Circula no Facebook uma montagem com imagens de Jurgen Klopp, treinador do Liverpool, de Lionel Messi, o craque do Barcelona, e de Cristiano Ronaldo. Na legenda, escrita com vários erros ortográfico, lêem-se as seguintes declarações com aspas, indicando tratarem-se de citações:

“Cristiano Ronaldo pode se retirar a qualquer momento, ele ganhou tudo. Títulos com várias equipes, com sua seleção e títulos individuais, mas Messi ainda deve muito ao mundo do futebol, desde as saídas de Xavi e Iniesta , não ganha nada de importante para o Barcelona e nem nunca ganhou com a Argentina, ​​e agora com o “VAR” ele não é capaz de vencer fora do Camp Nou. No final, você vê a realidade: Cristiano é o melhor do mundo, Messi é possivelmente o melhor do barça, existindo a hipótese Ronaldinho!”.

Por debaixo da legenda, a indicação do alegado autor dessas mesmas citações — Jurgen Kloop –, e da fonte de onde teriam retiradas as declarações, o jornal desportivo espanhol Marca. É verdade que o treinador do Liverpool deu recentemente uma entrevista, sim, mas não foi ao jornal espanhol. Kloop deu uma entrevista em vídeo ao canal de YouTube alemão Freekickerz, publicada a 13 de maio. Nessa entrevista, Kloop falou de CR7 e de Messi, mas disse o contrário do que está escrito na publicação de Facebook. O treinador afirmou que admira muito Ronaldo, mas que, na sua opinião, Messi é melhor: “Para mim o melhor é Messi, mas não posso admirar mais Cristiano Ronaldo do que já faço”. E, por isso, esta publicação é falsa.

A imagem que tem circulado na rede social com o texto que é falso

Na entrevista que deu ao canal de YouTube em alemão — e que pode ser vista aqui, com legendas em inglês –, percebe-se que durante 11 minutos o treinador do Liverpool responde a algumas das perguntas mais frequentes no Instagram, segundo os criadores do Freekickerz, e uma delas é sobre a rivalidade entre os dois craques do futebol mundial — o português e o argentino –, que têm competido pelo estatuto de melhor jogador do mundo há vários anos e vencido, ambos, vários prémios internacionais.

No minuto 08:45, a pergunta final da entrevista é: “Quem é melhor: Ronaldo ou Messi?”. E a resposta é perentória: “Para mim, Messi”. O treinador do Liverpool continua, dizendo que não pode admirar mais Cristiano Ronaldo do que o que já admira. E explica o que está por detrás da sua resposta.

“Já jogámos contra ambos e são quase impossíveis de defender. Se tivesse de definir um jogador perfeito, teria a altura, o salto e a velocidade de Ronaldo. A isso junta-se a atitude que ele tem, o profissionalismo e é perfeito. Não podia ser melhor. Messi tem condições físicas mais baixas desde o nascimento. E faz com que tudo pareça simples. Por isso gosto mais dele enquanto jogador, mas Cristiano Ronaldo é um jogador absolutamente perfeito. É muito difícil, mas o que ambos têm em comum é que já deixaram as suas pegadas há muito tempo. Temos jogadores jovens com o mesmo potencial de ambos, mas fazer o que eles fizeram durante tantos anos é realmente incrível. Infelizmente os dois estão a ficar mais velhos”, ouve-se no vídeo.

O jornal desportivo português “A Bola” usou a mesma entrevista para escrever uma notícia, publicada também a 13 de maio, que, no título, desmente logo a publicação do Facebook: “Kloop e o eterno duelo: ‘Prefiro Messi, mas Ronaldo é perfeito'”, não deixando margem para dúvidas sobre qual é a opinião pessoal do treinador do Liverpool quanto aos dois jogadores internacionais.

O galardão “Bola de Ouro”, promovido pela FIFA para distinguir o melhor jogador de futebol em cada ano, já foi entregue seis vezes ao argentino Leonel Messi, de 2009 a 2012, em 2015 e em 2019. Por sua vez, Cristiano Ronaldo recebeu-o cinco vezes: em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017. O duelo entre os dois jogadores tem dividido adeptos por todo o mundo há vários anos e alimentado muitos debates sobre quem será o melhor. Para Kloop, a resposta é clara. A publicação de Facebook, apesar de falsa, já foi partilhada mais de 7,8 mil vezes, desde 6 de junho, e teve mais de 353 mil visualizações.

Conclusão:

É falso que o treinador do Liverpool, Jurgen Klopp, tenha dito ao jornal desportivo espanhol Marca que Cristiano Ronaldo era melhor do que o rival Messi, do Barcelona. O treinador deu de facto uma entrevista, mas foi ao canal de YouTube alemão Freekickerz, na qual é confrontado com a pergunta: “Quem é melhor: Ronaldo ou Messi?”. Mas a resposta do treinador não deixa margem para dúvidas: Kloop diz que, na sua opinião, é Messi quem leva o galardão, mas diz também que não poderia admirar mais CR7 do que aquilo que já o faz, porque, pelo que já pode assistir, o internacional português é um jogador “absolutamente perfeito”.

De acordo com o sistema de classificação do Observador este conteúdo é:

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge