O primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, está infetado com covid-19. Bettel testou positivo pouco depois de ter estado, esta semana, na reunião do Conselho Europeu que juntou os outros líderes europeus, incluindo António Costa.

Em resposta ao Observador, o gabinete de Costa adianta que “o primeiro-ministro já foi informado da situação” e que “não teve praticamente contactos com o primeiro-ministro do Luxemburgo” em Bruxelas.

Ainda assim, e mesmo sublinhando que Costa não só já recebeu as duas doses da vacina como “usou sempre a máscara” e “respeitou as regras do distanciamento físico”, o primeiro-ministro já informou as autoridades e fará um teste à covid-19 já na segunda-feira de manhã.

Segundo a AFP, Bettel irá agora cumprir um isolamento de 10 dias. Ainda assim, de acordo com o comunicado do Governo do Luxemburgo, nenhum dos outros 26 líderes europeus é considerado um contacto de risco, apesar de terem estado juntos na quinta e sexta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A AFP lembra que no Luxemburgo um contacto de risco é definido como um contacto de mais de 15 minutos a menos de dois metros de distância, sem máscara, sendo que o gabinete do governante assegura que este cumpriu sempre as recomendações sanitárias.

Bettel, que ainda não tem a vacinação completa (recebeu a primeira dose da vacina a 6 de maio e ainda não tem a segunda toma), está com “sintomas leves”, como febre e dores de cabeça.

Os líderes europeus juntaram-se no final da semana para mais uma reunião do Conselho Europeu, órgão que reúne os primeiros-ministros. No primeiro dia, o debate centrou-se na questão da lei húngara que põe em causa os direitos das pessoas LGBT e foi demorado: os líderes terão estado juntos a discutir o assunto a partir das 17h de quinta-feira e só terão acabado já na madrugada de sexta-feira, pelas 02h.

Texto atualizado às 19h23 com a resposta do gabinete de António Costa.