Algumas citações de filmes, de livros, ou de séries espalham-se pela internet de forma incontrolável. A sua verificação é, no entanto, simples: basta confirmar na respetiva obra. Difícil é, no entanto, perceber a origem de frases que circulam nas redes sociais há décadas e que sempre foram, inquestionavelmente, atribuídas à mesma pessoa.

É o que acontece com as seguintes frases, partilhadas no Facebook, em 2021: “Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, perco o controlo e, às vezes, sou difícil de lidar. Mas, se você não pode suportar-me no meu pior momento, com certeza não me merece no meu melhor.” Estas citações são então atribuídas a Marilyn Monroe e, pelo início deste século, já circulavam pela internet.

Então, a atriz americana morreu em 1962, o que significa que as suas frases, pensamentos, ou até convicções poderiam ficar eternizadas através dos filmes nos quais participou — como em O Pecado Mora ao Lado, por exemplo –, em livros, entrevistas, ou apontamentos que tenha deixado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, em momento algum estas palavras são ditas nos filmes em que participou, nem é possível encontrar qualquer registo escrito que confirme esta atribuição. Aliás, estas frases são conhecidas desde o início do século e, segundo o site Dictionary.com, sobretudo no Tumblr, Pinterest e Instagram, depois da década de 2010.

Tal como esta citação estará erradamente atribuída a Marilyn Monroe, também dezenas de outras intervenções são, frequentemente, alvo de confusão e o autor nem sempre é aquele que surge ligado às declarações difundidas. Tem acontecido com Gandhi, por exemplo, diversas vezes, a quem é erradamente atribuída a frase “seja a mudança que deseja ver no mundo”.

Na verdade, segundo o jornal The New York Times, as palavras cujo significado é mais próximo, e que foram, de facto, ditas por Gandhi, são: “Se nos pudéssemos mudar, as tendências do mundo também mudariam. À medida que um homem muda a sua própria natureza, a atitude do mundo também muda em relação a ele. Não precisamos de esperar para ver o que os outros fazem.”

Hoje, partes da citação em análise circulam então pelas redes sociais atribuídas a Marilyn Monroe, mesmo sem mencionar o seu autor, que permanece desconhecido. E são divulgadas por celebridades como Mariah Carey.

Conclusão

Não existe nenhuma prova de que tenha sido Marilyn Monroe a dizer estas palavras — nem filme, nem entrevista, nem livro, por exemplo. E, a verdade é que existem diversas frases que são partilhadas por milhares de pessoas cujo autor não corresponde à verdade.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge