1230,7kWh poupados 1230,7 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Isto só se salva com mais amor e um disco dos Tigres: "Cantemos para que ninguém fique sozinho"

"Arca", o novo álbum dos Três Tristes Tigres, fala de migrações, de múltiplos habitats e de guerras obsoletas. São oito canções "com alma", tão coladas ao agora quanto intemporais. Falámos com eles.

Há bandas que levam décadas nas pernas, mas que tocam o seu reportório como se as canções fossem de porcelana. Repetem-nas sem lhe mudarem a blusa nem o penteado, numa zona de conforto que não exalta nem esmorece. Outras, porém, olham-se ao espelho, veem rugas, pegam nelas e questionam-se: “O que é que somos hoje?”. Resolvem fazer aquilo que sempre fizeram: criar, fiéis ao presente e atentos àquilo que, sendo do passado, ainda tem uma palavra a dizer, sem medo de se reinventar nem de pôr termo ao que se tornou obsoleto.

É nestes vincos do tempo e na sinuosidade do processo criativo que se movem os Três Tristes Tigres. Fazem-no hoje como o faziam nos anos 90, década gloriosa de Partes Sensíveis (1993), Guia Espiritual (1996) e de Comum (1998). Alexandre Soares, amarrado às guitarras e aos sintetizadores modelares, Ana Deus, com os bolsos cheios de textos, senhora de uma voz que se deixa ir no rio das palavras, e Regina Guimarães, a escrivã de poemas-canções, continuam sólidos na sua trindade e tão pertinentes como dantes.

Prova disso é Arca, o novo álbum que será lançado a 19 de setembro e que sucede ao muito elogiado Mínima Luz (2020). A esse propósito, sentámo-nos à conversa com Ana Deus e Alexandre Soares no estúdio da Sonoscopia, no Porto (onde grande parte das canções foram gravadas), refúgio escondido nas traseiras de um jardim em que os figos e o louro brotam com fartura e os gatos se roçam nas ervas descompassadas.

[o vídeo de “Água”, uma das novas canções:]

“Eu gosto da ideia da intemporalidade”, diz Alexandre Soares, pescando uma frase de Jorge Luis Borges sobre William Blake. “Ele dizia que o Blake não era contemporâneo de ninguém. Acho isso uma ideia boa.” Não se ser contemporâneo, no raciocínio deste tigre, é ser-se absolutamente comprometido com o momento de agora e livre para o expressar, largando o domínio dos elementos com igual dose de valentia e de humildade. “Se não, passas a ser um peso para ti.” Ana Deus, ali ao lado, acrescenta: “Nós queremos, sobretudo, fazer músicas novas. É a nossa prova de vida”. E eles estão bem vivos e recomendam-se.

Cartas de amor ao mundo

Elementos, criação, vida, morte, o tempo que é concreto e abstrato, as figueiras e outras faunas e miares: é disto que se trata Arca, um disco ecologista e humanista que mergulha na sombra dos tempos de hoje para nos dar a mão. “É um disco preocupado, que vai andando entre a calamidade e a esperança. Dizemos que [as músicas] são cartas de amor ao mundo, porque aquilo que o mundo está a precisar é de mais amor”, explica Ana Deus.

Parte das composições começou a ser desenhada na continuação de Mínima Luz, como Ninguém é uma Ilha, uma adaptação para português de um poema do século XVII, de John Donne, e Água, que tem na flauta líquida de Clara Saleiro um cantar de cachalote que vem do período do Mioceno: “Estes poemas já andavam à nossa volta há uns anos. Desde 2020 que eu os andava a ler, principalmente nas minhas sessões do Maus Hábitos [Palavras à Mesa]. Eram textos que me pareciam mais cantáveis, pela sua estrutura e pela sua força também.”

"O silêncio, no fundo, é o início de tudo. É daí que eu parto. Tentei mantê-lo e dar espaço ao nada, para que o texto também pudesse falar mais alto."
Alexandre Soares

O primeiro fala de pessoas que são pedaço de oceano, Homem e Natureza, a mesma matéria forjada a terra e mar; o segundo, daqueles que fugiam do nada a nado (…) escapando por pouco, buscando um pouco mais. Exodus, faixa que conta com a participação de A Garota Não e primeiro avanço do disco, volta a apontar o foco às migrações, com as vozes de Ana Deus e de Cátia Oliveira a fazerem-se uma em versos como todos nascemos migrantes. Antecede-a Terra Prometida, tema que tem algo de rosário na sua cadência, sensação acentuada pelo arpejar repetido da guitarra. Não é senhor da promessa quem / promete a toda a gente / apressando o futuro / envenenando o presente soa a um “livrai-nos do mal, amén” pregado em jeito pagão.

Na segunda metade de Arca encontramos Animália, um fungagá da bicharada a pedir que se salve a gente da gente / e os animais da extinção. Também está lá A Guerra, rasurada no título e reescrita como Obsoleta, explicando isso mesmo, que a guerra, a nossa maior demência, é tão antiquada quanto a humanidade. “A guerra que é tão dura”, diz Ana Deus: “Não é a guerra de hoje. É a guerra de sempre”. É a guerra de Caim contra Abel, como lembra Alexandre, e também a guerra que nos entra pela televisão, aquela que testa armas em civis e que lucra com genocídios.

▲ A capa de "Arca", álbum que é editado a 19 de setembro

Vai-se a Guerra e vem a Rota da Sede, sobre mercadorias que viajam sem serem barradas e pessoas que são barradas na fronteira, como se de mercadoria se tratasse. A fechar, Universalidade, uma canção com nuances de um pós-mundo, mas a partir de um poema de ontem, de Miguel Torga. A tal intemporalidade de Blake, desmaterializada numa eletrónica exploratória de mais de seis minutos e que deixa a Arca aberta para que nela entre o vento da primavera e a promessa de novas formas de colaboração entre humanos, animais, rios, árvores e mares. “Isto só se salva quando se respeitar tudo. A natureza sabe isso, os animais sabem isso, as árvores também sabem, o Homem é que já se esqueceu.” Arca está aqui para o (nos) lembrar.

A “alma” do primeiro take

Comparativamente a Mínima Luz, álbum com o qual este novo trabalho estabelece uma continuidade, Arca veste-se de arranjos mais minimalistas. “Houve alguma depuração”, nota Alexandre Soares, enaltecendo “o valor do silêncio”: “O silêncio, no fundo, é o início de tudo. É daí que eu parto. Tentei mantê-lo e dar espaço ao nada, para que o texto também pudesse falar mais alto”. Talvez por isso, Arca seja mais seco e direto do que o seu antecessor. É uma carta de amor que nasce de uma escuta íntima e até de uma certa escuridão, mas que deixa a candeia acesa, alumiando o caminho da beleza e da comunhão.

O método de composição manteve-se praticamente inalterado de um disco para o outro. Em estúdio, Ana Deus e Alexandre Soares continuam a brincar ao toca-e-foge. Ele lança a nota ou o acorde, ela entra com o texto, ele dá uma guinada, ela responde-lhe com um vólei de esquerda. Andam nisto até que um deles — ou ambos — decidam que não mais faz sentido continuar. E enquanto isso acontece, o gravador está sempre ligado, anotando a magia do primeiro take.

"É um disco preocupado, que vai andando entre a calamidade e a esperança. Dizemos que [as músicas] são cartas de amor ao mundo, porque aquilo que o mundo está a precisar é de mais amor."
Ana Deus

“Trabalho muito as coisas do primeiro take, daquilo que está a ser composto no momento. Depois desenvolvemos sobre isso, mas gosto muito da primeira coisa. É uma espécie de alma que fica ali. Está lá tudo.” Pegando nessa alma, com mãos firmes de algodão, Alexandre Soares navega entre o analógico e o digital, moldando canções de corpo andrógina, com vestígios de Pj Harvey, Fever Ray, Portishead ou Radiohead.

Ana Deus, por seu lado, sentindo a necessidade de se desdobrar dentro de si, gravou diferentes vozes a partir dos primeiros takes. Fê-lo sozinha, no estúdio Gritos, para depois as entregar a Alexandre que, com elas, criou “uns coros marados”, alterando-lhe as texturas e os pitches: “São vozes, mas não existem. Ninguém cantaria assim. É como se fossem sereias malucas”.

É por ninguém cantar assim que é tão necessário que os tigres continuem a cantar, a compor e a pisar os palcos. Arca, até ver, será apresentado a 27 de setembro, no Sons no Património, na Póvoa de Varzim, a 4 de dezembro, no Festival Lux Interior, em Coimbra, e a 18 de dezembro, na Culturgest, em Lisboa. Haverá passado, presente e futuro no guião, interpretados com a liberdade de quem se dá ao momento. E haverá também “boas palavras, bons pensamentos e boa onda”: “É preciso para nós próprios, para a nossa cabeça, bem como para quem nos ouve, cantemos para que ninguém fique sozinho”. Com os Três Tristes Tigres, ninguém é uma ilha.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.