455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Observador/Facebook

Fact Check

Moeda no puxador é nova forma de assaltar carros?

Publicação alerta para uma nova forma de assaltar carros, com recurso a uma moeda. Forças de segurança não têm qualquer denúncia. PSP explica ainda que o alegado "truque" é de "difícil concretização".
Fact Check

Candidato a presidente da Colômbia com Escobar?

Circula nas redes sociais uma foto do candidato à presidência da Colômbia ao lado do narcotraficante Pablo Escobar. Mas a imagem é montagem: cara de Gustavo Petro foi colada no corpo de outro homem.
Fact Check

Vice-presidente da Pfizer detido?

Publicações a dar conta da alegada detenção citam suposto jornal que se identifica como satírico. O próprio texto está identificado como satírico. A Pfizer também já desmentiu qualquer detenção.
Fact Check

Pfizer obrigada a publicar ficheiros sobre vacina?

Única decisão do juiz está relacionada com o tempo que a FDA demoraria a fazer a divulgação dos documentos. Ao abrigo da Lei de Liberdade de Informação, ficheiros em causa já teriam de ser revelados.
Fact Check

Sobrinho de Lula detido com seis milhões de reais?

Em 2015, a polícia deteve um suspeito de tráfico de droga com três milhões de reais. Logo após, começaram a surgir rumores de que o detido era sobrinho de Lula. Mas a informação já foi desmentida.
Fact Check

“Batman da vida real" chamava-se Bill Smith?

Fotografia mostra homem com máscara semelhante à do Batman. Publicações alegam que o super-herói existiu mesmo. História foi copiada de site satírico e imagem é uma produção de artistas italianos.
Fact Check

82% das grávidas sofreram abortos após vacinadas?

Publicação diz que 82% das grávidas sofreram abortos depois de serem vacinadas contra a Covid-19. Mas estudo chegou a uma conclusão diferente a percentagem de abortos corresponde a 12,9%.
Fact Check

Benfica pagou casamento da filha do MAI?

Fatura de quase 10 mil euros circula na redes sociaIs. Utilizador afirma que se refere ao pagamento do casamento da filha do ministro da Administração Interna pelo Benfica. Mas não é verdade.
Fact Check

Edição 1 de panfleto de 1924 falava de corrupção?

Publicação mostra uma suposta capa da primeira edição de um panfleto "A Corja" de 1924. Mas esta versão da capa é falsa: o tipo de letra utilizado é diferente do original, bem como o seu conteúdo.
Fact Check

Carro do MAI sem seguro e com "matrícula falsa"?

Publicação afirma que carro oficial de Cabrita envolvido no acidente na A6 tem uma matrícula falsa e não tem seguro. Mas não é verdade: o carro tem seguro válido até 2022 e uma matrícula provisória.
Fact Check

Vídeo mostra antena de 5G camuflada em árvore?

Vídeo mostra antena aparentemente camuflada numa árvore. Utilizador garante que se trata de uma torre de 5G escondida. Mas antenas disfarçadas de árvore existem desde os anos 90.
Fact Check

Vacinação deixou "rasto de morte" em Portugal?

Publicação afirma que a "curva ascendente do número de inoculados vem sendo acompanhada pela do número de falecidos". Mas não foi registado um aumento da mortalidade geral em Portugal.
Fact Check

GNR recebeu prenda para vigiar carro de Vieira?

Circula uma foto que mostra um militar, junto à Assembleia, a segurar um saco do Benfica. Utilizador insinua que recebeu prenda para guardar carro de presidente do clube. Ao Observador, GNR nega.
Fact Check

Radares não são sinalizados como noutros países?

Post critica o facto de, em Portugal, os condutores não serem supostamente avisados da existência de radares. Mas tal como noutros países, nas estradas portuguesas, existem avisos para radares fixos.
Fact Check

GNR viola regras sanitárias em jantar no Algarve?

Vídeos mostram vários militares da GNR a jantar em restaurante, numa altura em que o concelho de Portimão ainda não podia ter estes estabelecimentos abertos. Mas filmagens estão descontextualizadas.
Fact Check

Mariana Fonseca foi libertada com pena suspensa?

Posts afirmam que Mariana Fonseca foi libertada com pena suspensa após ajudar companheira a matar Diogo Gonçalves — o que não ficou provado. Jovem está em liberdade, mas decisão pode ser revertida.
Fact Check

Vídeo mostra media a simular enterro de Covid-19?

Circula um vídeo em que, supostamente, uma equipa de repórteres está a simular um enterro numa cidade brasileira. Mas não é verdade: os jornalistas estavam a filmar uma reportagem sobre coveiros.
Fact Check

Polícias vão receber bónus por multas e detenções?

Utilizador publicou uma notícia a dizer que os "polícias vão receber bónus por multas e detenções". Só que ocultou a parte que mostra que foi escrita em 2015. Essa proposta nunca chegou a avançar.
Fact Check

GNR de Leiria usa BMW M3 para patrulhar IC2?

Publicação com três fotografias de um BMW M3 diz que carro é a aquisição mais recente da GNR de Leiria. Mas o carro foi apenas utilizado para gravações de vídeo sobre segurança rodoviária.
Fact Check

Condutor disse na TV que estava a traficar droga?

Vídeo mostra condutor supostamente a revelar em direto que tinha ido a França traficar cocaína. Só que o vídeo é uma montagem de um humorista, que alertou nas suas redes sociais que o tinha reeditado.
Fact Check

Carro da GNR não está a transportar órgãos?

Post diz que um dos carros de alta cilindrada da GNR para transporte de órgãos está a "a fazer piscinas de norte a sul" do país e a "passar multas". GNR nega e garante exclusividade das viaturas.
Fact Check

"Barbie Aborto" está a ser comercializada?

Publicação alega que está a ser comercializada a "Barbie Aborto". Mas trata-se de um projeto criado por um artista norte-americano para satirizar Wendy Davis, uma democrata a favor do aborto.
Fact Check

Marcelo beijou a mão do Papa em plena pandemia?

Fotografias mostram Marcelo a beijar a mão do Papa. Apesar de verdadeiras, as imagens são anteriores à pandemia da Covid-19 e não foram tiradas na recente visita do Presidente português ao Vaticano.
Fact Check

Governo prepara prescrições para casos judiciais?

Post alega que o Governo está a preparar prescrições de casos judicias ligados a Salgado, Sócrates ou Portas. Mas os prazos estão previstos no Código Penal e aplicam-se sem intervenção do Governo.
Fact Check

PSP autuou idoso por estar sentado num banco?

Publicação alega que idoso foi autuado pela polícia por estar sentado num banco de jardim vedado com fitas. PSP desmente e explica que autuou outras pessoas por não usarem máscara, mas não o idoso.
Fact Check

Nova Iorque legalizou aborto até fim da gravidez?

Publicação é enganadora ao dizer que Nova Iorque legalizou aborto até fim da gravidez. Já antes era possível caso a vida da grávida estivesse em perigo. Agora podem fazê-lo se o feto não for viável.
Fact Check

Polícia encontrou infetado às compras em Viseu?

Publicação afirma que uma pessoa infetada com Covid-19 e outras 21 que deveriam estar em isolamento foram encontradas num estabelecimento comercial de Viseu. GNR e PSP negam.
Fact Check

Sondagem dá 20,3% das intenções de voto a Ventura?

Publicação com uma suposta sondagem põe André Ventura em segundo lugar, com 20,3% das intenções de voto para as presidenciais. Valor foi adulterado: candidato nunca registou uma percentagem tão alta.
Fact Check

PSP detetou 16 infetados em supermercado de Évora?

Publicação afirma que polícia identificou dezenas de infetados às compras em dois supermercados de Évora. PSP desmentiu que o tenha feito ou sequer "que tenha recebido essa informação".
Fact Check

Costa fez tweet a dizer: “Não sejam hipócritas”?

Apesar de ser facilmente identificável como manipulado, circula nas redes sociais um falso tweet sobre o caso do procurador europeu cuja autoria é atribuída ao primeiro-ministro, António Costa.
Fact Check

Via Verde instalou radares nas portagens?

Publicação afirma que foi instalado um "sistema de controlo de velocidade" na Via Verde. Mas não é verdade. Empresa diz que é um "boato sem qualquer fundamento".
Fact Check

Só 2% aceitou ser vacinado no Hospital de Coimbra?

Publicação afirma que, de 6 mil profissionais de saúde do hospital de Coimbra, só 95 aceitaram tomar a vacina. Dados estão errados: de 8 mil trabalhadores, mais de 65% disseram logo que sim.
Fact Check

Vacina contra a Covid deixa homens estéreis?

A publicação é encontrada em vários perfis públicos diferentes, partilhada centenas de vezes, e diz que a vacina mRNA causa esterilidade em 97% dos homens e 45% das mulheres. É falso.
Fact Check

GNR ligou a condutor e mandou-o parar por atender?

Publicação alega que um condutor recebeu uma chamada da GNR enquanto estava a conduzir e que, por ter atendido, mandaram-no parar. GNR nega que a situação tenha ocorrido.
Fact Check

Morreu enfermeira que desmaiou ao receber vacina?

Publicações alegam que a enfermeira Tiffany Dover morreu. Apesar de se ter sentido mal após tomar a vacina, já deu uma entrevista a explicar o sucedido e já apareceu até num vídeo depois disso.
Fact Check

História da 1.ª mulher a receber vacina é falsa?

Publicação alega que CNN publicou vídeo de Margaret Keenan a tomar a vacina um mês e meio antes de acontecer. Só que não é verdade: trata-se de uma galeria de vídeos em constante atualização.
Fact Check

Município tem mais casos que habitantes?

Município continua a ser aquele que tem o valor mais alto entre os 35 concelhos que estão no nível extremamente elevado de contágio, com 2.153 casos por 100 mil habitantes.
Fact Check

Portugal tem das mais baixas taxas de letalidade? 

Há, segundo os dados mais recentes, 69 países com uma taxa de letalidade por Covid-19 igual ou inferior à do nosso país. Os números variam com a curva da pandemia.
Fact Check

Foto mostra radar em operação de velocidade na A2?

Fotos de um suposto radar na A2 começaram a circular no Facebook. Só que GNR e PSP nunca usaram este aparelho. A entidade que autoriza os radares em Portugal diz que este equipamento não lhe pertence.
Fact Check

Covid-19 é um plano para reduzir população?

Num vídeo, um ginecologista italiano reformado faz declarações sem qualquer fundamento científico sobre a pandemia da Covid-19, num discurso confuso, incoerente e sem qualquer lógica.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.