Era apenas um jogo particular, mais um entre tantos nesta fase da temporada. Na Áustria, o finalista vencido da última Liga Europa, o Ajax, reforçado esta época com o avançado Huntelaar, defrontava o Werder Bremen e, aos 72 minutos, perdia por 2-1. Os jogadores holandeses estavam com a bola no seu poder, a circular já no meio-campo dos alemães, quando, no lado oposto do campo, Abdelhak Nouri começou a cambalear enquanto pedia assistência dos médicos. Sentou-se no chão. O mal estava mesmo feito.

https://twitter.com/ArsenalsChilean/status/883717486373478401

Inicialmente, chegou a pensar-se que poderia não ser nada de grave, mas o aparato que rapidamente se montou em torno do médio de 20 anos nascido em Amesterdão mas com descendência marroquina deixou a entender que era sério. Muito sério. Demasiado sério. Os companheiros de equipa choravam, os adversários não sabiam o que fazer. Appie, como era conhecido, sofrera um colapso devido a uma arritmia cardíaca. 20 minutos depois, seguiu de helicóptero para uma unidade hospitalar em Innsbrunk.

Numa primeira instância, o Ajax admitiu que o jogador tinha sofrido um problema cardíaco grave mas, ao final da noite de sábado, assegurou que estava “estável, com batimento cardíaco e a dormir”. O mundo do futebol acalmou. Na segunda-feira, o clube holandês adiantou que “o coração de Appie está a funcionar de forma normal e aparentemente não sofreu danos”. “No entanto, não podemos dizer nada sobre a sua recuperação porque a sua atividade cerebral não pode ser testada”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas a falta de grandes desenvolvimentos nos últimos dias faziam antever más notícias. Appie continuava em coma induzido. Até que, esta quinta-feira, confirmaram-se os piores cenários para o jovem internacional Sub-19 holandês: “foi diagnosticado com danos cerebrais sérios e permanentes”.

“É a pior mensagem possível. É terrível. Sentimos imenso pelos pais, irmãos e outros familiares. É um golpe também para o Ajax, apesar de sabermos que tínhamos de considerar esse cenário. Houve dias de incerteza, com muitas pessoas de diferentes locais a acompanharem a situação e que muito agradecemos. Abdelhak era um enorme talento, mas infelizmente nunca saberemos até onde a sua estrela iria brilhar se não tivesse acontecido isto”, comentou Edwin Van der Sar, ex-guarda-redes e atual diretor de futebol do Ajax.

Descendente de marroquinos, Nouri era visto como mais uma grande promessa do clube, depois de ter feito toda a formação no conjunto de Amesterdão, cidade onde nasceu. Entretanto, no Twitter, circulou uma imagem de quando era mais novo junto das estrelas Luís Suárez e Huntelaar.

Estreou-se com apenas 17 anos na equipa B do Ajax, em março de 2015, e fez o primeiro jogo pela formação principal em setembro de 2016, com 19. Logo nessa partida, a contar para a Taça da Holanda, o médio marcou um golo frente ao Willem II.

Foi considerado o melhor jogador da Jupiler League, o equivalente à Segunda Liga, na temporada de 2016/17, merecendo agora a confiança do novo técnico do Ajax na pré-época, Marcel Keizer. Nouri foi também internacional pelas camadas jovens da Holanda. Curiosamente, há um ano fez uma assistência para golode calcanhar no Europeu Sub-19 que o colocou no radar dos principais olheiros europeus.

Num programa dedicado ao médio e colocado no Youtube pelo próprio Ajax, é possível acompanhar um pouco do dia a dia de Appie logo numa data marcante, que foi o primeiro encontro pela equipa principal do clube de Amesterdão: a viver com os pais, foi brincar com o seu pequeno gato Kiko quando acordou, fez as suas orações, veio dar uma volta à rua onde esteve com os amigos, vestiu o fato e seguiu para o estádio.

Aí, com o pai e o irmão a assistirem, entrou aos 72 minutos do encontro com o Willem II, para a Taça da Holanda, e marcou o quinto golo do Ajax, de livre direto. No final do jogo, subiu à bancada para saudar a família mas tinha uma surpresa quando chegou a casa: os amigos preparam-lhe uma receção especial na rua onde vive e a família deslocou-se em peso a sua casa para lhe dar os parabéns, perante o ar envergonhado do médio. No dia a seguir, na De Toekomst (O Futuro, em português), a academia do conjunto de Amesterdão, foi saudado por companheiros, treinadores e demais funcionários com a estreia de sonho que tinha conseguido pela formação principal.

Mas não se pense que esta questão do programa foi obra do acaso: Appie estagiou na Ajax TV e existe também um vídeo que mostra o primeiro dia do médio… e a vontade de começar desde logo a mexer na mesa de mistura e montagens. Fez também testes como apresentador e saiu para a rua (mais concretamente, para a Academia do clube) de microfone na mão para entrevistar os próprios companheiros. E tinha jeito para a coisa, acrescente-se.