Uma publicação partilhada no Facebook afirma que José Manuel Freitas, jornalista e comentador desportivo na CMTV, foi detido. No conteúdo, a fotografia de José Manuel Freitas surge num link que, embora esteja indisponível, apresenta a alegada detenção do comentador desportivo como uma “notícia de última hora para todos os benfiquistas”.

Acontece que José Manuel Freitas não foi detido. E isso prova-se desde logo porque, no dia em que a publicação foi colocada nas redes sociais, a 13 de março, o jornalista desportivo esteve no canal televisivo do Correio da Manhã a comentar os atritos entre Nelson Évora e Pedro Pichardo, ambos atletas de salto em comprimento, a propósito dos processos de obtenção da nacionalidade portuguesa.

Embora a publicação não mencione o nome de José Manuel Freitas, a sua fotografia foi utilizada no conteúdo falso.

Nesse programa, José Manuel Freitas considerou que a polémica entre os atletas era “perfeitamente inaceitável” e “vergonhosa para a história do desporto português”: “A Federação Portuguesa de Atletismo, era impossível ter comprado Pichardo. Quem o convidou a vir para território português foi o Sport Lisboa e Benfica. E ainda bem que o fez, porque realmente é, na sua especialidade, o melhor atleta do mundo.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes do dia 13 de março e depois dessa mesma data, José Manuel Freitas comentou regularmente, e como é habitual, no espaço desportivo da CMTV. Ao mesmo tempo, não foi divulgada por meios de comunicação social credíveis qualquer notícia que desse conta de uma suposta detenção do comentador desportivo.

De resto, alguns dos comentários deixados na publicação em análise desvalorizam a informação falsa, precisamente por terem assistido às intervenções do comentador na televisão.

“Que notícia da tanga”, classificou um internauta: “Eu, neste momento, dia 16 de março de 2023, estou a ver a CMTV e o senhor está lá.” Ainda assim, a afirmação foi partilhada quase 30 vezes no Facebook. O Observador contactou o jornalista José Manuel Freitas a propósito destas alegações, que se provam serem falsas, mas o comentador desportivo preferiu não comentar a notícia falsa.

Conclusão

É falso que José Manuel Freitas tenha sido detido, como sugere uma publicação efetuada no Facebook que, não apontando diretamente o nome do jornalista desportivo, ilustra o conteúdo com uma fotografia sua. Na data em que a alegada detenção teria acontecido, José Manuel Freitas esteve no habitual programa desportivo da CMTV — como o tinha feito anteriormente e como continuou a fazer nos dias seguintes.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge