Mexicanos com bilhete, sem bilhete, a ver jogo na Fan Zone, espalhados por restaurantes da cidade, aos molhos nos arredores do estádio. O Mundial da Rússia foi mais um exemplo paradigmático de como El Tri consegue mover uma legião de seguidores sempre com aquela esperança de chegar ao “quinto jogo”. Mais uma vez, não houve quinto jogo. Isso e o atual momento da equipa levantaram uma onda de ceticismo em redor da equipa, mesmo que isso não tenha impacto direto no número de bilhetes vendidos para os jogos no Qatar. “Esta equipa gerou mais dúvidas do que entusiasmo”, admitiu Cláudio Suárez, antigo capitão de equipa. Mas há sempre um “mas”. “Como alguns jogadores vão aparecer num bom momento e como se costumam transformar quando chegam aos Mundiais, fico com mais confiança”, completou.
O período de lua de mel de Tata Martino, técnico que passou pela Argentina e pelo Barcelona antes de se reinventar com um título de campeão dos EUA pelos Atlanta United, passou de validade. A entrada com 11 jogos consecutivos sem derrotas e a conquista da Gold Cup colocaram o argentino como inquestionável mas o cenário começou a mudar no ano passado tendo como principal problema os constantes insucessos com os rivais (mas amigos co-organizadores do próximo Mundial) EUA. Mais do que isso, e tratando-se de duas das equipas mais fortes da América do Norte e Caraíbas, houve uma inevitável comparação entre o trajeto que estão a seguir no presente e para o futuro. Esse é o grande dilema no atual conjunto mexicano.
Os jogadores estão lá, vários jogam nas principais ligas europeias, muitos são nomes conhecidos de público em geral. O que poderia ser bom tornou-se um problema: quando muitos esperavam já uma renovação da estrutura da equipa, com o lançamento de mais jogadores da geração que ganhou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Tata Martino foi mantendo a aposta nos nomes mais experientes tendo Lozano como elemento em maior foco pelo grande arranque de época no Nápoles. O jogo com a Polónia será decisivo para a qualificação e o encontro da Argentina um dos mais aguardados desta primeira fase. Do resultado ambos nascerá provavelmente a resposta à grande dúvida: haverá desta vez “quinto jogo”?
BI
- Ranking FIFA atual: 13.º
- Melhor ranking FIFA: 4.º (fevereiro a junho de 1998, agosto de 2003, abril de 2004, junho de 2004 e maio a junho de 2006)
- Alcunha: El Tri (A Tricolor)
- Presenças em fases finais: 17
- Última participação: 2018 (oitavos com Brasil, 2-0)
- Melhor resultado: quartos em 1970 (Itália, 4-1) e 1986 (RFA, 0-0, 4-1 g.p.)
- Qualificação: 2.º lugar da América do Norte e Caraíbas (28 pontos em 14 jogos com Canadá, EUA, Costa Rica, Panamá, Jamaica, El Salvador e Honduras)
- O que seria um bom resultado? Chegar aos quartos
Jogos em 2022
- Qualificação para Mundial, 28/1: Jamaica (fora), 2-1 (V)
- Qualificação para Mundial, 31/1: Costa Rica (casa), 0-0 (E)
- Qualificação para Mundial, 3/2: Panamá (casa), 1-0 (V)
- Qualificação para Mundial, 25/3: EUA (casa), 0-0 (E)
- Qualificação para Mundial, 28/3: Honduras (fora), 1-0 (V)
- Qualificação para Mundial, 31/3: El Salvador (casa), 2-0 (V)
- Jogo de preparação, 28/4: Guatemala (neutro), 0-0 (E)
- Jogo de preparação, 29/5: Nigéria (neutro), 2-1 (V)
- Jogo de preparação, 3/6: Uruguai (neutro), 3-0 (D)
- Jogo de preparação, 6/6: Equador (neutro), 0-0 (E)
- Grupos Liga das Nações CONCACAF, 12/6: Suriname (casa), 3-0 (V)
- Grupos Liga das Nações CONCACAF, 15/6: Jamaica (fora), 1-1 (E)
- Jogo de preparação, 1/9: Paraguai (neutro), 1-0 (D)
- Jogo de preparação, 25/9: Peru (neutro), 1-0 (V)
- Jogo de preparação, 28/9: Colômbia (neutro), 3-2 (D)
- Jogo de preparação, 9/11: Iraque (neutro), 4-0 (V)
O onze
- 4x3x3: Ochoa; Jorge Sánchez, Nestor Araújo, Hector Moreno, Jesus Gallardo; Edson Álvarez, Herrera, Guardado; Hirving Lozano, Alexis Vega e Raúl Jiménez
O treinador
- Gerardo Martino (argentino, 59 anos, desde janeiro de 2019)
- Outros clubes: Brown de Arrecifes, Platense, Instituto, Libertad, Cerro Porteño, Colón, Paraguai, Newell’s Old Boys, Barcelona, Argentina e Atlanta United
O craque
- Hirving Lozano (27 anos, avançado do Nápoles)
- Outros clubes: Pachuca e PSV
A revelação
- Alexis Vega (24 anos, avançado do Guadalajara)
- Outros clubes: Toluca
O mais internacional e o maior goleador
- Andrés Guardado e Cláudio Suárez (177 internacionalizações) e Chicharito Hernández (52 golos)
Os 26 convocados
- A lista final de convocados vai ser divulgada esta segunda-feira, dia 14
O local do estágio
- Simaisma Resort, em Murwab (treinos: Al Khor SC Stadium)
A antevisão
A ligação a Portugal
- Diego Lainez, jovem avançado emprestado esta temporada ao Sp. Braga pelo Betis, é a grande referência mexicana na Primeira Liga mas são muitos os jogadores que fazem parte do núcleo duro de Tata Martino que passaram pelo Campeonato Nacional, casos de Héctor Herrera (médio que foi capitão do FC Porto e que está hoje no Houston Dynamo), Raúl Jiménez (avançado do Wolverhampton ex-Benfica) ou Jesús Corona (ala ex-FC Porto do Sevilha). Jesús Alcantar, central que é visto como uma das grandes promessas de futuro, mudou-se no verão para o Sporting B.