Várias publicações difundidas nas redes sociais alegam que Bill Gates, fundador da Microsoft, disse um dia numa conferência que a filha não pode casar com um homem pobre. Não existe, no entanto, qualquer registo que o empresário norte-americano alguma vez tenha dito esta frase e a própria Fundação Bill and Melinda Gates disse ao Observador que as afirmações foram falsamente atribuídas ao também filantropo.
Vamos então à história que se baseia numa permissa falso. O texto amplamente difundido sugere que o autor desta história foi alguém que esteve numa palestra em que um dos oradores era o fundador da Microsoft: “Há alguns anos, participei numa conferência nos EUA sobre investimento e finanças. Um dos oradores foi Bill Gates e na fase de perguntas e respostas fiz uma pergunta que fez toda a gente rir. Se ele, um dos homens mais ricos do mundo, pudesse permitir que a sua filha casasse com um homem pobre ou modesto?”.
A resposta de Bill Gates terá sido a seguinte: “Primeiro, entenda que riqueza não significa ter uma conta bancária com muito dinheiro. A riqueza é, acima de tudo, a capacidade de criar riqueza”. O corpo do texto aponta assim que o fundador da Microsoft não estaria a falar de riqueza monetária, ao contrário do que se poderá entender no título da publicação que diz: “A minha filha não vai casar com um pobre!” O texto é mal atribuído a Bill Gates, mas mesmo que fosse verdadeiro seria uma interpretação abusiva dizer — com base nesta resposta — que um dos homens mais ricos do mundo disse que a sua filha não poderia casar com um pobre. Até porque o autor não identificado desta citação diz que Bill Gates disse nessa alegada palestra que “a riqueza é antes de tudo um estado de espírito”.
Seja como for, não é possível encontrar qualquer registo deste discurso do fundador da Microsoft na internet, nem há notícias sobre o assunto em meios de comunicação de referência. Além disso, ao Observador a Fundação Bill e Melinda Gates já desmentiu esta informação. Perante o texto que tem sido partilhado nas redes sociais a resposta do gabinete de comunicação da organização foi curta, mas esclarecedora: “Estas alegações são falsas“.
A mesma frase, com um texto exatamente igual, já foi também atribuída por publicações falsas ao fundador da Tesla Elon Musk, como já foi verificado, por exemplo, pelo India Today.
Conclusão
Não há qualquer indício de que o texto que tem sido partilhado nas redes sociais e está a ser atribuído a Bill Gates alguma vez tenha sido proferido pelo fundador da Microsoft. Não há registo da palestra em questão e a Fundação Bill e Melinda Gates desmentiu as citações divulgadas pela publicação em análise neste artigo. Elon Musk foi vítima exatamente do mesmo texto.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.