Nesta publicação do Facebook é partilhada a imagem de um vídeo de manifestantes a serem dispersados pelas autoridades, com recurso a um canhão de água, em frente a um grande edifício. A imagem é referida como uma manifestação de suíços diante do castelo da família Rothschild. E foi mesmo?

As imagens originais foram amplamente divulgadas e os órgãos de comunicação social que as captaram referiram, logo na altura, que se tratava de uma manifestação em Berna, capital da Suíça, contra as medidas da pandemia e que aconteceu diante do Parlamento nacional, na Bundesplatz. É esse o edifício que se vê claramente na imagem em que os polícias tentam dispersar manifestantes.

Château de Pregny, também conhecido por castelo Rothschild, a abastada família que fundou um império financeiro, fica também na Suíça mas na cidade de Genebra. O local onde ocorreu a manifestação, a 16 de setembro, situa-se a mais de 150 quilómetros da cidade onde fica o castelo referido na publicação.

Conclusão

A imagem que mostra uma manifestação com intervenção policial não diz respeito a protestos que se realizaram em frente ao Castelo dos Rothschild, que fica em Genebra, mas sim diante do Parlamento suíço, que fica em Berna.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge