Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Obrigada por nos ter acompanhado. A partir de agora pode ler todas as notícias desta quarta-feira sobre a pandemia neste novo endereço:

    Infeção prévia dá maior proteção do que vacina contra variante Delta

  • Austrália registou novo máximo de mortes por Covid-19. Os hospitais estão sobrelotados

    A Austrália registou 74 mortes por Covid-19 nesta terça-feira, distribuídas pelos estados de Nova Gales do Sul (36), Victoria (22) e de Queensland (1) — de acordo com a agência de notícias AP.

    O governo de Nova Gales do Sul exclui a hipótese de decretar confinamento para combater a variante Ómicron, numa altura em que se aproximam de atingir o pico de infeções.

    O estado de Victoria emitiu uma declaração de emergência nos hospitais de Melbourne e em vários hospitais regionais a partir do meio-dia de quarta-feira, devido à falta de pessoal. Cerca de 5.000 funcionários não estão ao serviço por terem contraído o vírus ou estarem em isolamento.

    “Chegámos a um ponto no nosso sistema de saúde em que se está a fazer malabarismos com extrema escassez de recursos humanos … juntamente com um vasto número de doentes com Covid-19, que necessitam de hospitalização, juntamente com uma equipa médica que está absolutamente exausta”, disse o ministro da Saúde, James Merlino.

    É a primeira vez que a emergência é ativada em múltiplos hospitais de todo o estado de Victoria.

  • Especialistas têm sérias dúvidas de que morte de criança no Santa Maria tenha sido causada pela vacina. Engasgamento é uma das hipóteses

    Médicos não acreditam que paragem cardiorrespiratória da criança no Santa Maria tenha sido causada pela vacina e sugerem tese de engasgamento. DGS e Governo esperam por investigação do Infarmed.

    Especialistas têm sérias dúvidas de que morte de criança no Santa Maria tenha sido causada pela vacina. Engasgamento é uma das hipóteses

  • Lionel Messi volta aos treinos do Paris Saint-Germain depois de recuperar da Covid-19

    Messi está de regresso aos treinos depois de ter contraído Covid-19 e ter revelado dificuldades de recuperação.

    Lionel Messi volta aos treinos do Paris Saint-Germain depois de recuperar da Covid-19

  • Ómicron com prevalência de 93% e detetada outra linhagem em Portugal, indica INSA

    A prevalência máxima registou-se “entre os dias 7 e 9 de janeiro”. Foi detetada em vários países, inclusive Portugal, uma outra linhagem (BA.2).

    Ómicron com prevalência de 93% e detetada outra linhagem em Portugal, indica INSA

  • Mais 70.204 pessoas receberam a dose de reforço nas últimas 24 horas

    Segundo o relatório de vacinação diário da DGS, nas últimas 24 horas foram vacinadas mais 70.204 pessoas com a dose de reforço contra a Covid-19. No total, já receberam a dose de reforço quase quatro milhões de portugueses (3.923.626).

    Em termos percentuais, 91% das pessoas com mais de 80 anos já tomaram a dose de reforço, enquanto 92% dos cidadãos entre os 70 e os 79 anos já receberam uma toma extra. Dos 60 aos 69 anos, 83% receberam uma dose de reforço, enquanto 58% da faixa etária dos 50 aos 59 anos também já foi vacinado.

    Completaram ainda o esquema vacinal da Covid-19 mais 3.272 pessoas, contabilizando-se 8.762.759 pessoas totalmente vacinadas.

    E receberam a primeira dose da vacina mais 24 crianças dos cinco aos onze anos (300.558 no total).

  • Governo dos Açores cria plataforma digital para apoiar e informar doentes

    O Governo dos Açores vai avançar com uma plataforma digital até “final da semana” para apoiar os doentes e clarificar procedimentos no âmbito da pandemia da Covid-19, anunciou hoje o secretário regional da tutela.

    “É um conjunto de respostas de base informática que estão a ser trabalhadas há duas semanas e que visam aligeirar o enorme peso sobre os profissionais de saúde e cidadãos que recorrem ao Serviço Regional de Saúde”, declarou Clélio Meneses, que explicou que a linha de saúde, a partir das 40 chamadas, já não aceita as restantes.

    O responsável pela pasta da Saúde explicou que a plataforma digital se prende com a “automatização e responsabilização dos processos”, sendo possível, a partir da plataforma, aceder a documentos de alta ou declarações de confinamento, por exemplo.

    Tudo será “gerado automaticamente sem necessidade de recurso aos serviços de saúde”, esclareceu, após uma reunião em Ponta Delgada, com os delegados de saúde da ilha de São Miguel.

  • Quase 465 mil novos casos registados nas últimas 24 horas em França

    A França voltou hoje a bater o recorde de novos casos diários de Covid-19 no país, com quase 465 mil novas infeções, registando-se em média na última semana mais de 2.000 pessoas hospitalizadas todos os dias devido à doença.

    Desde segunda-feira, há mais 464.769 infetados em França com a Covid-19, anunciaram esta noite as autoridades sanitárias, enquanto que 26.526 pessoas estão internadas nos hospitais devido à doença e 3.881 destes pacientes apresentam casos graves, permanecendo em unidades de cuidados intensivos.

    Nas últimas 24 horas, morreram 375 pessoas em França devido à Covid-19.

  • Madeira com 2.169 novos casos e 1.681 recuperados nas últimas 24 horas

    A Madeira registou 2.169 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas e 1.681 recuperados da Covid-19, contabilizando agora 14.494 casos ativos, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

    O relatório epidemiológico divulgado diariamente pela DRS refere que, dos 2.169 novos casos, 29 são importados e 2.140 são de transmissão local.

    Relativamente aos 14.494 casos de Covid-19 ativos, 317 são importados, enquanto 14.177 são de transmissão local.

    Estão também 76 doentes internados no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, um dos quais em cuidados intensivos.

  • MAI adia conferência de imprensa sobre o voto dos isolados. Parecer da PGR ainda não chegou

    O ministério da Administração Interna (MAI) adiou a conferência de imprensa marcada para hoje às 19 horas. De acordo com o que Observador apurou, o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) ainda não chegou, apesar de o conselho consultivo já ter deliberado sobre o assunto.

    O MAI reagendou a conferência para amanhã, ainda sem hora marcada.

    Na conferência deverão estar presentes Francisca Van Dunem, MAI e ministra da Justiça, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, e o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís.

    Com Rita da Silva Vieira

  • Dúvidas sobre o isolamento? DGS cria guia de bolso

    Não sabe se é um contacto de alto ou baixo risco? Ou quantos dias de isolamento terá de cumprir? A Direção Geral de Saúde criou um guia de bolso para esclarecer todas as dúvidas.

    Dúvidas sobre o isolamento? DGS cria guia de bolso

  • Mulher com Covid-19 que deu à luz ligada à ECMO evolui "favoravelmente". Bebé terá alta em breve

    Mulher com Covid-19 que deu à luz há uma semana no Hospital São João ligada à ECMO será transferida “nas próximas horas” para a enfermaria, já o filho irá ter alta nos próximos dias.

    Mulher com Covid-19 que deu à luz ligada à ECMO evolui “favoravelmente”. Bebé terá alta em breve

  • Contra testes, vacinas, máscaras e certificados. O que defende o novo partido ADN e que ligações tem aos movimentos negacionistas

    Quem são e o que querem os militantes do ADN, partido criado em setembro que é contra as medidas impostas pela pandemia. E que convidou para mandatários rostos conhecidos dos movimentos negacionistas.

    Contra testes, vacinas, máscaras e certificados. O que defende o novo partido ADN e que ligações tem aos movimentos negacionistas

  • Francisca Van Dunem dá conferência de imprensa sobre voto de isolados hoje às 19h

    A ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, juntamente com Graça Freitas e o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, vai dar hoje uma conferência de imprensa, às 19 horas, sobre o voto dos eleitores em isolamento devido à Covid-19.

  • Tony Carreira infetado com Covid-19

    Depois de realizar um teste de despistagem ao vírus, antes de embarcar para França onde tinha agendados dois concertos, o cantor português soube hoje que testou positivo para ao novo coronavírus, revelou num vídeo na sua página do Facebook.

    Tony Carreira lamentou pelos fãs que aguardam por estes espetáculos há dois anos, mas relembra que “é a época que vivemos”, pedindo desculpa.

    O artista não revelou se tem qualquer sintoma.

  • Metro de Lisboa com postos de testes nas estações de Jardim Zoológico, Restauradores e Alameda

    Metro de Lisboa com postos de teste gratuitos de segunda a domingo, ” equivalente ao que acontece nos postos de testagem espalhados por vários locais da cidade de Lisboa”.

    Metro de Lisboa com postos de testes nas estações de Jardim Zoológico, Restauradores e Alameda

  • Desfiles do Carnaval de Estarreja cancelados

    Os desfiles carnavalescos em Estarreja tiveram luz verde para avançar em outubro do ano passado, mas a evolução pandémica levou a autarquia a decidir o seu cancelamento, uma vez que não se reúnem condições de segurança para a sua realização.

    De acordo com a organização do Carnaval de Estarreja, durante a última semana foram realizadas reuniões com a proteção civil e com as autoridades locais de saúde.

    Os grupos desfilantes consideraram também, na maioria, que aumento do número de casos de Covid-19 não permite a realização do evento.

    “Por muito que nos custe a todos passar mais um ano sem o entusiasmo e dinâmica criada à volta dos desfiles, a nossa preocupação com a saúde pública e com o bem-estar da nossa população é, e sempre será, a nossa prioridade”, refere a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões, citado num comunicado enviado às redações.

    Estarreja não passará a efeméride sem assinalar o Carnaval, estando a preparar uma programação alternativa para os dias habitualmente mais fortes dos festejos, adianta.

  • Projeto de voluntariado em Loures entrega comida e medicamentos ao domicílio

    A Junta de Freguesia de Loures, no distrito de Lisboa, reativou um projeto de voluntariado que faz entregas ao domicílio de bens alimentares ou medicamentos a pessoas infetadas ou em isolamento devido à Covid-19, divulgou a autarquia.

    O projeto, designado “Uns pelos Outros” e que decorre na maior freguesia do concelho de Loures, tinha sido criado no início da pandemia, em março de 2020, mas encontrava-se suspenso até há cerca de uma semana.

    Em declarações à agência Lusa, a secretária da Junta de Freguesia de Loures, Elisa Santos, justificou a retoma deste projeto com o aumento do número de casos da Covid-19 e do número de pessoas em situação de isolamento.

  • Empresários do entretenimento e restauração em Luanda admitem greve devido às limitações

    Empresários do setor do entretenimento e restauração em Luanda admitem paralisar os trabalhos e avançarem para uma greve para contestar as limitações impostas pelas autoridades devido à Covid-19, referindo que existem operadores que “não trabalham há dois anos”.

    A pretensão foi avançada hoje pelo empresário do setor e DJ Cláudio Rodrigues, mais conhecido no universo do entretenimento angolano como “Dj Malvado”, referindo que existem a nível do setor “pessoas que estão sem exercer a atividade há mais de dois anos”.

    “Dj Malvado”, que defendeu o diálogo com as autoridades, referiu que os empresários do ramo estão há muito tempo parados e questionou “porque é que a abertura de 100% a nível das praças e táxis não é extensiva ao setor do entretenimento”.

  • Secretário de Estado do Vaticano e seu "número dois" testam positivo

    O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o seu “número dois”, arcebispo Edgar Peña Parra, testaram positivo para o novo coronavírus e estão em isolamento, informou hoje o Vaticano.

    O cardeal italiano tem um desconforto “muito leve”, enquanto o arcebispo venezuelano, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, está assintomático, disse aos jornalistas o responsável pela sala de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni.

    Os dois religiosos estão vacinados contra a Covid-19.

    Não foi informado se algum dos religiosos manteve contacto recente com o Papa Francisco, de 85 anos, que recebeu a terceira dose da vacina contra a Covid-19 no final de outubro, quando o Vaticano começou reforçar a vacinação das pessoas com mais de 60 anos e com fragilidades.

1 de 3