja um enorme avanço científico, não se acredita, porém, que possa resultar em pacientes que apresentem lesões espinais completas.

Geoffrey Raisman, chefe da equipa de investigadores da Universidade de Londres que desenvolveu esta técnica cirúrgica, acredita que “este procedimento (…) representa uma mudança histórica na forma como encaramos a (aparentemente) impossível recuperação das pessoas com lesões na medula espinal”.

O investigador espera agora que, nos próximos três a cinco anos, sejam tratados mais três pacientes na Polónia, desde que a recolha de fundos assim o permita.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR