Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Com o fim do quarto dia de Jogos Olímpicos e o início do quinto, este liveblog fica por aqui. Pode continuar a acompanhar-nos aqui. Obrigada por nos ter acompanhado. Boa noite!

    João Almeida fora do top 15 no contra-relógio, Biles desiste do ‘all around’, Ana Catarina Monteiro alcança 3.º melhor resultado de sempre da natação portuguesa

  • Artur Soares Dias dirige jogo entre Austrália e Egito

    O português Artur Soares Dias vai ser o árbitro principal do jogo entre a Austrália e o Egito, naquele que será o seu segundo encontro dirigido no torneio olímpico de futebol masculino em Tóquio2020, anunciou hoje a Federação (FPF).

    Na quarta-feira, o árbitro de 42 anos terá como assistentes para esta partida da terceira jornada do grupo C, a disputar no Estádio Miyagi, em Rifu, os compatriotas Rui Licínio e Paulo Soares.

    O quarto árbitro será Jesus Valenzuela, da Venezuela, enquanto o polaco Pawel Raczkowski vai ser o videoárbitro (VAR).

    O português Tiago Martins também vai entrar de novo em ação, desta vez como VAR, no jogo entre Arábia Saudita e Brasil, o seu quinto na competição.

  • Houve Showtime, Dream Boy e Elegance mas Fogoso deu a Rodrigo Torres a possibilidade de fechar o diploma com chave de ouro

    Portugal acabou final de equipas de dressage no oitavo lugar. Alentejano Rodrigo Torres esteve em destaque, com Fogoso, e recordou o bisavô medalhado nos Jogos de 1936, Domingos Sousa Coutinho.

    Houve Showtime, Dream Boy e Elegance mas Fogoso deu a Rodrigo Torres a possibilidade de fechar o diploma com chave de ouro

  • Simone Biles: "Não queremos sair daqui numa maca"

    Simone Biles afirmou ainda que não queria fazer “algo estúpido e acabar magoada”. “Sinto que o facto de muitos atletas terem falado [sobre saúde mental] ajudou. É tão gigante, são os Jogos Olímpicos. Não queremos sair daqui numa maca”, disse segundo a BBC.

    Já de acordo com a CNN, o stress também pesou na decisão de Biles: “Sempre que estás numa situação de grande stress, como que te ‘passas’. Tenho de focar-me na minha saúde mental e não colocar em perigo a minha saúde e bem estar. É horrível quanto estás a lutar com a tua própria cabeça”.

    Simone Biles referiu ainda que toda a equipa vai tirar um “dia de descanso mental”.

    Simone Biles quer focar-se na sua saúde mental e avisa: “Não queremos sair daqui numa maca”

  • Simone Biles: "Não confio em mim como confiava antes"

    Simone Biles, que deixou esta terça-feira a competição de ginástica por equipas, ganha pela Rússia, já falou pela situação que, não só surpreendeu quem via, como “abalou” os fãs norte-americanos.

    Aos jornalistas, depois da prova, afirmou que tem de focar-se na sua saúde mental. “Depois da minha performance, não quis continuar. Tenho de focar-me na minha saúde mental, porque acho que isso é mais importante no desporto hoje em dia. Temos de proteger as nossas mentes e corpos e não apenas fazer o que o mundo quer que nós façamos”, disse.

    Em lágrimas, a superestrela norte-americana de 24 anos acrescentou: “Não confio em mim como confiava antes. Talvez esteja a envelhecer. Houve dias em que toda a gente tweeta sobre ti e sentes o peso do mundo. Não somos apenas atletas. Somos pessoas e às vezes temos de dar um passo atrás”.

  • Simone Biles cedeu. Se foi o corpo ou a cabeça, ninguém sabe, mas cedeu. E os EUA perderam (e foram o pior no solo)

    Americana não tinha conseguido o melhor desempenho na qualificação mas apurou-se para todas as finais, algo que não fizera em 2016. Hoje, na decisão por equipas, falhou no cavalo e até saiu da prova.

    Simone Biles cedeu. Se foi o corpo ou a cabeça, ninguém sabe, mas cedeu. E os EUA perderam (e foram o pior no solo)

  • Simone Biles deu de imediato os parabéns às novas campeãs olímpicas

  • Ginastas russas vencem o ouro na competição por equipas. Sem Biles, EUA ficam com a prata

    As ginastas russas ganharam a competição de ginástica por equipas, deixando para os restantes lugares do pódio as norte-americanas (sem Simone Biles), que ficaram com a prata e, de forma algo surpreendente, a equipa britânica, que chega ao pódio pela primeira vez desde 1928, ano em que as mulheres começaram a competir nesta modalidade.

    A Grã-Bretanha é assim o primeiro país além de EUA, Roménia, China ou União Soviética/Rússia/Equipa Unificada a conseguir alcançar o pódio depois da Alemanha Oriental, em 1988.

    As norte-americanas tinham alcançado o ouro em Londres 2012 e Rio 2016, com as russas, além de destronarem as rivais, a juntarem o título ao ouro masculino na mesma modalidade.

  • Raquel Queirós “muito feliz” com 27.º lugar no cross country.

    Raquel Queirós disse hoje estar “muito feliz” com a estreia em Jogos Olímpicos, com o 27.º lugar na prova de cross country. A estrear-se em Jogos Olímpicos, a portuguesa acabou a prova a 12.00 minutos da vencedora, a suíça Jolanda Neff.

    “Estou muito feliz. Dei o meu melhor, o melhor que consegui. No fim, o resultado foi bom, a corrida em si também, e só posso estar orgulhosa de mim própria. Estávamos a correr a um nível muito elevado e foi a primeira vez que corri com as melhores elites do mundo. Só posso estar satisfeita”, explicou à Lusa a jovem de 21 anos.

    Tendo cometido “vários erros” durante a corrida, a ciclista atribui-os à falta de “experiência a este nível”, uma vez que tem ainda pela frente dois anos no escalão sub-23, que não quer saltar por não pretender “apressar o processo” de evolução.

  • José Paulo Lopes com o 23.º tempo nos 800 metros livres

    O nadador português José Paulo Lopes foi esta terça-feira o 23.º mais rápido da qualificação dos 800 metros livres e falhou o acesso à final, apesar de ser quarto da sua série.

    Com um tempo de 7.56,15 minutos, ficou a mais de três segundos do recorde nacional que o próprio estabeleceu nos Europeus de maio, em Budapeste

  • Comunicado oficial diz que Simone Biles saiu da competição por equipas devido a "motivos médicos"

    A equipa norte-americana de ginástica (USA Gymnastics) já escreveu oficialmente sobre a saída de Simone Biles da competição de equipas, ainda que sem muitos detalhes.

    “Simone Biles desistiu da final da competição por equipas devido a motivos médicos. Será avaliada diariamente para determinar uma autorização médica para competições futuras”, lê-se no Twitter do organismo.

  • Biles abandonou a zona de competição e, quando regressou, abraçou todas as colegas de equipa

  • A Dama de Ferro caiu e Portugal ganhou a sua ministra: Ana Catarina Monteiro faz história com primeira meia-final de sempre nos Jogos

    Katinka Hosszu desistiu das meias dos 200 metros mariposa, Ana Catarina Monteiro garantiu pela primeira vez vaga de uma portuguesa entre as 16 melhores nos Jogos e conseguiu ainda o 14.º registo.

    A Dama de Ferro caiu e Portugal ganhou a sua ministra: Ana Catarina Monteiro faz história com primeira meia-final de sempre nos Jogos

  • Possível lesão explicará abandono de Biles

    Biles devia entrar em competição na próxima quinta-feira para disputar a final individual de ginástica. Há vários meios de comunicação social norte-americanos que apontam a possibilidade de a ginasta ter sofrido uma lesão — mas trata-se de versões ainda não confirmadas oficialmente

  • Segundo o Guardian, Simone Biles voltou do balneário com o pé direito ligado e com as proteções dos pulsos, mas tirou-os logo de seguida, abraçando ainda cada uma das suas colegas de equipa.

  • A NBC, por outro lado, refere que a ginasta norte-americana abandonou, em absoluto, a competição — não é claro, neste momento, se esse abandono se refere apenas à competição por equipas ou se está comprometida a sua própria prestação

  • O The New York Times conta que Biles falhou o aquecimento nas barras e que chegou mesmo a tirar as proteções nos pulsos antes de abandonar a zona de competição, acompanhada pelo treinador.

  • Biles conseguiu um resultado muito abaixo do esperado no cavalo, que não foi considerado para o resultado final da equipa norte-americana

  • Simone Biles fora da competição por equipas em Tóquio

    Ginasta norte-americana Simone Biles fora da competição por equipas

  • José Paulo Lopes tenta qualificação para a final dos 800 metros livres

    José Paulo Lopes prepara-se para entrar na piscina 4 do Tokyo Aquatics Centre. O nadador vai tentar a qualificação para a final de 800 metros livres

1 de 6