Os Jogos Olímpicos arrancam já este mês de julho, no dia 26 de julho. Ainda assim, a festa de um dos pontos principais do desporto mundial começa algumas semanas antes, quando é acesa a tocha olímpica.
A tocha é um marco dos Jogos Olímpicos. É acesa no antigo local de Olímpia, em Atenas, alguns meses antes do arranque da competição. Depois, é transportada desde a Grécia até ao local onde se realizam os Jogos, neste caso, Paris.
Tratando-se de um episódio desta magnitude, acaba por ser também um evento propício para a criação e propagação de informações falsas. Nas redes sociais circula uma publicação com um vídeo que mostra o momento em que uma chama é acesa numa catedral e, de seguida, um fogo a ser disparado para o exterior. Num segundo momento do vídeo, aparece um espetáculo de pirotecnia. Na legenda da publicação pode ler-se: “A espetacular saída do fogo olímpico desde a catedral de Paris.”
Há vários problemas nesta publicação. Desde logo, não se trata da tocha olímpica, porque esta foi acesa a 16 de abril deste ano na Grécia, e não numa catedral francesa. Acresce que a tocha também não é acesa da forma que surge na publicação, ao ativar uma espécie de fogo de artifício. A chama é ateada com recurso à luz do sol e a um espelho cilíndrico. Fica portanto claro que não se trata da cerimónia onde é acesa a tocha olímpica.
O vídeo que surge na publicação também não foi filmado em França. Foi gravado numa igreja em Itália. Podemos encontrá-lo através de uma partilha no Twitter do padre Ronald Vierling.
A Florentine Easter tradition: “This year on 9th April 2023, at 11 o’clock, while the Cathedral’s bells are ringing furiously, a small rocket shaped as a dove or ‘colombina’ is lit on the main altar. It then goes flying along the wire stretching to the cart and sets fire to it,… https://t.co/wIAEQLOmZ1
— Father V (@father_rmv) April 10, 2023
Retrata uma celebração da Páscoa Florentina, uma tradição daquela região florentina em que é aceso no altar principal da igreja um foguete em forma de pomba, que vai percorrendo um fio e produzindo algum fogo de artifício.
Como já foi mencionado, o vídeo publicado nas redes sociais contém um segundo momento, no qual é visível um espetáculo de pirotecnia impressionante já na rua. O fogo de artifício também não tem qualquer relação com a tocha olímpica. É um excerto de um vídeo gravado num concerto da banda Rammstein em Praga.
Quanto à verdadeira tocha olímpica, está em França desde maio, a fazer um percurso por várias cidades do país.
Chama Olímpica iniciou em Marselha estafeta em direção a Paris
Conclusão
É falso que a tocha olímpica tenha saído de uma catedral em Paris, depois de ser ateada uma chama e gerando um espetáculo de fogo de artifício. O espetáculo visível nas redes sociais é uma junção de dois momentos: um ritual pascal de uma comunidade italiana e um concerto da banda Rammstein. A tocha olímpica é acesa na Grécia e é transportada até ao país em que vão ser realizados os Jogos Olímpicos do respetivo ano, neste caso, França.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.