Uma publicação de um vídeo no Facebook alega que em “Itapeva, as urnas estão a ser abertas no Sindicato dos Trabalhadores”. E lança a dúvida: “O que está a acontecer?” As publicações com um vídeo que dura cerca de 30 minutos rapidamente se espalharam, dado a proximidade à primeira ronda das eleições presidenciais brasileiras deste ano, mas o conteúdo é falso e o próprio Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP, na sigla) já emitiu um comunicado sobre a alegação.

Publicação com conteúdo falso no Facebook

Ao contrário do que se afirma na publicação, não há qualquer irregularidade no processo de preparação das urnas que aparece nas imagens. O local, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção, do Mobiliário, Cimento, Cal, Gesso e Montagem Industrial de Itapeva (Sinticom), em São Paulo, foi requisitado pela Justiça Eleitoral brasileira para que as urnas ali pudessem ser preparadas.

O objetivo é que dali possam sair as urnas que vão ser usadas na cidade e noutros cinco municípios da região. E esta está longe de ser a primeira vez que o Sindicato em questão é usado para esse efeito. De acordo com as informações disponíveis, pelo menos desde 2014 que o Sinticom é usado, uma vez que o cartório não tinha espaço disponível para a preparação das urnas.

Na página oficial do Tribunal Superior Eleitoral está descrito todo o processo de preparação das urnas: os programas para a votação são instalados, as listas de candidatos são inseridas na plataforma, bem como a lista dos eleitores.

O início da preparação das urnas para as eleições, nas várias regiões brasileiras, tem vindo a acontecer nos últimos dias: na Bela Vista, 1.ª Zona Eleitoral, por exemplo, começou há uma semana. A 21 de setembro o TRE-SP dava conta, na página oficial, do início do processo de preparação das urnas, que foi devidamente registado também pela imprensa brasileira. Em Salvador, por exemplo, o G1 relatava que no dia 27 de setembro o processo de preparação das urnas eletrónicas terminaria.

“Com o término da inseminação de dados e da lacração, os equipamentos estarão aptos para serem utilizados no pleito, que acontece em 2 de outubro. Um dia antes, no sábado, as urnas serão entregues nas seções eleitorais. A distribuição fica a critério dos cartórios eleitorais. Todas as etapas de preparação podem ser acompanhadas por partidos, instituições e entidades fiscalizadoras.[sic]“, descreve o portal de notícias brasileiro, sendo que o processo segue os mesmos trâmites em todo o país.

Conclusão

É falso que tenha havido qualquer “fraude” no município de Itapeva, em São Paulo, como sugere a publicação em análise. As imagens foram registadas no processo de preparação das urnas, comum em todo o país, que no caso específico daquele município acontecem também no sindicato. O local é requisitado oficialmente, de há vários anos para cá, e a fundamentação para que tal aconteça é a falta de espaço para a preparação de um número tão elevado de urnas de voto.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge