“O pobre é imbecil e ignorante”, diz Lula da Silva no meio de um vídeo que se tornou viral no Facebook. A frase surge no meio de várias declarações em que o ex-presidente do Brasil, e agora candidato ao cargo nestas eleições, fala sobre a classe mais pobre do país. Contudo, o trecho é descontextualizado.

As imagens originais foram gravadas em dezembro do ano passado, durante uma entrevista que Luiz Inácio Lula da Silva deu ao podcast Podpah. No momento em que a declaração foi isolada, Lula fazia uma intervenção com um sentido exatamente oposto ao que as publicações agora procuram fazer crer: o ex-Presidente do Brasil criticava as pessoas que pensam que a população mais pobre do país é menos letrada.  

A determinada altura da entrevista, o ex-presidente declara que foi criticado por ter criado o Bolsa Família, em 2004. Lula revela que quando quis implementar o programa de apoio a famílias carenciadas, a “elite brasileira” lançou farpas. “É a falta de crença no povo pobre. É falta de respeito com as pessoas pobres. Todo o mundo acha que pobre é imbecil, ignorante.“, acrescenta de seguida.

A entrevista de Lula da Silva ao Podpah já foi vista mais de 9 milhões de vezes no Youtube.

Conclusão

Um vídeo que circula nas redes sociais, e que se tornou viral, mostra Lula da Silva a dizer que a população pobre é “imbecil” e “ignorante”. A declaração foi tirada do contexto. O trecho original foi dito em dezembro de 2021, durante uma entrevista ao podcast Podpah. Na entrevista, que é possível ver na íntegra através do Youtube, Lula da Silva refere-se à elite brasileira que — em 2004, aquando a implementação do programa Bolsa Família — atirou duras críticas ao ex-presidente. “É falta de respeito com as pessoas pobres. Todo o mundo acha que pobre é imbecil, ignorante”, diz no seguimento.

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de factchecking com o Facebook.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

IFCN Badge