O rumor é antigo, mas voltou recentemente a ser partilhado nas redes sociais. Uma publicação afirma que foi instalado um “sistema de controlo de velocidade” na Via Verde e que os condutores que passem neste sistema de portagem eletrónica a mais de 60 quilómetros por hora serão multados em 150 euros, além de terem a sua “carta apreendida”.

“Foi hoje inaugurado, em todas as Vias Verdes, o sistema de controlo de velocidade de passagem por radares de controlo. Não esquecer que o LIMITE de VELOCIDADE de aproximação e passagem é de 60 Km/hora!”, lê-se na publicação.

Só que esta informação é falsa: apesar de, antes das portagens, haver um sinal de proibição de exceder a velocidade máxima de 60 quilómetros por hora, não há qualquer radar de controlo de velocidade na Via Verde. “É um boato sem qualquer fundamento”, esclarece a empresa.

A publicação é de 2015, mas já foi vista por mais de 271,7 mil utilizadores nos últimos 120 dias

Esta questão surge abordada na secção de “Apoio ao Cliente”, no site da Via Verde. Na lista de perguntas frequentes, há uma exatamente relacionada com esta temática: “É verdade que têm radares nas portagens para controlo do excesso de velocidade?”. A resposta é clara: “A Via Verde não tem radares instalados nas portagens nem tem competência para exercer uma atividade de fiscalização do trânsito.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No site, na mesma secção, é ainda esclarecido que “a notícia, segundo a qual terão sido inaugurados radares de controlo de velocidade em todos os corredores Via Verde, é por isso um boato sem qualquer fundamento“.

O esclarecimento feito na página oficial da Via Verde sobre a suposta existência de radares nas portagens

Depois, há que ter em conta que a colocação e operação dos referidos equipamentos é uma responsabilidade exclusiva das forças de segurança. “Apenas as autoridades de viação e trânsito têm competência legal de fiscalização e só estas autoridades têm e podem usar radares”, é ainda alertado no esclarecimento no site oficial da Via Verde.

Ainda assim, esta publicação, inicialmente feita em 2015, continuou a ser partilhada ao longo dos anos. Só nos últimos 120 dias, foi vista por mais de 271,7 mil utilizadores do Facebook e partilhada 8,3 mil vezes.

Conclusão

Uma publicação antiga afirma que foi instalado um “sistema de controlo de velocidade” na Via Verde e que os condutores que passem neste sistema de portagem eletrónica a mais de 60 quilómetros por hora serão multados em 150 euros, além de terem a sua “carta apreendida”.

Essa informação não é verdadeira. A Via Verde tem um esclarecimento no seu site onde afirma que “não tem radares instalados nas portagens, nem tem competência para exercer uma atividade de fiscalização do trânsito”. A empresa adianta ainda que “a notícia, segundo a qual terão sido inaugurados radares de controlo de velocidade em todos os corredores Via Verde, é por isso um boato sem qualquer fundamento”.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge