Nas redes sociais circulam rumores de que o apoiante de Jair Bolsonaro que terá difundido a notícia falsa que alegava que Lula da Silva tencionava criar casas de banho unissexo nas escolas foi preso por pedofilia.
“Bolsonarista que inventou que o PT [Partido dos Trabalhadores] implantará banheiros unissexo nas escolas é preso por pedofilia”, lê-se numa publicação feita no Facebook. A frase é acompanhada por uma fotografia do alegado detido, que veste uma camisola de apoio ao atual Presidente brasileiro.
A publicação tem sido muito partilhada nas redes sociais, mas as alegações que contém não são verdadeiras. O site de verificação de conteúdos falsos Boatos descobriu que o cidadão presente na imagem se chama Fred Pontes. Ao pesquisar por este nome aparecem várias notícias, como uma da revista brasileira Fórum, que dão conta de que se trata de um músico apoiante de Bolsonaro que foi condenado a seis anos de prisão em “regime fechado” por “atentado violento ao pudor” (atualmente, no Brasil, crime análogo ao abuso de menores).
A sentença foi conhecida em 2018 e a revista brasileira Fórum explica que o cantor, também presidente da Associação Nacional dos Conservadores (Acons), foi condenado por abusar de uma menor de 10 anos.
Não há qualquer informação de que tenha sido o músico a criar a notícia falsa acerca das casas de banho unissexo para menores de idade que Lula da Silva e o PT supostamente tencionavam criar nas escolas.
Nas redes sociais de Fred Pontes, nomeadamente no seu Instagram, também não foi feita ou partilhada nenhuma publicação acerca das casas de banho unissexo. Assim, não há quaisquer evidências de uma relação entre a criação da notícia falsa e Fred Pontes.
Desta forma, o Boatos refere que não há maneira de perceber quem é que inventou e começou a difundir essa notícia falsa — que rapidamente se tornou viral e que o Observador também já analisou.
Conclusão
Apoiante de Bolsonaro que difundiu notícia falsa sobre casas de banho unissexo foi preso por pedofilia? Não é verdade, uma vez que não é possível saber quem é que criou e foi o primeiro a partilhar essa notícia, que não é verdadeira.
O homem presente na imagem da publicação partilhada no Facebook é Fred Pontes, apoiante de Bolsonaro que foi condenado em 2018 por abusar de uma menor de 10 anos. Ainda assim, nas redes sociais do cantor não foi feita ou partilhada nenhuma publicação acerca de supostas intenções de Lula da Silva e do PT para criarem casas de banho unissexo nas escolas.
Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.