Nas redes sociais está a circular uma declaração atribuída a Lionel Messi em que, alegadamente, o jogador argentino se distancia de grandes ostentações de riqueza que têm ocorrido no Qatar durante o período do Mundial.

“Vim para o Qatar para jogar à bola, levar a taça para o meu país com muita garra e raça. Não vim para ostentar e deixar o meu povo constrangido”, pode ler-se numa publicação acompanhada por um vídeo publicitário de uma marca desportiva em que aparece Messi em várias fases da carreira.

Em causa estão vídeos de jogadores brasileiros que foram ao famoso restaurante do chef Salt Bae, em Doha, durante uma folga no Campeonato do Mundo. O ex-jogador Ronaldo, Éder Militão, Gabriel Jesus e Vinícius Júnior experimentaram o bife de ouro, uma das refeições mais caras do mundo, e foram julgados nas redes sociais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alegadamente, a publicação de Lionel Messi serviria de resposta e crítica aos rivais brasileiros, o que sugeriria um distanciamento deste tipo de estilo de vida. “Eu jamais faria um vídeo a filmar ostentação com coisas que faltam no meu país, como carne na mesa de muitos. O meu povo passa por uma crise económica nunca antes vista”, podia ler-se na mesma publicação.

Porém, tendo em conta as redes sociais de Lionel Messi e as declarações do capitão argentino nos últimos tempos, não há qualquer prova de que estas palavras tenham sido proferidas ou escritas. Não há registos de publicações do género, nem nada que sugira que o jogador possa ter criticado a atitude dos colegas brasileiros.

Aliás, o próprio Messi já esteve num dos restaurantes de Salt Bae, durante umas férias no Dubai, e experimentou a carne coberta por ouro, que custa cerca de 1500 euros. Nessa altura, em novembro de 2018, o chef partilhou o momento nas redes sociais, através de um vídeo onde é possível ver o jogador argentino. Por outras palavras: Messi dificilmente estaria a criticar outros jogadores de futebol quando já fez exatamente o mesmo.

Conclusão

É falso que Messi tenha proferido ou escrito uma frase onde critica a atitude de jogadores brasileiros que aproveitaram uma folga para ir a um dos restaurantes mais famosos do mundo, onde a refeição é um bife coberto a ouro. Não só não há qualquer prova de que o jogador argentino tenha feito esta publicação nas redes sociais nem em declarações a órgãos de comunicação social desde que está no Qatar, como o próprio já frequentou um destes restaurantes e há imagens nas redes sociais, pelo que seria ainda mais criticado caso o fizesse.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge