788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sarkozy fora das eleições presidenciais francesas e diz adeus à política

Este artigo tem mais de 5 anos

Regresso à política do ex-Presidente francês pode ser de muito curta duração. Com mais de metade dos votos contados, 'Sarko' nem sequer está em lugar para ir à segunda volta nas primárias.

i

AFP/Getty Images

AFP/Getty Images

Os franceses começaram a escolher este domingo o candidato de centro-direita a disputar as presidenciais do próximo ano. A principal surpresa da noite eleitoral francesa veio de onde menos se esperava: Nicolas Sarkozy: o ex-Presidente francês, não conseguiu sequer assegurar uma vaga para segunda volta. Com este resultado, “Sarko” reconheceu a derrota e despediu-se da vida política.

O vencedor desta primeira volta das primárias da coligação de direita e centro-direita acabou por ser François Fillon, precisamente o antigo primeiro-ministro de Nicolas Sarkozy. Alain Juppé, o ex-primeiro-ministro que foi durante meses o favorito a vencer as primárias do centro-direita e que soma, aos 71 anos, uma reputação invejável entre os eleitores de centro-direita, ficou em segundo lugar e passa a próxima volta das primárias.

Com 9291 de assembleias de voto contadas, num total de 10229, François Fillon soma já 44,2% dos votos. A aposta numa campanha centrada em assuntos críticos para França, especialmente nos últimos dois anos, como a imigração e o terrorismo, parece estar a dar resultado. Alain Juppé, por sua vez, soma até ao momento 28,4% dos votos. Sarkozy ficou em terceiro, com apenas 20,7% dos votos.

O ex-Presidente Francês foi lesto em conceder a derrota e deu, desde logo, o seu apoio a François Fillon para a segunda volta das primárias.

De acordo com as mais recentes sondagens, será a direita a assumir novamente o poder nas próximas eleições, fruto da pouca popularidade dos socialistas depois da governação de François Hollande. A questão nesta altura é que tipo de direita assumirá o poder em França: o UMP de Fillon, Juppe e Sarkozy ou a Frente Nacional de Marine Le Pen? As mais recentes sondagens nacionais dão a vitória a Marine Le Pen.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sarkozy reconhece derrota e promete apoio a Fillon

O ex-Presidente francês, o grande derrotado da noite eleitoral francesa, reconheceu a derrota, admitindo que votará em François Fillon na segunda volta das primárias, e aproveitou o momento para se despedir da vida política.

“Gostaria de felicitar Fraçois Fillon e Alain Juppé. São duas personalidades de grande qualidade, que honram a direita francesa. Apesar de algumas divergências (…), as minhas escolhas políticas estão mais próximas das de de François Fillon. Votarei em Fillon na segunda volta das primárias”, assegurou o Sarkozy.

“Não tenho qualquer sentimento amargo, nem de tristeza. Desejo melhor para o meu país e para aquele que terá de liderar este país. A direita deu uma boa imagem, estou feliz por ter participado nesta luta. Adeus a todos”, despediu-se o ex-Presidente francês.

Alain Juppé promete lutar na segunda volta

O segundo candidato mais votado nesta primeira volta das primárias da coligação de direita e centro-direita, Alain Juppé, garantiu que vai “continuar a lutar” por “todos aqueles” que acreditaram na sua campanha.

“Acredito que, mais do que nunca, os franceses precisam de se unir para virar a página desastrosa dos últimos cinco anos e para bloquear a Frente Nacional. Quero unir os franceses à volta de reformas credíveis. Quero implementar reformas justas de que todos os franceses vão beneficiar”, reiterou Juppé.

Apesar da intenção de Juppé, o grande favorito para ocupar a vaga de candidato da coligação desenhada entre Os Republicanos e o Partido Cristão-Democrático parece ser mesmo François Fillon. O ex-primeiro-ministro de Sarkozy já reagiu à vitória nesta primeira volta das primárias e prometeu representar uma “nova esperança” para os franceses.

“Sou o escolhido por aqueles que querem fortalecer França. Essa esperança vem de um povo, livre de pensamento. É preciso romper com este período de cinco anos de falhanços. O meu projeto trará uma nova esperança. Trago comigo os eleitores da direita e do centro que querem a vitória dos seus valores”, afirmou Fillon.

*Artigo atualizado às 23h50 com os últimos resultados eleitorais

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora