Duas das mais inovadoras empresas portugueses na área da mobilidade eléctrica, a Powerdot e a miio deram as mãos para desenvolver o Autocharge, um sistema que visa facilitar o carregamento da bateria dos veículos eléctricos. O condutor tem apenas de ligar o cabo de um carregador compatível ao carro e tudo o resto se processa automaticamente, sem intervenções adicionais do condutor, nem mesmo para pagar.
O Autocharge foi lançado esta terça-feira em França e em Espanha, com os seus criadores a esperar que seja possível começar a operar em Portugal até ao final de 2023, em virtude das condicionantes inerentes à Mobi.E, a entidade gestora da rede de mobilidade eléctrica nacional. As vantagens do novo sistema são possíveis quando um utilizador da app da miio visa recarregar a bateria do seu veículo num posto compatível da Powerdot e já há 239 que funcionam com o Autocharge, prevendo-se que surjam muitos mais até final do ano.
Portuguesas Powerdot e miio inovam lá fora e não em Portugal?
Segundo a Powerdot e a miio, a descomplicação do processo de carregamento consegue-se ao retirar a necessidade do condutor interagir com o ponto de carga, seja introduzir códigos, “passar” um cartão ou sincronizar com uma aplicação no telemóvel. Basta, pura e simplesmente, ligar o cabo do posto público ao veículo. O Autocharge pode ainda ser utilizado, em alguns casos, para realizar automaticamente o pagamento, sem necessidade de introduzir informações, assim que o carregamento é concluído e o cabo desligado.
A CEO da miio, Daniela Simões, começa por recordar ao Observador “a colaboração de longa data” que mantém com a Powerdot, com quem já desenvolveram “uma série de soluções inovadoras”. Em relação à estratégia que presidiu à criação do Autocharge, a responsável pela miio explica que “os primeiros passos para facilitar os carregamentos deram-se com a substituição dos cartões físicos originais pelos carregamentos digitais, através da app, o que permitiu ao utilizador desmaterializar os cartões e manter um maior controlo sobre o que está a acontecer durante o carregamento”. Mas, ainda assim, “existiam uma série de passos que tinham de ser dados antes de se conseguir iniciar uma carga”, lembra Daniela Simões, avançando que o Autocharge representa a próxima fase para simplificar o carregamento. “Depois de retirar os cartões, fazia sentido retirar a obrigatoriedade de utilizar a app, com o condutor a ter de apenas ligar o cabo ao veículo para que a carga se inicie, sem necessidade de passos adicionais que consomem tempo, mas mantendo ainda o controlo sobre a sessão de carregamento através da app, caso o deseje.”
Se a miio é um CEME (Comercializador de Energia para a Mobilidade Eléctrica), sendo mais conhecida pela aplicação que tem no mercado, que permite saber onde estão os postos mais próximos, se estão operacionais ou ocupados e qual o preço que praticam, o seu parceiro no Autocharge, a Powerdot, é um OPC (Operador de Pontos de Carregamento) que emprega 140 profissionais e já opera em Portugal, França, Bélgica, Luxemburgo, Espanha e Polónia. O seu CEO, Luís Santiago Pinto, realça o facto de existirem cá e lá fora mais de duas centenas de pontos de carga já compatíveis com o Autocharge, número este que irá continuar a aumentar. O responsável pela Powerdot está convencido que “o Autocharge vai ser um enorme sucesso, uma vez que vai melhorar a experiência de recarregar um veículo eléctrico, facilitando a vida ao condutor e reduzindo o tempo que tem de estar junto ao posto.” A Powerdot avança ainda que, além de pretender “colocar carregadores junto aos locais que os automobilistas visitam ou onde passam tempo, para facilitar a sua vida, visa ainda simplificar o processo de carga”, prevendo que o Autocharge vá “ter um tremendo impacto”.