“Não haverá posse! Não haverá governo do ladrão”. São estas as declarações atribuídas à (ainda) primeira-dama brasileira, Michelle Bolsonaro, que têm sido replicadas nas redes sociais ao longo do último mês, a propósito da tomada de posse de Lula da Silva como novo Presidente do Brasil, a 1 de janeiro de 2023.

As alegadas afirmações feita no Twitter foram elogiadas por vários seguidores nas redes sociais, como uma utilizadora que elogiou Michelle, dizendo que “o recado está dado”.

A publicação partilhada existe de facto, mas não corresponde a um perfil que pertença à mulher de Jair Bolsonaro.

Em primeiro lugar, o próprio nome da conta não escreve corretamente o nome da primeira-dama, identificada como “Michele Bolsonaro” e não “Michelle Bolsonaro”. A isso soma-se o facto de Michelle já ter confirmado que não possui conta de Twitter e que apenas se pronuncia nas redes sociais através de uma conta verificada no Instagram. Além disso, a conta de Twitter referida identifica claramente na descrição que é um perfil “em homenagem à primeira dama mais linda que o Brasil já teve”.

Conclusão

Embora a publicação partilhada seja real, o perfil que proferiu as declarações sobre a tomada de posse de Lula da Silva não pertence a Michelle Bolsonaro. É antes uma conta de apoio à primeira-dama — confirmado no próprio perfil —, que não tem nenhuma presença oficial no Twitter.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge