458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Matemática pimba

Coitados dos antigos homens e mulheres de esquerda, que defendiam a instrução para os filhos para que alguns pudessem ter oportunidade de demonstrar as capacidades intelectuais. Pimba, não é preciso.
Explicador

Matemática. "Pensamento abstrato sai prejudicado"

Carlos Pereira dos Santos, da Sociedade de Matemática, critica o excesso de matemática utilitária do novo programa. Lurdes Figueiral, da Associação de Professores de Matemática, mostra-se a favor.
Noticiário

7h. Segurança Social corta apoio alimentar

O ISS deu indicações para a redução do número de beneficiários do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas de 120 para 90 mil. Ainda os novos programas de matemática.
Escolas

Matemática: mudanças começam a ser discutidas

A discussão sobre a reconfiguração das disciplinas de matemática começa esta terça-feira e estende-se até setembro. O grupo de trabalho desempenhado apresenta uma proposta de "Matemática para todos".
Testes

Teste visual: quantos quadrados conta?

Um novo desafio visual tem circulado na internet e o objetivo é descobrir quantos quadrados estão numa imagem. Consegue adivinhar?
Guerra na Ucrânia

I e II Guerras e Ucrânia: coincidência matemática

O que há em comum entre a Primeira Guerra Mundial, a Segunda Guerra Mundial e guerra na Ucrânia? O 68. Apesar da ligação, a numerologia não é um sinal por si para o início da Terceira Guerra.
Sociedade

Capicua e ambigrama, o dia 22 de fevereiro de 2022

Por calhar numa terça-feira, que em inglês é "tuesday", o dia está a ser apelidado nas redes sociais de "Twosday", uma vez que o número dois escreve-se "two" em inglês.
Fact Check

Fevereiro com dias repetidos só a cada 823 anos?

Uma publicação no Facebook diz que o próximo mês vai repetir quatro vezes cada dia da semana e alega que tal só acontece a cada 823 anos. É falso.
Tecnologia

Trazer o ensino secundário para o século XXI

Se Portugal deseja preparar a sua população para a liderança técnica neste século XXI, tem de enfrentar este desafio de uma forma fundacional. “Remendar” o problema não será suficiente.

Avó matematicamente correcta

O mundo não é recto, o humano não é perfeito, não há perfeição fora da Matemática já que nem a natureza que conhecemos é perfeita. E porque será essa diferença entre realidade e Matemática bonita?
Exames Nacionais

Médias mais baixas na segunda fase dos exames

Sete disciplinas não só pioraram, como registaram classificações médias negativas na segunda fase dos exames nacionais. Matemática e Física e Química não registaram classificações médias positivas.
Educação

A discalculia e a aprendizagem diferencial

A auto-estima, ou a falta dela, anda connosco de mão dada para a vida. Na Matemática, mas também nas restantes disciplinas, dentro, mas também e especialmente fora da escola.
Inteligência Artificial

O algoritmo censor

Temos as pessoas mais inteligentes do mundo a resolver o problema do ovo e da galinha. Quando, e se, o resolvermos, abriremos a solução de uma quantidade enorme de problemas.
História

Os babilónios já usavam o teorema de Pitágoras

Uma tábua de argila datada da época da Babilónia tem listados conjuntos de números que obedecem ao teorema. Cálculos terão surgido da necessidade de dividir terrenos agrícolas.
Educação

1, 2, 3, 4, 6, 7, comigo a Matemática não se mete!

O objectivo do Governo parece ser não melindrar as crianças. A escola é muito angustiante, com insistência em perguntas difíceis e respostas correctas. É natural querer poupar os pequeninos a traumas.
Educação

No comboio descendente, vinha tudo à gargalhada…

Foram vários os artigos chamando à atenção para a tragédia, e nem uma só palavra do inabalável ministro da Educação que, na presença de tal tempestade, está transformado em “rato de porão”.

Matemática em Portugal: a regra de 3 simples

A educação deveria estar assente num pacto de regime que dê estabilidade e ponha Portugal a celebrar vitórias reais em vez de derrotas morais.
Educação

“Aprendizagens Essenciais”? Não achatem a curva!

Esta política educativa de quase terraplanagem irá ter como consequência que milhares e milhares de alunos passem pela escola sem sequer terem atingido as designadas “Aprendizagens Essenciais”.
Matemática

O carro à frente dos bois

Na política educativa custa-me muito perceber que a ala parlamentar que tem como bandeira defender as classes mais desfavorecidas, defenda frequentemente o nivelamento por baixo.

Novas orientações curriculares de Matemática

A proposta nacional contempla a articulação da Matemática com outros conhecimentos e sensibilidades, como a música, a dança, as ciências ou a arquitetura.
Ensino básico

Isto não é Matemática! Será quase-matemática?

Felizmente, a generalidade dos professores de Matemática, que a ensinam diariamente, sabem bem que o rigor é fundamental, mas o Ministério da Educação, por maioria de razão, tem obrigação de o saber.
Coronavírus

Covid-19. Plataforma combina modelos matemáticos

"Durante esta pandemia, muitas previsões foram produzidas, algumas muito precisas, outras nem tanto", assume o ECDC. A combinação dos vários modelos num só permite criar a melhor previsão possível.
Inglaterra

Nova nota de 50 libras com imagem de Alan Turing

Uma nova nota com a imagem do pai da informática vai circular pela primeira vez, coincidindo com o aniversário do matemático britânico, confirmou o Banco de Inglaterra.
Política

As Aventuras de TinTIMSS no país que conta pouco

Esta semana tivemos uma óptima notícia, no âmbito da Educação de Adultos. Pedro Nuno Santos conseguiu aprender aritmética! E nem foi preciso ir à escola, bastou-lhe visitar uma companhia aérea.
Livros

Tim Harford e os números têm resposta para tudo

Peritos em Vermeer enganados? Vacinas que acabam com pandemias? Negacionitas? Tudo é explicado por matemática e estatística, diz-nos o autor do livro "O Que Os Números Escondem" em entrevista.
Educação

Como dar cabo do futuro dos nossos filhos

Já sabíamos que nos estavam a condenar a sermos os mais pobres da Europa. Mas o fanatismo ideológico do Ministério da Educação condena as nossas crianças a serem também ignorantes. É ver o TIMSS 2019.
TIMSS

TIMSS. Alunos portugueses pioram a Matemática

Portugal foi um bom aluno, passou da cauda para o topo da Europa, mas o declínio nos conhecimentos matemáticos de alunos do 4.º ano é evidente. Governo culpa políticas educativas do PSD.
Explicador

Novas medidas já desaceleraram casos de Covid-19?

"Desaceleração dos casos começou em outubro, não é consequência das novas medidas", diz Carlos Antunes. Uma análise provisória do investigador da FCUL prevê diminuição de casos no início de dezembro.
Livros

Como a matemática controla os nossos dias

"As Fórmulas da Vida e da Morte", de Kit Yates, mostra que a matemática não foi criada para atormentar adolescentes, mas está imbricada nas nossas vidas, das compras que fazemos online à morgue.
Coronavírus

Taxa de imunidade de 10% a 15% "será suficiente"

Para Gabriela Gomes, 10% a 15% de imunidade de grupo basta para conter um novo surto de Covid-19 e não depender de uma vacina. Mas se não contivermos contactos, a segunda vaga virá já no próximo mês.
PISA

Acha que passava no PISA 2018? Faça aqui o teste

O objetivo é conseguir interpretar dados e distinguir factos de opiniões, a partir de textos de várias fontes. Os alunos portugueses estão entre os 24 melhores nas respostas. Teste aqui as suas.
Ministério da Educação

Sociedade de Matemática critica recomendações

“Este estudo pode colocar em causa o futuro do ensino da matemática em Portugal", defende a SPM, que pede “currículos inclusivos que ofereçam a todos os alunos as mesmas oportunidades”.

Quanto é 8÷2(2+2)? Expressão tornou-se viral

Pode a mesma expressão numérica ter dois resultados distintos? A internet está dividida, à procura da resposta certa. A história começou no Twitter, com um desafio.
Reino Unido

Génio condenado por ser gay é rosto da nota de 50

O matemático, que descodificou comunicações alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, e que é considerado o pai da inteligência artificial, vai ser o rosto da próxima nota britânica de 50 libras.
Educação

Peritos sugerem tábua rasa no ensino da Matemática

O Ministério da Educação nomeou um grupo de peritos para redesenhar o ensino da Matemática. Conclusões estão prontas e recomendam começar do zero, deitando fora leis do PSD/CDS e do PS.
Exames Nacionais

Matemática. Exame do 12.º é "pobre e facilitista"

A Sociedade Portuguesa de Matemática critica itens cuja complexidade de raciocínio exigida está ao nível do 2.º ciclo. E lamenta que não se peça para justificar resultados obtidos com calculadora.
Viral

Novo enigma viral: quanto foi roubado desta loja?

Os internautas não se entendem sobre um desafio matemático em que um homem faz compras na mesma loja de onde roubou dinheiro. O artigo tornou-se viral, mas já existe desde 2017. Fomos fazer contas.

Índices: orgulho e preconceito

Erradicar os índices seria levar a humanidade para a idade da pedra. Em algumas áreas (como na Educação) eles estão sob fogo cerrado, como sucede a tudo que exponha os seus embustes e maus resultados.
Neurociência

Como uma pancada na cabeça o transformou num génio

Não experimente em casa, mas descubra como um homem que só pensava em festas se tornou num génio da matemática capaz de ver fórmulas em tudo o que o rodeia.

A 1.ª mulher a vencer um dos Nobel da Matemática

Karen Uhlenbeck dedica-se a uma matemática tão complexa que mexe com conceitos de quase toda a ciência. Ganhou um dos "Nobel" da matemática: tornou-se na primeira mulher a receber o Prémio Abel.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.