Ainda antes de ter brilhado no terceiro dia de natação pura nos Mundiais de natação, Kylie Masse tinha escrito um artigo para a CBS Sports.

Admitiu que não era uma tarefa fácil, “não porque não conheça a sua história ou se tenha esquecido dos detalhes”, mas porque não era fácil escrever sobre ela própria. Mas nada que impedisse de resumir a sua carreira na natação em seis parágrafos, recordando o Verão em que tinha três anos e começou a ter aulas com o irmão Daniel e a irmã Natalie, os tempos em que jogou futebol e hóquei em campo e o facto de ser impossível prever que se tornasse uma atleta olímpica por ser pequena.

“Os meus pais costumam dizer que me viram tornar alguém mais confiante por causa da natação e foi também a natação que me ajudou a tornar-me melhor aluna”, rematou. Em 2016, tinha feito uma primeira introdução ao mundo com a medalha de bronze nos 100 metros costas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, já depois de dois segundos lugares nos Mundiais de piscina curta, em Windsor; agora, ganhou o ouro na distância, quebrou um recorde mundial com oito anos (58,10, após os 58,12 de Gemma Spofforth em 2009) e tornou-se a primeira canadiana a conseguir um triunfo em Mundiais de piscina longa. Tudo aos 21 anos.

No mesmo dia, e já depois de Adam Peaty ter quebrado de novo o recorde mundial dos 50 metros bruços nas meias-finais da distância, também Lilly King brilhou nos 100 metros mariposa, ganhando a medalha de ouro com novo recorde mundial: 1.04,13, baixando os 1.04,35 que a lituana Ruta Meilutyte, um dos maiores destaques dos Jogos Olímpicos de Londres, tinha conseguido em 2013 em Barcelona. Esta foi uma das provas mais aguardadas do dia, ficando a também americana Katie Meili com a prata e a russa Yuliya Efimova com o bronze.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas outras finais, Katie Ledecky voltou a brilhar agora nos 1.500 metros, somando a terceira medalha de ouro nestes Mundiais (e ainda vai lutar por mais três, tendo já ultrapassado as 11 medalhas de Missy Franklin em Mundiais) após vencer a espanhola Mireia Belmonte com quase 20 segundos de avanço, ao passo que dois chineses conseguiram também subir ao lugar mais alto do pódio: Jiayu Xu surpreendeu nos 100 metros costas, vencendo com 52,44 os americanos Matt Grevers (52.48) e Ryan Murphy (52,59), ao passo que Sun Yang confirmou o favoritismo nos 200 metros livres, com o tempo de 1.44,39, à frente do americano Townley Haas (1.45,04) e do russo Aleksandr Krasnykh (1.45,23).

Entre a comitiva nacional, o grande destaque do dia foi a presença de Diana Durães nos 200 metros livres, conseguindo estabelecer um novo recorde nacional (2.01,48) com o 26.º lugar nas eliminatórias em 52 atletas. Nos 200 metros mariposa, Miguel Nascimento terminou as qualificações na 23.ª posição com o tempo de 1.59,02, enquanto que, nos 800 metros livres, Guilherme Pina ficou no 25.º posto das eliminatórias com 8.08,96.