Momentos-chave
- Passageiros vindos do Reino Unido dispensados de quarentena se tiverem certificado de vacinação completa
- ARS Algarve suspende aulas presenciais no 1º e 2º ciclo em cinco concelhos. Medida deve durar até ao fim do ano letivo
- França tem número mais baixo de hospitalizados desde meados de outubro de 2020
- Primeiro-ministro do Luxemburgo está infetado com Covid-19. Esteve no Conselho Europeu com António Costa esta semana
- Irlanda do Norte já administrou mais de dois milhões de vacinas
- Boletim. Pessoas a ficar infetadas foram três vezes mais do que a ficar recuperadas
- Boletim. Casos ativos passam os 31 mil — o que já não acontecia desde final de março
- Boletim. Lisboa abaixo dos mil casos diários. Regista 64% das novas infeções
- Boletim. Única morte foi registada no Norte
- Boletim. Internamentos voltam a aumentar: há 477 pessoas internadas
- Boletim. Mais uma morte e 1.496 novos casos
- Metade dos adultos com menos de 30 anos na Inglaterra vacinada
- Só quatro vacinas aceites como prova para emigrantes entrarem em Portugal
Histórico de atualizações
-
Bom dia!
Muito obrigada por nos ter acompanhado durante o dia de domingo.
Esta segunda-feira, pode seguir neste link as principais notícias sobre a pandemia.
Autoagendamento da vacina já está disponível para pessoas com 33 ou mais anos
-
Governo diz que tribunal decidiu a seu favor sobre restrições à circulação em Lisboa
Chega e grupo de cidadãos tinham apresentado queixas ao Supremo Tribunal de Justiça. Governo diz que medidas têm suporte legal e não violam direitos e liberdades dos cidadãos.
Governo diz que tribunal decidiu a seu favor sobre restrições à circulação em Lisboa
-
Os casos "escondidos" de Covid-19 nas escaladas ao Everest
Com o fim da temporada de escaladas à montanha, começam a ser conhecidos relatos de infetados que estiveram no Everest, alguns até chegaram ao topo. As autoridades do Nepal têm desvalorizado infeções.
-
Passageiros vindos do Reino Unido dispensados de quarentena se tiverem certificado de vacinação completa
Os passageiros que chegarem a Portugal vindos do Reino Unido ficam dispensados de quarentena de 14 dias se tiverem o comprovativo da vacinação completa há mais de 14 dias.
O despacho publicado este domingo determina a obrigação de quarentena profilática para as pessoas que cheguem às fronteiras por via aérea, marítima e terrestre vindas da África do Sul, Índia, Brasil, Nepal e Reino Unido. Mas permite no último caso a entrada sem restrições a quem tiver a vacinação concluída ou estiver indicado no certificado de vacinação que o esquema ficou completo após ter recebido uma dose, tendo recuperado da doença.
O despacho, que entra em vigor esta segunda-feira, fixa também a lista dos países cuja situação epidemiológica cumpra as recomendações da União Europeia e cujo tráfego aérea de e para Portugal continental se encontre autorizado, sob reserva de confirmação da reciprocidade. E identifica mais de 20 competições desportivas profissionais internacionais cujos participantes ficam dispensados do cumprimento do dever de confinamento obrigatório, independentemente da origem dos respetivos participantes e que vão desde o ténis até ao golfe, passando pelo tiro, vela a andebol.
-
ARS Algarve suspende aulas presenciais no 1º e 2º ciclo em cinco concelhos. Medida deve durar até ao fim do ano letivo
A Autoridade de Saúde Regional do Algarve decidiu suspender as aulas presenciais do 1º e 2º ciclo de todas as escolas em cinco municípios da região — Albufeira, Faro, Loulé, Olhão e S. Brás de Alportel.
-
Cabo Verde com 28 novos infetados
Cabo Verde registou mais 28 novos infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e 45 pessoas receberam alta e estão agora recuperados da doença, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
Em comunicado, aquele ministério cabo-verdiano avançou que os laboratórios de virologia analisaram 613 amostras desde sábado e encontraram 28 novos infetados pelo novo coronavírus, numa taxa de positividade de 4,6%.
Na ilha de Santiago, há mais nove infetados, sendo cinco na Praia, três em Santa Catarina e um em Tarrafal, o Fogo também com nove, distribuídos por São Filipe (sete) e Mosteiros (dois), seis em São Vicente, um no Maio, os mesmos registados na Brava, no Porto Novo e Ribeira Grande, ambos em Santo Antão.
Em mais um dia sem registo de óbitos, as autoridades cabo-verdianas deram alta a mais 45 pessoas, perfazendo 31.416 os casos recuperados da infeção desde o início da pandemia.
-
França tem número mais baixo de hospitalizados desde meados de outubro de 2020
A França registou menos de 9.000 hospitalizados por covid-19, um número que já não era “tão baixo” desde meados de outubro, segundo referem as autoridades de saúde francesas no balanço diário sobre a situação.
No total, o país contabiliza atualmente 8.986 internados por complicações ligadas ao coronavírus que provoca a doença da covid-19, sendo que 1.345 estão em unidades de cuidados intensivos.
Nas últimas 24 horas, foram internadas em hospitais mais 42 pessoas e mais 13 nos cuidados intensivos, o que representa menos 39 hospitalizações do que no dia anterior e menos um internamento em cuidados intensivos no que no sábado.
O balanço diário indica ainda terem sido registadas mais 17 mortes por covid-19 e mais 1.578 casos de infeção no país, elevando o número de vítimas mortais desde o início da pandemia para 110.968 pessoas e o número de doentes para 5,77 milhões.
Desde o início da campanha de vacinação, em dezembro passado, 21,2 milhões de pessoas receberam já as duas doses da vacina, ou seja, 31,6% da população total, e 33,3 milhões (49,5%) receberam uma dose.
-
Madeira deteta cinco novos casos
As autoridades de saúde da Madeira diagnosticaram cinco novos casos de covid-19, todos de transmissão local e o mesmo número de doentes recuperados nas últimas 24 horas, registando 61 situações ativas, informou hoje a Direção Regional de Saúde (DRS).
No boletim sobre a situação epidemiologia no arquipélago lê-se que hoje “há a reportar cinco novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Região Autónoma da Madeira”.
Assim, é referido, desde o início da pandemia “a região passa a contabilizar 9.624 casos confirmados de covid-19”.
“São 61 os casos ativos, dos quais 17 são importados e 44 de transmissão local”, indica também a DRS.
Ainda de acordo com a DRS, as pessoas infetadas estão a cumprir isolamento, havendo três doentes internados nas unidades polivalentes do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal. Não há qualquer doente na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à covid-19 na unidade hospitalar madeirense há vários dias, lê-se na nota.
Outras nove pessoas estão confinadas numa unidade hoteleira e as restantes permanecem em alojamento próprio.
Existem também 15 situações de viajantes identificadas no aeroporto, contactos com positivos ou outras que foram reportadas que estão a ser apreciadas na região.
-
Jerónimo de Sousa acusa Governo de "seguidismo" que impede vacinação de todos os portugueses
O secretário-geral do PCP acusou o Governo de “seguidismo” das decisões da Comissão Europeia que impedem o país “de ter acesso às vacinas de que precisa”, pedindo “uma outra urgência na vacinação.
Jerónimo de Sousa acusa Governo de “seguidismo” que impede vacinação de todos os portugueses
-
Angola anuncia 28 novos casos
As autoridades sanitárias angolanas anunciaram o registo de 28 novos casos de covid-19, em seis das 18 províncias do país, dois óbitos e 95 recuperações, nas últimas 24 horas.
De acordo com o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública, os novos casos foram reportados em Luanda (13), Benguela (nove), Cuando Cubango (três), Cunene (um), Namibe (um) e Zaire (um), com idades entre sete e 63 anos, sendo 15 do sexo masculino e 13 do sexo feminino.
Relativamente às duas mortes, um homem com 54 anos e uma mulher com 80 anos, foram notificadas nas províncias de Luanda e do Namibe.
As 95 pessoas recuperadas, com idades entre os dois meses e 71 anos, foram registadas nas províncias de Luanda (86), no Uíje (cinco), em Benguela (duas), no Cuando Cubango (uma) e no Huambo (uma).
Com os últimos dados sobre o quadro epidemiológico da pandemia em Angola, o país soma 38.556 casos de covid-19, 889 óbitos e 32.791 doentes recuperados desde o início da pandemia.
-
Primeiro-ministro do Luxemburgo está infetado com Covid-19. Esteve no Conselho Europeu com António Costa esta semana
O primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, está infetado com covid-19. Bettel testou positivo pouco depois de ter estado, esta semana, na reunião do Conselho Europeu que juntou outros líderes europeus, incluindo António Costa.
Segundo a AFP, Bettel irá agora cumprir um isolamento de 10 dias. Ainda assim, segundo o comunicado do Governo, nenhum dos outros 26 líderes europeus é considerado um contacto de risco, apesar de terem estado juntos na quinta e sexta-feira.
A AFP lembra que no Luxemburgo um contacto de risco é definido como um contacto de mais de 15 minuos a menos de dois metros de distância, sem máscara.
Bettel, que ainda só recebeu a primeira dose da vacina, está com “sintomas leves”, como febre e dores de cabeça.
-
Autoridades italianas temem surto da variante Delta após rave ilegal que juntou 700 jovens
Jovens chegaram de todo o norte de Itália e não usaram máscara durante a festa, que foi vigiada pela polícia. Variante Delta chegou à pequena cidade de Maleo esta semana.
Autoridades italianas temem surto da variante Delta após rave ilegal que juntou 700 jovens
-
Itália mantém níveis baixos de incidência com 782 novos casos
A Itália registou 782 novas infeções de covid-19 e 14 mortes nas últimas 24 horas, mantendo os níveis baixos de incidência da pandemia a um dia do final da proibição do uso da máscara em espaços exteriores.
Embora sejam realizados menos testes de diagnóstico ao fim de semana, estes números são os mais baixos registados desde setembro e outubro do ano passado, com menos casos de covid-19 descobertos em cerca de 138 mil testes realizados desde sábado.
No total, Itália regista 4.258.069 infetados desde que surgiu a pandemia, em fevereiro de 2020, a que se somam ainda 127.472 mortes.
A pressão nos hospitais continua a diminuir, com 2.037 internados, menos 32 que no sábado, num total de 57.162 casos em fase ativa da doença, a maioria a recuperar em casa com poucos ou nenhuns sintomas.
Já 294 pessoas estão internadas em unidades de cuidados intensivos, menos quatro face a sábado.
Quanto aos números da vacinação contra a covid-19, 17,6 milhões de pessoas já concluíram a toma da vacina, correspondendo a 32,77% do total da população com mais de 12 anos. Foram administradas 49.650.721 doses.
-
Indonésia com recorde diário de 21.000 contágios
A Indonésia, o país atualmente mais afetado pela covid-19 no Sudeste Asiático, registou hoje um novo recorde diário de contágios com mais de 21.000 novos casos, numa altura em que os hospitais estão sobrecarregados.
No total, a Indonésia contabilizou, desde o início da pandemia, mais de 2,1 milhões de casos e 57.138 mortes. Mas, os números reais estimam-se muito maiores devido ao baixo número de testes realizados.
O número de contágios aumentou no país nas últimas semanas, após viagens feitas por milhões de pessoas, em maio, para se juntarem aos seus familiares no final do mês de jejum muçulmano do Ramadão.
Ao mesmo tempo, as autoridades identificaram a presença de novas variantes do vírus.
“Prevíamos um aumento no número de casos”, disse a porta-voz da equipa responsável pelo combate à covid-19, Siti Nadia Tarmizi, acrescentando que o pico é esperado nas próximas duas ou três semanas.
O governo indonésio, frequentemente acusado de responder de forma inadequada à pandemia, decidiu restringir temporariamente as viagens, mas sem impor bloqueios rígidos até o momento.
-
Irlanda do Norte já administrou mais de dois milhões de vacinas
A Irlanda do Norte já ultrapassou a marca de dois milhões de vacinas administradas, segundo anunciou o Ministro da Saúde, Robin Swann, citado pelo jornal The Guardian.
O total inclui todas as primeiras e segundas doses administradas na região. Cerca de 80% da população adulta já recebeu sua primeira dose e quase 60% estão totalmente vacinados com ambas as doses.
-
Covid-19. Oxford e AstraZeneca testam vacina contra variante detetada na África do Sul
Vão ser recrutados 2.250 participantes no Reino Unido, África do Sul, Brasil e Polónia, no âmbito das fases II e III do ensaio clínico em seres humanos. Dados devem ser revelados ainda este ano.
Covid-19. Oxford e AstraZeneca testam vacina contra variante detetada na África do Sul
-
Boletim. Pessoas a ficar infetadas foram três vezes mais do que a ficar recuperadas
O número de recuperados nas últimas 24 horas foi de mais 475, face aos 1.496 novos casos. Isto significa que houve cerca de três vezes mais novos casos do que novas recuperações, nas ultimas 24 horas.
Desde o início da pandemia, já recuperaram 825.684 pessoas, face às 874.547 que ficaram infetadas.
-
Boletim. Casos ativos passam os 31 mil — o que já não acontecia desde final de março
Portugal passou este domingo a linha dos 31 mil casos ativos: há agora 31.779 infetadas em Portugal, mais 1.020 desde o último balanço.
É preciso recuar a 26 de março para encontrar um dia em que o número de casos ativos superior a 31 mil.
-
Boletim. Lisboa abaixo dos mil casos diários. Regista 64% das novas infeções
Das 1.496 novas infeções que o balanço da DGS dá conta, 958 são na região de Lisboa e Vale do Tejo — o que equivale a 64% do total. Esta zona está assim abaixo da linha dos mil novos casos — o que já não acontecia há quatro dias. Em Lisboa e Vale do Tejo já 337.228 pessoas ficaram infetadas desde o início da pandemia.
Lisboa e Vale do Tejo ainda não atingiu o valor de casos totais registado no Norte, de 344.826. No entanto, aproxima-se cada vez mais. Nas últimas 24 horas, mais 227 pessoas ficaram infetadas no Norte.
Segue-se o Algarve com mais 151 casos, o Centro com mais 114, o Alentejo com mais 35, a Madeira com mais sete e os Açores com mais quatro.
-
Boletim. Única morte foi registada no Norte
A única morte por Covid-19 das últimas 24 horas foi registada no Norte: é um homem na faixa etária dos 60 aos 69.
Desde 19 de junho que não havia um dia com uma morte única por Covid-19. Já morreram 17.084 pessoas com a doença em Portugal desde o início da pandemia.