Índice
Índice
Common Grounds Menteng Terra
Jacarta, Indonésia
É em tons terracota que se apresenta, como que a denunciar o nome que lhe foi dado. Common Grounds Menteng Terra é o mais recente café de Jacarta, capital da Indonésia, e tem uma característica fora do habitual: aqui come-se brunch com vista para um campo de ténis, que pode ser reservado durante duas horas por sessão para quem tenha vontade de pegar numa raquete e ir jogar. O espaço já o tinham desde 2020 mas a resposta para o que fazer com ele não surgiu logo. Era apenas preciso combinar café e ténis e continuar a fazer do Common Grounds uma marca que naquela cidade se tem distinguido pela qualidade. Em parceria com o Menteng Tennis Club, os fundadores Yoshua Tanu, Aston Utan e Daryanto Witarsa abriram as portas deste novo espaço no dia 26 de julho, a coincidir com a celebração dos 10 anos do Common Grounds.
No coração de Jacarta desde 2014, tem como objetivo redefinir a experiência moderna de um café. Para tal, servem café de especialidade e introduziram na cidade a cultura de brunch, com menus todo o dia. Também no Terra, seguem a mesma linha, com opções como saladas, tostas, bowls, cold brew, smoothies e matcha disponíveis todos os dias das 6h00 às 18h00. Quanto a onde disfrutar a experiência, tanto pode ser nas salas nos primeiros e segundos, na área VIP ou no café-bar virado para o campo de ténis.
Starfield Library
Suwon, Coreia do Sul
Ficou viral no TikTok depois da sua abertura no início do ano, não fosse parecer saída de um cenário de filme. A Starfield Library, irmã mais nova da biblioteca com o mesmo nome em Seoul, abriu portas na cidade sul coreana de Suwon, no centro comercial Starfield, para ser um verdadeiro paraíso das palavras, com cerca de 60 mil livros a preencherem as prateleiras.
Aberta todos os dias das 10h00 às 22h00, ocupa quatro andares do centro comercial, com estantes de 22 metros de altura que quase que chegam a arranhar um teto envidraçado que sustenta várias formas de planetas pendurados. Cá em baixo, está uma escadaria central que serve como espaço de leitura. Qualquer pessoa pode chegar, pegar num livro e sentar-se, ou ficar simplesmente a admirar o cenário. Para quem prefere privacidade, há também espaços de leitura mais discretos e individuais. Quanto aos mais novos, no terceiro piso encontra-se a Starfield Library Kids Suwon, recheada de livros dispostos por estantes organizadas como um labirinto para entreter e divertir as crianças.
Além da biblioteca, na Starfield Library é possível comprar livros, beber um café e ouvir os vários discos de vinis à disposição. O espaço é também um centro cultural, onde se realizam palestras, apresentações e oficinas de arte.
@visit Step into the world of imagination with @jerometraveller at #StarfieldLibrary, a new cultural landmark in South Korea ????✨ Explore its innovative design and tranquil atmosphere. South Korea celebrates "Book Day" on March 14th, a holiday dedicated to appreciating the value of books and reading. ???????? ???? @jerometraveller #southkorea #seoul #library ♬ original sound - Visit
The Church
Dublin, Irlanda
É um café, um bar e um restaurante. Tudo dentro de uma igreja do século XVIII restaurada para se tornar numa popular atração em Dublin, Irlanda. Com mais de 300 anos de história, The Church recebe turistas e locais para desfrutarem tanto da gastronomia irlandesa como da música tradicional ao vivo, que todas a noites, a partir das 18h30, dá ainda mais vida a este lugar. The Church manteve o interior da em tempos igreja Santa Maria, tendo feito do primeiro piso o restaurante The Gallery, com vista para o bar no andar de baixo. Entre os espaços, há ainda um terraço, o cellar bar, aberto aos sábados até à 1h00, com um menu de cocktails disponível, e o Bar 1701, para eventos privados.
Para além da comida e da música, é também possível explorar esta igreja, com visitas guiadas pelas as criptas funerárias, onde se encontra o advogado irlandês Lord Norbury, pelo busto de Arthur Guinness, que casou na igreja Santa Maria em 1761, e pelo vitral e órgão originais.
Grand Egyptian Museum
Cairo, Egito
Foi anunciado em 1992 mas só em 2024 é que abre finalmente portas, completamente, ao público. À beira das pirâmides no Cairo, o Grand Egyptian Museum está em soft opening desde o final de 2023 e é o maior complexo de museus arqueológicos do mundo, com uma aérea de 90 mil metros quadrados em 50 hectares de espaço, e acolherá mais de 100 mil artefactos do Antigo Egito. Lá dentro, estará em exposição pela primeira vez toda a coleção do tesouro de Tutankhamon — mais de 100 anos depois da descoberta do túmulo — juntamente com artefactos da pré-história, dos anos de civilização faraónica do Egito e dos períodos gregos e romanos antigos, mais modernos, da história egípcia. O projeto de mil milhões de dólares oferece também um espaço de exposição imersivo, um auditório, jardins, lojas e restaurantes.
@ancient_egypt Grand Egyptian Museum Copyright©️Grand Egyptian Museum #egyptian #egyptian_tik_tok #come_to_egypt #ancientegypt #ancient_egyptian_civilisation #mandoles #anegypt #history #egypt #ancienthistory #grand_egyptian_museum ♬ original sound - Mandoles
De Kas
Amesterdão, Países Baixos
Foi um dos primeiros farm to table do mundo e é numa antiga estufa que se encontra. Construída em 1927, servia para abastecer outros parques da cidade de Amesterdão com árvores, ervas e plantas exóticas, mas, no final do século XX, a baixa procura levou a que o seu destino fosse a demolição. Não aconteceu e, em 2006, passou a ser casa de um restaurante: o De Kas. Com uma mudança na visão, em 2018, este espaço passou a ter como foco a sustentabilidade, dando prioridade aos legumes nos pratos. Esses são cultivados nos jardins desta estufa, em cerca de 300 variedades, que incluem ainda ervas aromáticas e frutas, e dão nome ao lema do restaurante: “Da planta ao prato”. O que é colhido de manhã na estufa terá lugar de destaque um pouco mais tarde, nas criações leves e modernas dos chefs Wim de Beer e Jos Timmer que garantiram ao De Kas uma estrela Michelin e uma estrela Verde.
Aescher
Schwende-Rüte, Suíça
Para lá chegar não é fácil. Sem qualquer tipo de meio de transporte — nem carro ou autocarro —, é preciso apanhar o teleférico que se seguirá depois por uma caminhada de 15 minutos pelos Alpes suíços. A quase 1500 metros acima do nível do mar, o Aescher por lá está há mais de 170 anos. Começou por ser uma guesthouse, uma das mais antigas da Suíça, fundada em 1884, e atualmente conta também com um restaurante. Quem o vê ao longe quase que não nota por ele: construído na encosta de uma montanha, os tons claros da madeira pouco contrastam com a rocha, recorrendo ao reflexo do sol nas várias janelas com vista para a vasta paisagem para se destacar.
Com uma cozinha que descrevem como local e honesta, no Aescher o menu apresenta-se como uma viagem às raízes suíças, num equilíbrio entre as especialidades e tradições locais com novas sugestões culinárias. Os ingredientes são provenientes de produtores locais, que fornecem também opções utilizadas há gerações, como é o caso do Ribelmais DOP del Reno (milho moído), com o qual preparam a nossa bramata, que ocupa três lugares no menu com a perna de frango, a bramata com leite de manteiga e as costeletas.
Turbulence TXL
Berlim, Alemanha
Um enorme aeroporto abandonado foi transformado numa discoteca de música techno. O extinto aeroporto Tegel em Berlim, que fechou em 2020, já reabriu portas e é agora a Turbulence TXL. Em vez de madrugadas gastas em filas para passar a segurança e embarcar, aquele que já foi o quarto aeroporto mais movimentado da Alemanha é agora morada de jovens apreciadores do estilo techno.
Os visitantes usufruem de música ao vivo e DJ’s, instalações visuais e artes performativas. E se quiserem descansar há muitos lugares sentados longe do palco e até uma mesa de pingue-pongue. Os futuros eventos no espaço serão gratuitos e é possível que tenham maior alcance do que a festa de abertura do ano passado, que recebeu cerca de 700 pessoas.
Port Lympne Safari Park
Kent, Reino Unido
Sabia que é possível fazer um safari em Kent? Centenas animais passeiam pelos terrenos de Port Lympne Safari Park, uma reserva de quase 250 hectares, onde se podem encontrar leões, leopardos, elefantes, e macacos, entre outros. Fora do principal parque de vida selvagem, os safaris levam os visitantes pelas encostas da reserva para conhecer girafas, zebras, rinocerontes e muito mais, tudo com uma vista até à costa de Kent.
E embora o local possa parecer encantador durante o dia, é à noite que a magia acontece. Os hóspedes podem dormir no Lookout Bubble, uma bolha transparente com as comodidades de um quarto, que proporciona a experiência de dormir rodeado de animais. O Lookout Bubble fica ao lado da cova dos leões, pelo que é possível começar o dia a observar estes animais e ainda fazer uma visita pelo parque antes de este abrir ao público.
Dream Circus
Sydney, Austrália
O Luna Park, em Sydney, lançou este ano o ‘Dream Circus’, uma experiência imersiva dentro de uma ‘Caixa Mágica’ de alta tecnologia, que foi construída num espaço de 3000 m². As personagens levam os visitantes numa aventura ao circo totalmente diferente do tradicional, com uma viagem ‘debaixo de água e mais além’.
Ao contrário da maioria dos espetáculos desta natureza, que são projetados em superfícies planas, a Magic Box é um cenário semelhante a um teatro, com projeções personalizadas a 360 graus, LEDs ativados por movimento, hologramas e áudio mapeado espacialmente, que funcionam com conjuntos 3D para que cada um se torne parte do espetáculo que se desenrola à sua volta. A experiência tem a duração de 45 minutos e um custo por pessoa de 39 dólares australianos (cerca de 23,50€).
Cruzeiro com o tema ‘Taylor Swift’
Miami, Estados Unidos
O primeiro cruzeiro dedicado ao tema Taylor Swift sai de Miami no próximo outono. A 21 de outubro o ‘In My Cruise Era’ vai inundar o Allure of the Seas para uma semana a navegar pelas Bahamas, onde não vão faltar um karaoke da cantora, trocas das famosas pulseiras da amizade, festas temáticas e, claro, os hóspedes são incentivados a vestirem-se como a artista.
O cruzeiro está a revelar-se bastante popular entre os ‘swifties’, com os quartos Boardwalk Balcony já esgotados. No entanto, ainda há espaço a bordo, incluindo quartos interiores, que podem acomodar duas pessoas a partir de 1.573 dólares (perto de 1427 euros), e quartos Oceanview Balcony, também para duas pessoas por 1.967 dólares (cerca de 1785 euros).