A média a Matemática na primeira fase das provas finais do 3.º ciclo desceu, este ano, três pontos percentuais, fixando-se nos 48%, voltando assim a terreno negativo. Já a Português, os alunos do 9.º ano melhoraram ligeiramente a média, que chegou aos 58%, três pontos acima da registada em 2013/2014.

Na prova de Português, 77% dos alunos obtiveram uma classificação positiva. Já a Matemática, apenas metade dos alunos obtiveram classificação igual ou superior a 50%, segundo os resultados divulgados, esta quinta-feira, pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC).

Verificou-se também, em ambas as disciplinas, uma elevada proximidade entre as classificações internas dos alunos e as classificações obtidas nas provas finais.

“O Ministério da Educação e Ciência salienta que estes resultados mostram ainda a existência de uma percentagem elevada de alunos com dificuldades significativas nestas disciplinas estruturantes”, refere o ministério em comunicado.

O MEC sublinha ainda que houve mais alunos a obterem notas altas (acima de 70%) tanto a Português como a Matemática.

As provas finais do 3.º ciclo do ensino básico de 2015 foram realizadas em 1.279 escolas e estiveram envolvidos nestas provas cerca de 10 mil professores vigilantes e pertencentes aos secretariados de exames, bem como 4.557 professores classificadores.

[Notícia atualizada às 16h35 com mais informação sobre os resultados das provas finais do 3.º ciclo]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR