O proprietário do ferry que se incendiou esta madrugada no mar Adriático passou recentemente uma inspeção técnica após a reparação de um problema numa porta corta-fogo.

O italiano Carlo Visentini, o administrador do Visenti Group, disse que as inspeções ao ferry Norman Atlantic foram realizadas a 19 de dezembro no porto de Patras, na Grécia, e que as pequenas falhas detetadas foram resolvidas. “Os testes confirmaram que o navio estava na sua total capacidade de funcionamento”, disse Visentini, citado pela agência de notícias italiana ANSA.

“Os inspetores detetaram um ligeiro problema numa das portas corta-fogo, a número 112, situada na ponte número cinco, onde, de acordo com a informação que temos até agora, o fogo se desenvolveu”, afirmou o administrador. A falha, acrescentou, foi “imediatamente reparada” e assim “o navio ficou apto a continuar ao serviço”.

Enquanto ainda se desconhece a causa do incêndio, prosseguem as operações de resgate dos passageiros do navio, que fazia a ligação entre Patras, na Grécia, e Ancône, em Itália, e que se encontra ao largo da costa da Albânia, para onde foi arrastado pelos ventos. O ferry transportava 478 pessoas. Ao final da tarde de hoje, as autoridades italianas e albanesas relatavam a existência de um passageiro morto, que se terá atirado ao mar, e 165 resgatados com vida, dos quais dois feridos, num balanço provisório da ampla operação de salvamento, que está a ser realizada por mar e por ar, e que decorre sob condições atmosféricas adversas, com ventos e chuvas fortes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR