Divórcio à vista? É isso que sugere a imprensa desportiva. O diário A Bola noticiou na terça-feira que houve uma reunião entre Marco Silva e Bruno de Carvalho para afinar o tom entre ambos — ou a rutura. A Bola noticia esta quarta-feira que o presidente pondera avançar com um despedimento por justa causa. Os recados entre ambos passaram através da comunicação social: o presidente diz que reforços para a equipa principal estão na equipa B, enquanto o treinador diz que prefere criticar e elogiar olhos nos olhos. É impossível dissociar esta última frase daquela publicação do presidente do Sporting no Facebook, na qual criticou duramente a equipa depois da derrota em Guimarães (0-3).

Acusando a imprensa de manipular os acontecimentos, Bruno de Carvalho decretou um blackout. Ou seja, silêncio para todos os meios de comunicação, com exceção daqueles ligados ao clube. Há quem goste desta ideia. “Se calhar evita que o presidente continue a dizer disparates. Serve para calar o presidente que, esse sim, é que tem de se calar”, disse Dias da Cunha, ex-presidente do Sporting, aos microfones da Rádio Renascença. Quanto à tal lista de jogadores da equipa B que o presidente atual diz serem os reforços para Marco Silva, Dias da Cunha diz ser um “comunicado disparatado” e um “ataque” à equipa principal.

Quem preferiu desvalorizar a situação foi Sousa Cintra, logo ele que carrega a cruz de despedir Bobby Robson quando tudo estava bem e trocá-lo por Carlos Queiroz, nos anos 90. “Penso que estão a fazer uma tempestade num copo de água. Espero que tudo corra pelo melhor e que o Sporting continue na senda dos êxitos. Há muito campeonato, ainda que estejamos a dez pontos do Benfica, temos a Taça de Portugal, a Liga Europa… É um momento de união. O Sporting está no bom caminho, querem desestabilizar quando o clube está bem. Talvez não haja nada de especial entre o presidente, o treinador e os jogadores. Talvez seja só um ruído muito grande”, disse o ex-presidente do clube à Antena 1.

Aos pontos de interrogação une-se agora a especulação de que Vítor Pereira será o sucessor de Marco Silva. “São apenas especulações. Ninguém me abordou. O Sporting está muito bem entregue, ao Marco Silva. Admiro o seu trabalho e o seu trajeto», disse o ex-treinador do FC Porto no programa “Grande Área” da RTP Informação.

Marco Silva, de 37 anos, é treinador desde 2011/12, numa altura em que saltou de diretor desportivo para o banco do Estoril Praia, para suceder a Vinicius Eutrópio. Depois seguiram-se três espécies de milagres: da zona de despromoção a campeão da II Liga e dois apuramentos para a Liga Europa nos anos seguintes. Um grande bateu-lhe à porta com apenas dois anos e meio de carreira e ele aceitou.

Em Alvalade chegou a apresentar melhor futebol do que os dois rivais, mas a distância de 10 e quatro pontos para Benfica e FC Porto começa a oferecer contestação ao treinador. O brilharete promete chegar na Taça de Portugal, competição na qual os leões eliminaram o FC Porto em pleno Estádio do Dragão (3-1) — segue-se o Famalicão nos quartos-de-final. Na Liga Europa o adversário será o Wolfsburgo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR