A ideia de que Lionel Messi está descontente no Barcelona não é algo novo. No verão passado, o jogador argentino informou o clube de que pretendia sair, ao fim de 20 anos nos catalães entre camadas jovens e equipa profissional, mas acabou por decidir ficar quando confrontado com a inevitabilidade de partir para uma disputa judicial.

As 13 horas frenéticas que podem ter levado a um volte-face em Barcelona: “Há 90% de hipóteses de Messi ficar e sair em grande”

Ainda assim, e apesar de ter ficado em Camp Nou, Messi nunca teve muitos problemas para criticar a cúpula do Barcelona, então encabeçada pelo agora ex-presidente Josep Maria Bartomeu, e foi o principal protagonista de um arranque de temporada irregular e pouco positivo. No fim de uma época em que os catalães voltaram a falhar os objetivos na liga espanhola e na Liga dos Campeões — afastaram-se do título com dois empates consecutivos e uma derrota contra o Celta Vigo e foram eliminados da Champions nos oitavos de final pelo PSG –, a dúvida voltou a estar em cima da mesa: vai Messi partir para outro desafio pela primeira vez na carreira?

A imagem que acompanha a publicação é um frame da entrevista ao Olé

Tudo isto leva-nos a uma publicação no Facebook, do passado dia 22 de maio, onde Lionel Messi é citado a criticar os atuais colegas de equipa. “Há jogadores que não estão comprometidos a 100% com o Barça, lembro-me de outros tempos em que existia outro ambiente no balneário… Há jogadores que parecem funcionários de uma empresa, vêm treinar e olham para as horas para se irem embora”, pode ler-se no post partilhado na rede social. A declaração surge entre aspas e acompanhada por um frame retirado de um vídeo de uma entrevista recente do jogador ao jornal argentino Olé, incluindo até a respetiva marca de água do meio de comunicação social.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ora, nesta entrevista, cujo vídeo tem 45 minutos e foi partilhado no canal de YouTube do Olé precisamente no dia 22 de maio, Messi não faz qualquer referência aos colegas de equipa. O capitão do Barcelona fala sobre a infância, sobre a adaptação a Espanha depois de ter saído da Argentina, sobre a família e sobre as paixões extra-futebol — mas nunca é questionado sobre o passado, o presente ou o futuro dos catalães. Pode ver o vídeo na íntegra aqui:

Conclusão

Falso. Nesta entrevista ao Olé, Lionel Messi não fez qualquer referência aos colegas de equipa e não criticou o balneário do Barcelona.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook

IFCN Badge