Entre novembro do ano passado e junho deste ano, várias seleções participaram na segunda fase de qualificação para o Campeonato do Mundo que vai acontecer em 2026. Uma das equipas foi a da Palestina, que começou esta fase praticamente um mês depois de o Hamas ter atacado Israel e o exército israelita ter intensificado os ataques na Faixa de Gaza. E a propósito da participação dos jogadores palestinianos começaram a circular nas redes sociais várias publicações que sugerem que a Palestina já é uma das seleções qualificadas para o Mundial da FIFA, cujos jogos vão dividir-se pelos Estados Unidos, México e Canadá. “Palestina qualifica-se pela primeira vez para o Campeonato do Mundo FIFA”, lê-se numa das partilhas feitas no Facebook.
Se assim fosse, esta seria, de facto, a primeira vez que a seleção da Palestina conseguia qualificar-se para um Campeonato do Mundo. No entanto, esse objetivo ainda não foi alcançado. A equipa palestiniana participou na segunda fase de qualificação, estava no grupo da Austrália, do Líbano e do Bangladesh e conseguiu terminar esta fase em segundo lugar — depois de vencer o Bangladesh, empatar com o Líbano e perder com a Austrália.
Este segundo lugar permite à seleção da Palestina, não um lugar no Campeonato do Mundo de 2026, mas um lugar na terceira fase de qualificação. Tanto a Palestina como a Austrália vão jogar na próxima fase, que acontece entre setembro e novembro de 2025. Ou seja, só daqui a mais de um ano é que a seleção palestiniana sabe se vai conseguir, pela primeira vez, participar num Campeonato do Mundo.
Ainda que o Estado da Palestina não seja oficialmente reconhecido pela maioria dos países, a Associação de Futebol da Palestina conseguiu tornar-se membro da FIFA em 1998. Aliás, no seu site e a propósito da qualificação da Palestina, a FIFA escreveu que, “apesar de todos os desafios que a equipa enfrentou, teve um forte desempenho para garantir o segundo lugar no seu grupo”.
Os desafios referidos pela FIFA são precisamente a intensificação dos ataques do conflito israelo-palestiniano. Por causa dos ataques, a equipa da Palestina ficou impedida de jogar no estádio Faisal Al-Husseini, na Cisjordânia, tendo sido necessário encontrar outros locais, como o estádio internacional Jaber Al-Ahmad, no Kuwait.
Ainda propósito do conflito israelo-palestiniano, a Associação de Futebol da Palestina chegou a pedir à FIFA para votar a suspensão da Associação Israelita de Futebol. A entidade responsável pela gestão do futebol mundial rejeitou, para já, o pedido, mas a decisão final deverá ser conhecida ainda antes do final deste mês, uma vez que a FIFA pediu uma avaliação jurídica independente do pedido.
Conclusão
A informação partilhada no Facebook não corresponde à verdade. A seleção da Palestina ainda não conseguiu qualificar-se para o Campeonato do Mundo de 2026. A equipa conseguiu passar à terceira fase de qualificações, que acontece só entre setembro e novembro de 2025, o que significa que só daqui a mais de um ano é que a seleção da Palestina sabe se vai conseguir tal qualificação. Se assim for, será a primeira vez que consegue o apuramento.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ENGANADOR
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.