A Autoridade de Saúde Regional do Algarve decidiu suspender as aulas presenciais do 1º e 2º ciclo (ou seja, do 1º ao 6º ano) em cinco municípios da região — Albufeira, Faro, Loulé, Olhão e S. Brás de Alportel. A medida valerá para todas as escolas, tanto do ensino público como do ensino privado.

Segundo um comunicado publicado na página da ARS Algarve, a medida foi tomada por causa da “gravidade da situação”, com o objetivo de “conter cadeias de transmissão”, e será aplicada a partir de segunda-feira.

A duração prevista é em princípio de 12 dias, o que significa que a decisão será revista a 9 de julho. Ora isto coincide com o final do ano letivo, que este ano é, para estes ciclos, a 8 de julho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O comunicado acrescenta que há “816 casos ativos confirmados ativos” de covid-19 e que as taxas de incidência a 14 dias por 100 mil habitantes são de 583 em Albufeira, 329 em Faro, 448 para Loulé, 403 para Olhão e 326 em São Brás de Alportel. Ou seja, todas acima da fasquia dos 240 casos por 100 mil habitantes, a linha vermelha a partir da qual os concelhos recuam no desconfinamento.

A ARS acrescenta que está a identificar e impor isolamento e vigilância aos casos confirmados e suspeitos e contactos de risco. A autoridade de saúde solicita ainda à comunidade educativa das escolas que contactem a linha SNS24 “caso surjam sinais ou sintomas” de covid-19.

Covid-19. Suspensão de aulas no Algarve é “falta de respeito” pelos pais, consideram deputados do PSD

A região do Algarve é a que apresenta o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 mais elevado no país, com 1,3, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) na sexta-feira. Ao nível nacional, desde o passado dia 14 de junho até 20 de junho, observou-se uma redução do Rt de 1,20 para 1,1, o que também se registou na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde passou de 1,26 para 1,11, adianta o relatório semanal da curva epidémica do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA),

Na região do Algarve observou-se “um aumento acentuado” do índice de transmissibilidade, tendo passado de 1,07 em 27 de maio de 2021 para 1,4 em 14 de junho (0,33 em 19 dias). Na quinta-feira, o Governo alertou que na próxima semana, se a situação epidemiológica se mantiver, “mais 16 concelhos” estarão no nível de risco muito elevado de incidência de covid-19, situação em que se encontram agora Albufeira, Lisboa e Sesimbra.