Momentos-chave
Histórico de atualizações
1 de 10
  • Bom dia.

    Este liveblog termina aqui. A partir de agora pode seguir todas as atualizações relacionadas com a pandemia de COVID-19 num novo liveblog, a que pode aceder através do link aqui em baixo.

    Obrigada.

    Mais escolas fecham portas por causa do COVID-19. Trump suspende voos vindos da Europa durante 30 dias

  • NBA suspende todos os jogos por tempo indeterminado

    A NBA decidiu suspender todos os jogos da temporada, depois de um jogador dos Utah Jazz ter sido confirmado como um caso positivo do novo coronavírus.

    “Gozou” com as medidas, tocou em todos os microfones e foi diagnosticado dois dias depois com coronavírus: a noite que mudou a NBA

  • Tom Hanks e a mulher infetados com coronavírus

    Tom Hanks e a sua mulher, Rita Wilson, estão infetados com o novo coronavírus. Foi o próprio ator a tornar a informação pública no Twitter.

    O casal está, neste momento, na Austrália. Hanks escreve que ambos começaram a sentir-se cansados e constipados e acabaram por fazer o teste, que teve resultados positivos. “O que se segue? As autoridades médicas têm protocolos que têm de ser seguidos. Nós seremos testados, observados e isolados durante o tempo que for necessário para a saúde e segurança públicas”, assegura o ator, num tweet citado pela Sky News.

  • Jogo da NBA suspenso depois do aquecimento das equipas

    O encontro entre os Oklahoma City Thunder e os Utah Jazz esta madrugada (hora em Lisboa) foi adiado devido a “circunstâncias imprevistas”, como explicou a NBA. Depois de terem feito o aquecimento, as duas equipas regressaram aos balneários até o speaker do pavilhão anunciar a decisão, pouco mais de meia hora desse primeiro adiamento. A organização irá fornecer mais pormenores durante a madrugada

  • EUA suspendem viagens da Europa — exceto Reino Unido

    O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que vai suspender todas as viagens da Europa nos próximos 30 dias, à exceção do Reino Unido onde há já mais 400 pessoas infetadas.

    Trump diz-se “confiante” de que os EUA vão travar o surto do novo coronavírus. “Estou confiante de que, continuando a tomar estas medidas difíceis, reduziremos significativamente a ameaça aos nossos cidadãos e derrotaremos este vírus de forma rápida”, disse ainda o presidente.

  • Politécnico de Setúbal suspende todas as atividades letivas

    O Instituto Politécnico de Setúbal suspendeu todas as atividades letivas para estudantes a partir de quinta-feira e até 25 de março, anunciou a escola por despacho comunicado esta noite nas páginas oficiais. Algumas aulas presenciais poderão vir a ser substituídas por videoconferências ou outras “abordagens pedagógicas alternativas”.

    Após ter suspenso a aprendizagem em contexto clínico e diminuído a presença em sala de aula, embora sem as cancelar, o Politécnico de Setúbal introduz agora “medidas extraordinárias” para fazer frente à crise de COVID-19. Os estágios em curso pelos alunos da escola manter-se-á, mas os espaços de biblioteca e os serviços de atendimento presencial aos alunos estão suspensos.

    Para a decisão foram levados em conta cinco aspetos, acrescenta o comunicado: “a classificação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde”, “a recomendação do Conselho Nacional de Saúde na adoção de medidas de contenção”, “a dinâmica da propagação do vírus”, “a salvaguarda da saúde pública” e “o dever de contribuir para a prevenção e contenção do vírus”.

  • UTAD suspende atividade letiva presencial até 27 de março

    A Universidade de Trás-os-Montes e Alto douro (UTAD), em Vila Real, anunciou a suspensão da atividade letiva presencial entre esta quarta-feira e 27 de março, e recomendou aos estudantes instalados nas residências o regresso temporário ao seu domicílio.

    A academia transmontana justificou esta tomada de decisão com o “clima de incerteza e de alarme social instalado”, devido à pandemia de Covid-19, que “tem vindo a afetar o normal funcionamento da universidade”.

    Desta forma, e depois de ouvidas as escolas e a equipa coordenadora do Plano de Contingência Covid-19 da UTAD, a reitoria informou, em comunicado divulgado esta noite, que foi “determinada a suspensão da atividade letiva presencial”.

    Esta medida estará em vigor desde esta quarta-feira, dia 12, até 27 de março.

    A academia referiu ainda que “está assegurada a continuidade do processo de ensino e aprendizagem, mediante a implementação pelas escolas de instrumentos alternativos de ensino, bem como a continuação do apoio aos estudantes, mantendo em funcionamento a cantina Além Rio e de apoio ao campus, designadamente os bares do complexo laboratorial e do polo I da Escola de Ciências Humanas e Sociais”.

    A UTAD recomendou também aos estudantes que se encontram instalados nas residências “a possibilidade de regressar temporariamente ao seu domicílio, devendo fazê-lo, minimizando os contactos interpessoais e respeitando sempre as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS)”.

    A universidade decidiu ainda suspender o funcionamento de bibliotecas e salas de estudo, das atividades desportivas e outras promovidas por entidades externas no campus.

    Lusa

  • Graça Freitas tem duas netas de 3 anos de quarentena. E critica a escola por ter fechado portas sem decisão da DGS

    A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, criticou esta quarta-feira na conferência de imprensa a decisão da escola frequentada pelas suas netas de 3 anos, que decidiu encerrar portas por ter uma aluna doente, sem concertar essa decisão com as autoridades de saúde. As gémeas, netas de Graça Freitas, estão de quarentena em casa com a mãe, que é médica, e que não pode estar a trabalhar para tomar conta das filhas.

    Graça Freitas tem duas netas de 3 anos de quarentena. E critica a escola por ter fechado portas sem decisão da DGS

    Pode ouvir aqui estas declarações de Graça Freitas.

    Ouça aqui Graça Freitas criticar a escola que pôs as suas duas netas de quarentena

    As declarações

  • Os jogos da Liga Europa: dois adiados, quatro à porta fechada

    A primeira mão dos oitavos da Luga Europa começa a ser jogada esta quinta-feira mas os efeitos do coronavírus fazem-se sentir e muito na prova: o Sevilha-Roma e o Inter-Getafe foram adiados, ao passo que o LASK Kinz-Manchester United, o Eintracht Frankfurt-Basileia, o Wolfsburgo-Shakhtar Donetsk e o Olympiacos-Wolverhampton a serem jogados à porta fechada. O Basaksehir-Copenhaga e o Rangers-Bayer Leverkusen são os únicos dois encontros sem qualquer condicionalismo até ao momento

  • Nápoles coloca sete medidas preventivas antes do jogo em Barcelona

    O Nápoles joga na próxima quarta-feira em Barcelona à porta fechada para a Liga dos Campeões (caso não existam entretanto novidades em relação à suspensão da prova, um rumor que tem crescido nas últimas horas…) e os jogadores têm sete medidas a cumprir até lá, sendo que não jogam antes porque as competições em Itália estão suspensas: treinos de menos de duas horas, não sair de casa, não ir a restaurantes, duches em grupos pequenos, abandono das instalações logo após as sessões de trabalho, fim das reuniões presenciais e abolição das refeições em grupo

  • ISCTE suspende aulas presenciais, mas terá "ensino à distância"

    O ISCTE vai suspender as aulas presenciais a partir desta quinta-feira, que serão substituídas por “modalidades de ensino à distância” a partir de dia 16 de março e “no mais curto prazo de tempo possível”, divulgou a instituição de ensino em comunicado.

    “Qualquer que seja a modalidade de ensino à distância escolhida, devem ser asseguradas as horas de contacto coletivo previstas para cada unidade curricular, no horário atualmente em vigor. O tempo de interrupção necessário à transição das aulas presenciais para o ensino à distância deve ser compensado com o prolongamento do calendário lectivo em vigor, de acordo com regras a estabelecer por cada Escola”, referiu o ISCTE.

    As atividades e espaços de apoio ao estudo do ISCTE vão continuar a funcionar, mas com novas regras.

  • Ex-ministro da Saúde critica gestão do surto de coronavírus. "Janela de oportunidade estreita-se cada vez mais"

    O ex-ministro da Saúde não concorda com a forma como está a ser feita a gestão do surto de coronavírus em Portugal. Depois de o Governo anunciar que não vai fechar todas as escolas, Adalberto Campos Fernandes escreveu que há cada vez menos tempo para agir. “Está na altura de concentrar o foco na proteção das pessoas.”

    Ex-ministro da Saúde critica gestão do surto de coronavírus. “Janela de oportunidade estreita-se cada vez mais”

  • Pais acreditam que fecho de escolas caso a caso é a melhor decisão

    A Confederação Nacional de Associação de Pais (Confap) manifestou esta quarta-feira confiança nas autoridades de saúde, após o anúncio de que o encerramento de escolas será feito “caso a caso”, acreditando que esta seja “a melhor decisão”.

    “Decidiram que o fecho [das escolas] não será necessário e só temos de respeitar e de confiar nas autoridades de saúde. O importante é garantir a segurança dos nossos filhos e esperamos que, tudo ponderado, esta seja a melhor decisão, a decisão que se justifica”, afirmou o presidente da Confap, em declarações à agência Lusa.

    Lusa

  • Dinamarca fecha todas as escolas e universidades

    A Dinamarca anunciou esta quarta-feira o encerramento de todas as escolas e universidades do país, avançou a SIC. Todos os funcionários públicos que não tenham profissões essenciais para o combate da propagação do Covid-19 devem permanecer em casa.

    Até ao momento, a Dinamarca já registou 514 casos de coronavírus.

  • Diretores escolares criticam "não decisão" de fechar estabelecimentos

    O presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) criticou esta quarta-feira a “não decisão” da Direção-Geral da Saúde de encerrar as escolas casuisticamente, alertando para o perigo de disseminação do vírus que poderá obrigar “a decisões fundamentalistas”.

    Para o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, Manuel Pereira, o anúncio feito esta quarta-feira pelo Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) é “uma não decisão”.

    “Eu acho que provavelmente não estão a tomar as decisões mais corretas atendendo à gravidade da situação”, disse Manuel Pereira, lembrando as conversas recentes com professores italianos que têm defendido que a situação no seu país poderia ser diferente se tivessem sido tomado medidas mais cedo.

    À Lusa, Manuel Pereira recordou os apelos feitos por colegas italianos: “O que sistematicamente me dizem é que ´é preciso que em Portugal não cometam os mesmos erros que cometemos em Itália. É preciso não esperar que a situação fique incontrolável para tomar decisões mais fundamentalistas´. E o que está a acontecer é que aqui em Portugal corremos o risco de estar a tomar decisões caso a caso”.

    Com o anúncio de casos de alunos e professores infetados durante o fim-de-semana, o presidente da ANDE defendeu a antecipação em duas semanas das férias da Pascoa, que estão marcadas para o final do mês. A ideia não foi recusada pelo primeiro-ministro, que remeteu uma decisão para o CNSP.

    Lusa

  • Unidades hospitalares do SNS podem aumentar 'stock' de medicamentos em 20%

    Todas as unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem reforçar em 20% o ‘stock’ de medicamentos, dispositivos médicos e equipamentos de proteção individual, de acordo com um despacho da ministra da Saúde, Marta Temido, publicado esta quarta-feira.

    Segundo um despacho publicado esta quarta-feira em Diário da República, foi determinada a “aquisição imediata”, por todas as unidades hospitalares e de saúde do SNS e do Ministério da Saúde, “dos medicamentos, dispositivos médicos e equipamentos de proteção individual”, para reforçar os “respetivos stocks em 20%, relativamente ao consumo anual dos mesmos registado em 2019, nas respetivas unidades”.

    Lusa

  • Unidades hospitalares do SNS podem aumentar 'stock' de medicamentos em 20% - despacho

    Todas as unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem reforçar em 20% o ‘stock’ de medicamentos, dispositivos médicos e equipamentos de proteção individual, de acordo com um despacho da ministra da Saúde, Marta Temido, publicado esta quarta-feira.

    Segundo um despacho publicado esta quarta-feira em Diário da República, foi determinada a “aquisição imediata”, por todas as unidades hospitalares e de saúde do SNS e do Ministério da Saúde, “dos medicamentos, dispositivos médicos e equipamentos de proteção individual”, para reforçar os “respetivos stocks em 20%, relativamente ao consumo anual dos mesmos registado em 2019, nas respetivas unidades”.

    Lusa

  • Confederação de pais reage ao não encerramento das escolas: "Antecipação de férias seria a melhor opção".

    Jorge Ascenção, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, afirmou à Rádio Observador que respeita a decisão das autoridades de saúde, mas admite que a melhor opção seria a antecipação das férias. Pode ouvir aqui.

    “Antecipação de férias seria a melhor opção”. Jorge Ascenção sobre o não encerramento das escolas

  • "O ambiente das escolas é de angústia e desconfiança". Filinto Lima sobre o não encerramento das escolas

    Depois do anúncio de não encerramento dos estabelecimentos de ensino, Filinto Lima, Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, descreveu na Rádio Observador o ambiente de angústia e desconfiança nos estabelecimentos de ensino. Pode ouvir aqui.

    “O ambiente das escolas é de angústia e desconfiança”. Filinto Lima sobre o não encerramento das escolas

  • Cristiano Ronaldo não vai regressar a Itália, nem comparecer ao jogo frente ao Lyon

    Cristiano Ronaldo não regressou a Itália e está na Madeira à espera de desenvolvimentos sobre a evolução do surto de coronavírus em Itália. O anúncio foi feito pela própria Juventus no site do clube.

    O jogador, que está desde segunda-feira na Madeira a visitar a mãe — que sofreu um AVC — tinha viagem de regresso a Itália previsto para esta quinta-feira no seu avião particular, já devidamente autorizado pelo governo italiano. Mas segundo um comunicado da Juve, o jogador não regressou e espera por decisões sobre as autoridades para o fazer.

    Esta quarta-feira, a Juventus anunciou que o defesa Daniele Rugani, colega de equipa de Ronaldo, acusou resultado positivo ao Covid-19. O jogador está em isolamento e a cumprir os devidos procedimentos.

    A namorada de Cristiano Ronaldo, Georgina Rodríguez , fez uma publicação, há 12 horas, na sua rede social Instagram onde indica que está na Madeira.

    Imagem tirada do Instagram

1 de 10