Se procura uma ideia romântica para o mês dedicado à celebração dos namorados, procure um local longe das cidades onde o céu esteja suficientemente escuro para se verem as estrelas. Olhe para cima e procure o cometa Lovejoy de cauda esverdeada que se dirige para noroeste. Mas só até dia 6 de fevereiro. A partir dessa data, além de uma boa companhia, terá de se fazer acompanhar de um telescópio também, explica o Observatório Astronómico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Sem precisar de recorrer a telescópio, e consoante a hora da noite escolhida, poderá observar qualquer um dos planetas do Sistema Solar até Saturno – Úrano e Neptuno estão longe demais para serem visíveis a olho nu.

Olhando para cima será possível ver o cometa esverdeado a viajar para noroeste - @ Andreia Reisinho Costa

Olhando para cima será possível ver o cometa esverdeado a viajar para noroeste – @ Andreia Reisinho Costa

O cometa C/2014 Q2, também chamado Lovejoy em honra do astrónomo amador, Terry Lovejoy, que o descobriu em agosto de 2014, demora oito mil anos a completar a órbita em torno do Sol. À medida que o cometa se aproxima do Sol, o calor derrete o gelo que se forma nas regiões mais frias do sistema solar ou da galáxia libertando gases e poeiras. Os ventos solares empurram os gases – cianogénio, (CN)2, e carbono diatómico, C2 – que, com o calor, criam uma cauda fluorescente – uma mistura de azul por causa do (CN)2 e verde causada pelo C2.

De olhos postos no céu noturno pode aproveitar para ver os planetas do sistema solar, que se distinguem das estrelas pelo brilho mais intenso. Logo após o pôr-do-sol aparece a “estrela da tarde”, Vénus – um brilho forte a sudoeste, mesmo antes de se verem estrelas no céu. Também a sudoeste, na constelação Aquário, aparece Marte, que se distingue pela cor avermelhada. Se preferir observar o céu de manhã, Saturno estará no céu ainda antes do nascer do sol, a este, na constelação Escorpião e a sudeste Mercúrio, logo depois do Sol nascer. Úrano e Neptuno estarão visíveis, com telescópio, na constelação de Peixes e Aquário, respetivamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

@ Andreia Reisinho Costa

@ Andreia Reisinho Costa

Num ano em que o Dia dos Namorados coincide com o fim de semana de Carnaval, a Lua não partilhará do momento. De um quarto minguante na quinta-feira que antecede o Carnaval, a Lua vai diminuindo a luminosidade até ao dia depois do Entrudo. O primeiro dia da Quaresma, a Quarta-feira de Cinzas, inicia-se com o céu escuro da Lua nova.

Fases-da-Lua-fevereiro