O Ministério da Educação e Ciência (MEC) vai regularizar o pagamento de algumas bolsas de mérito até ao final deste ano civil. A garantia foi dada esta noite no Parlamento pelo secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, durante a discussão do orçamento da educação para 2015 na especialidade, depois de confrontado por deputados da oposição com uma notícia divulgada esta tarde pelo Observador e que dá conta de que o Governo não está a pagar bolsas de mérito desde o ano letivo 2011/2012.

Sei que há um atraso nas bolsas de mérito, como havia quando este governo tomou posse. Cerca de quatro milhões de atraso em bolsas de mérito e cinco milhões de atraso no financiamento dos empréstimos bancários”, confirmou o governante, acrescentando logo de seguida que pediu “recentemente (…) às instituições que nos dessem a lista dos estudantes, quantificando os que teriam direito e não tinham tido ainda bolsas de mérito para poder analisar as condições de pagamento e seguramente que algumas dessas bolsas serão pagas ainda no presente ano civil“, garantiu José Ferreira Gomes.

Acontece que ao Observador as universidades contactadas esta quinta-feira (Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade de Évora e Universidade Autónoma) disseram que o último ano em que tinha havido pagamento tinha sido 2013, relativo ao ano letivo 2010/2011, e que desde então aguardavam as listas da Direção-geral de Ensino Superior (DGES) com o número máximo de bolsas a atribuir, bem como a transferência de verbas.

Questionado pelo Observador sobre este assunto por duas vezes, o Ministério de Nuno Crato não respondeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR