Quase seis meses depois das eleições presidenciais brasileiras que deram a vitória a Lula da Silva, nas redes sociais continuam a circular teses de que houve fraude nos atos eleitorais e que Jair Bolsonaro seria o vencedor. Desta vez, um vídeo de uma transmissão da noite eleitoral garante ter a prova de que o Tribunal Superior Eleitoral [TSE] do Brasil manipulou o resultado.
Ora, no vídeo original, transmitido na cadeia brasileira Jovem Pan News e publicado no Youtube, pode ver-se o jornalista Adalberto Piotto a solicitar uma atualização de dados devido às horas. Há um refresh no quadro, surgem os novos resultados e a imagem é mudada rapidamente para o momento em que estão apurados 82,55% dos votos.
Na imagem em causa, Bolsonaro surge no primeiro lugar da tabela com 55,38% e Lula da Silva surge com 35,80%. Mas o que aconteceu? O canal estava a transmitir os resultados nacionais e a tabela que aparece momentaneamente pertencia ao estado do Paraná onde, de facto, Bolsonaro venceu o atual Presidente do Brasil. Naquela altura já estavam apurados 97,63% dos votos no estado em causa e o resultado final ficou perto disso: 55,26% de Bolsonaro contra 35,99% de Lula.
Aliás, no momento seguinte o jornalista aponta até para uma informação do Paraná: “Moro já está eleito senador e Lula não.” Sérgio Moro foi eleito senador naquele estado em que Bolsonaro se destacou em termos de votos.
Ou seja, perante os factos, é possível perceber que a produção do canal televisivo colocou no ar uma tabela do estado do Paraná quando estava a transmitir resultados nacionais, o que levou às sugestões de fraude nas redes sociais, que não se confirmam, tendo em conta que os dados não foram manipulados, apenas trocados — e rapidamente corrigidos.
Conclusão
É falso que tenha havido uma “fraude explícita” por parte do TSE nas eleições presidenciais brasileiras. O vídeo em causa, que surge com a sugestão de que houve manipulação de resultados, mostra um erro na transmissão. Num momento de atualização dos dados, em vez de ser colocado o mapa dos resultados nacionais foi colocado o mapa do estado do Paraná, onde, de facto, Bolsonaro derrotou Lula da Silva.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.