Cristiano Ronaldo levou o prémio de melhor marcador do Euro’20 (com cinco golos), ainda que Portugal tenha sido derrotado diante da Bélgica nos oitavos-de-final da competição. Mas as redes sociais repescaram uma publicação antiga, com uma fotografia de CR7 ao lado de Albert Fantrau, um suposto antigo colega seu nas equipas de formação do Sporting Clube de Portugal.

No texto, garante-se que Ronaldo recebeu “recentemente um prémio” e que o dedicou ao tal antigo colega, Fantrau. “Sou um grande jogador, mas devo todo o meu sucesso a esse meu amigo”, lê-se. Garante-se ainda que os dois jogaram “numa equipa de juniores” quando os recrutadores do Sporting foram observador os jovens jogadores. “O avançado que marcasse mais golos seria recrutado para a academia leonina”, acrescenta o suposto discurso com que Ronaldo recebeu o prémio. A publicação atingiu as 1,3 mil partilhas. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

“O jogador da fotografia é o João Oliveira, que jogou com o Cristiano Ronaldo dos infantis aos juvenis no Sporting Clube de Portugal. Ronaldo só fez uma época nos juniores, em 2001/2002, quando ainda era juvenil de segundo ano. Na época seguinte integrou a equipa principal. Esse nome, Albert, não existe.” Esta foi a garantida dada por fonte oficial do clube leonino ao Observador, que disponibilizou toda a informação referente a essa época, desmentindo a informação principal partilhada pela publicação original. Afinal, não existe nenhum Albert Fantrau que tenha sido colega do jogador madeirense em Alvalade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cristiano Ronaldo ao lado de Albert Fantrau. Na verdade, o jovem ao lado de CR7 é João Oliveira, seu colega no Sporting Clube de Portugal.

O emblema liderado por Frederico Varandas contou ainda uma história de João Oliveira, quando os dois estudavam na escola de Telheiras e que demonstra algumas das características pelas quais Cristiano é reconhecido. “Havia um rapaz mais velho que, nos intervalos, fazia flexões com a bola presa no pescoço. Desafiou o Ronaldo que, num primeiro momento, não aceitou. Durante semanas, quando o mister fazia uma pausa para bebermos água, ele agarrava na bola e fazia o exercício vezes sem conta até não deixar cair a bola.”

Ora, assim que CR7 “se sentiu confiante”, resolveu desafiar o rapaz mais velho. Resultado? Ganhou o primeiro. “Como o outro rapaz mais velho foi gozado à frente de todos na escola, depois, queria bater-lhe. Nunca ninguém deve dizer ao Ronaldo que não consegue fazer uma coisa ou que alguém é melhor do que ele”, termina o clube nos esclarecimentos partilhados com o Observadir.

Esta, sim, é uma história verdadeira, contada por quem a viveu — e não uma publicação que não refere nenhuma fonte oficial ou sequer o local onde o suposto discurso do também jogador da Juventus tenha ocorrido.

Depois, consultando a equipa que o antigo atleta leonino integrou, sendo juvenil de segundo ano, na época de 2001/2002 do plantel de juniores, percebe-se que, de facto, a pessoa da fotografia da publicação original (João Oliveira) já não consta do plantel. Tal como não existe qualquer referência a um Albert Fantrau.

A verdade é que esta história entre Ronaldo e Albert Fantrau é antiga. O fact-checker brasileiro, E-farsas, já a tinha verificado em 2015 considerando-a como falsa. Aliás, o texto já andava a circular na internet, pelo menos, desde 2012. Aquele órgão de comunicação social garante também que não existe qualquer Albert Fantrau, sendo apenas possível encontrar esse nome em blogues e sites que replicavam a história original. O E-farsas também não encontrou nenhuma informação que comprovasse o que foi dito, nem nas redes sociais de Ronaldo nem no seu site oficial.

Fotografia enviada ao Sporting por fonte oficial do clube. Em baixo, lê-se “João Oliveira e Ronaldo”. Foi tirada em 1998.

E ainda dá nota de outro dado errado: nenhum olheiro sugere a contratação de um jogador apenas pelo número de golos que tenha marcado. Existem outras características específicas para a avaliação — e possível contratação — de um novo elemento de um qualquer elemento de um clube de futebol.

Por outro lado, não foi possível descobrir qualquer discurso em que CR7 tenha agradecido publicamente a uma pessoa com o nome referido na publicação objeto de verificação pelo Observador. Depois, tendo em conta que o seu mais recente prémio — o de melhor marcador do Euro2020 — foi definido no passado domingo, a verdade é que o português, nas suas declarações públicas via redes sociais, também não referiu essa pessoa.

Conclusão

Não é verdade que Cristiano Ronaldo tenha feito um discurso público a agradecer a sua carreira a um tal de Albert Fantrau. A publicação falsa é antiga e, mesmo depois de ter sido desmentida a nível internacional, continua a espalhar-se nas redes sociais.

Não há registo público de que essa pessoa tenha sido colega de equipa quando o madeirense jogou nas camadas mais jovens do Sporting Clube de Portugal. A fotografia em causa é verdadeira mas mostra o avançado da Juventus ao lado de João Oliveira, que jogou pelos leões ao lado de Cristiano dos infantis aos juvenis.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge