Falta um dia para começar a enumerar as promessas que todos os anos fazemos com grande entusiasmo: ser mais saudável, evitar junk food, ir ao ginásio, etc. E o que costuma acontecer? Com sorte em fevereiro já está a pensar em desistir daquilo a que se propôs. Mas o truque mais eficaz passa por fazer apenas ligeiras mudanças no seu dia a dia e que podem resultar numa vida mais saudável e mais longa.

Pode, assim, começar, por mudar a lista de compras e incluir alimentos como:

  • Peixes ricos em óleo (ex. sardinha e salmão)
  • Lulas, polvo
  • Tofu
  • Alga konbu
  • Batata doce
  • Vegetais verdes e coloridos
  • Azeite
  • Vinho tinto

Por todo o mundo, há comunidades que usam estes ingredientes e que, embora levem diferentes estilos de vida, têm esperanças médias de vida bem mais longas. Com alimentos desta lista de compras, não prometemos que viverá até aos 100 anos mas pode, de certeza, ter um 2015 mais saudável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Icaria

Nesta ilha grega, grande parte da população atinge os 90 anos de idade e mantém-se ativa, com baixas taxas de cancro, doenças cardíacas, demência ou depressão. Qual será o segredo? Segundo o Telegraph, alimentação, exercício físico e vida sexual ativa. A dieta dos ilhéus inclui muito azeite, frutas, vegetais e quase nenhuma comida processada. Mas há ainda um tónico na ilha: chá de avenca, sábio roxo, hortelã e alecrim que vão bebendo várias vezes ao dia.

Okinawa

Estes japoneses têm uma das maiores taxas de longevidade do mundo e baixos níveis de arteriosclerose ou cancros. Segundo o jornal britânico, é por ingerirem poucas calorias mas muito peixe e vegetais. Trocam a carne, o leite e derivados por lulas e polvo. São também fãs de tofu, batata doce e da alga konbu.

Sardenha

Porque os italianos não vivem só de pizzas e massas cheias de queijo é na Sardenha que se encontram uma pouco comum taxa de centenários. Porquê? Aparentemente porque fogem do stress e têm uma vida saudável. A sua dieta passa por utilizar a maioria dos alimentos ali cozinhados e ter atenção às porções. Azeite, vegetais, frutos secos, pouca carne e peixes gordurosos. Quem disse que um copo de vinho faz mal? Os habitantes da sardenha não foram certamente uma vez que acreditam que, se bebido com moderação, reverte o processo de envelhecimento.