Resultados finais de Freguesia de Montijo e Afonsoeiro

Resultados das eleições de União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro em 2025

A União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro registou uma mudança significativa na liderança política nas eleições autárquicas de outubro de 2025, com a vitória do movimento independente MVC (Montijo Vamos Crescer), que obteve 26,86% dos votos e conquistou a presidência da junta de freguesia.

Segundo os resultados oficiais para a Freguesia de Montijo e Afonsoeiro, Interativo de Resultados do Observador, a taxa de participação eleitoral atingiu os 49,96%, um aumento substancial face aos 44,68% registados em 2021, refletindo um maior envolvimento cívico dos eleitores locais.

A composição da assembleia de freguesia para o mandato 2025-2029 distribui-se da seguinte forma:

  • MVC: 6 mandatos (26,86%)
  • CH (Chega): 5 mandatos (24,36%)
  • PPD/PSD.IL: 3 mandatos (17,12%)
  • PS: 3 mandatos (15,42%)
  • PCP-PEV: 1 mandato (8,76%)
  • L (Livre): 1 mandato (4,59%)

Esta eleição marca o fim da liderança socialista que se mantinha desde 2021, quando o PS obtivera 32,11% dos votos. O Chega emerge como segunda força política, enquanto o PS sofre uma quebra significativa, passando de 7 para 3 mandatos. Para consultar todos os resultados, aceda à cobertura completa das Eleições Autárquicas 2025 do Observador.

Liderança atual da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro

Fernando José Gouveia Caria é o atual presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, eleito pelo Partido Socialista nas eleições autárquicas de 2021. O presidente iniciou um novo mandato autárquico com o compromisso de contribuir para a qualidade de vida dos seus habitantes, sendo “o presidente de junta de todos os Montijenses e de todos os Afonsoeirenses”.

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Veja também: Carpool com Ana Mendes Godinho: "Quando o candidato do PSD diz que não tem linhas vermelhas com o Chega é um alerta total para todos nós"

A sede da junta localiza-se na Avenida dos Pescadores, n.º 78, 2870-114 Montijo, funcionando também uma delegação no Afonsoeiro, em Rua Ilha do Principe, Nº 2 – 1º 2870-822 Afonsoeiro. Ao longo dos últimos 12 anos, as relações institucionais entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal do Montijo pautaram-se pela colaboração, entreajuda e comunicação próxima e construtiva.

Evolução eleitoral na freguesia de União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro desde 2013

A análise dos resultados eleitorais das últimas três eleições autárquicas revela uma evolução significativa no panorama político local. Em 2013, com 30.248 eleitores inscritos, a participação foi de 38,2%, registando-se 11.554 votantes. O PS obteve a vitória com 27,66% dos votos (3.196 votos) e 6 mandatos, seguido da CDU com 26,48% (3.059 votos) e 6 mandatos.

Em 2017, verificou-se um aumento da participação eleitoral para 42,66%, com 13.596 votantes num universo de 31.867 inscritos. O PS consolidou a sua posição com uma vitória expressiva, obtendo 46,30% dos votos (6.295 votos) e 10 mandatos, enquanto a CDU obteve 19,65% (2.671 votos) e 4 mandatos.

Nas eleições de 2021, a tendência de crescimento da participação manteve-se, atingindo 44,68% com 14.721 votantes em 32.950 eleitores inscritos. O PS reforçou a sua liderança com 32,11% dos votos (4.727 votos) e 7 mandatos, seguido da coligação PPD/PSD.CDS-PP.A com 25,64% (3.774 votos) e 5 mandatos, e da CDU (PCP-PEV) com 18,97% (2.792 votos) e 4 mandatos.

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Veja também: Carpool com Ana Mendes Godinho: "Quando o candidato do PSD diz que não tem linhas vermelhas com o Chega é um alerta total para todos nós"

Candidatos à presidência da junta de freguesia 2025 em União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro

Para as eleições autárquicas de 2025, já foram confirmadas várias candidaturas à presidência da junta de freguesia.

Maria Fernanda Fernandes (PS)

João Carlos Peres (CDU)

Pedro Manuel Gonçalves (PPD/PSD-Independente)

Miguel Videira Dias (L)

Ana Margarida Vieira (ADN)

Vasco Luís Fernandes (MVC – Independente)

João Miguel Marcelino (CH)

Outras candidaturas poderão ser formalizadas até ao prazo legal estabelecido pela Comissão Nacional de Eleições, sendo que as eleições autárquicas terão lugar no dia 12 de outubro de 2025.

Demografia e território da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro

A superfície ocupada por esta freguesia é de 31,46 km², resultante da agregação das freguesias de Montijo e de Afonsoeiro, o que corresponde a ≈ 52% de toda superfície oeste do concelho e é habitada por 41.404 residentes (censo de 2021).

A população do concelho do Montijo concentra-se predominantemente (74%) na União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, residindo apenas 26% da população nas restantes 4 freguesias. A concentração da população também é visível através da densidade populacional, que é aproximadamente 8 vezes superior à densidade da população no concelho (≈160 hab/km²).

A evolução da população residente registou um crescimento positivo de 1991 para 2011 tanto nas freguesias como no concelho do Montijo, sendo este resultado mais significativo de 2001 para 2011. A taxa de variação da população residente é mais significativa nas antigas freguesias (73,9% e 49,5%) face ao concelho (42,1%).

Para realizar o projeto “Eleições 308”, o Observador juntou-se ao Movimento Eu Voto, uma plataforma independente fundada em 2020 de incentivo ao voto consciente e informado. Em 2023, o Movimento Eu Voto recebeu o Prémio Cidadão Europeu, atribuído pelo Parlamento Europeu, e em 2024 foi-lhe atribuído um voto de congratulação da Assembleia Legislativa da Madeira aprovado por unanimidade pelo trabalho apartidário durante as eleições regionais de 2023. Desde maio de 2024, o Movimento Eu Voto tem um programa semanal de comentário político jovem em parceria com a Rádio Observador, chamado “Geração V”. Para o projeto “Eleições 308”, o Movimento Eu Voto reuniu mais de 200 voluntários em todo o país, responsáveis por recolher e confirmar dados.