Momentos-chave
Histórico de atualizações
1 de 11
  • Bom dia. Este liveblog fica por aqui. Pode continuar a acompanhar todas as informações sobre o Mundial do Qatar neste link.

    Dia 9 do Mundial. Portugal vence Uruguai com dois golos de Bruno Fernandes e está nos oitavos (2-0)

  • "Esperemos que não aconteça nada ao rapaz. Percebemos a mensagem", diz Rúben Neves sobre invasor do jogo

    Médio explicou que saída por motivos físicos não traz problemas, falou sobre a luta a meio-campo contra uma equipa agressiva “um pouco por excesso quando a bola não estava lá” e deixou mais um pedido.

    “Esperemos que não aconteça nada ao rapaz. Percebemos a mensagem”, diz Rúben Neves sobre invasor do jogo

  • Da "noite de Fernandes" ao Cristiano que quer "até os golos que não marca". O que se diz lá fora sobre a vitória de Portugal

    Para a Gazzetta dello Sport as contas são muito simples: “Bruno mais Bruno é igual a qualificação”. Já o espanhol AS acredita que “quando o homem do United joga, o seu país joga”.

    Da “noite de Fernandes” ao Cristiano que quer “até os golos que não marca”. O que se diz lá fora sobre a vitória de Portugal

  • Mario Ferri, o homem que entrou em campo no Portugal-Uruguai é jogador de futebol amador e conhecido pelas suas invasões

    É jogador de futebol, mas desde 2010 que ficou conhecido por invadir campos. No Brasil, em 2014, pediu a libertação das crianças das favelas e deram-lhe três dias para sair do país.

    Mario Ferri, o homem que entrou em campo no Portugal-Uruguai é jogador de futebol amador e conhecido pelas suas invasões

  • "Tens um minuto e com tanta coisa perguntas isso...": a zona mista do Uruguai, entre o desagrado de Suárez e uma "farpa" de Cavani

    Coates destacou problema de eficácia, Ugarte pediu para não falar, Suárez não gostou da pergunta e foi-se embora, Cavani teve um “momento Ronaldo 2010” a visar treinador: o peso da derrota do Uruguai.

    “Tens um minuto e com tanta coisa perguntas isso…”: a zona mista do Uruguai, entre o desagrado de Suárez e uma “farpa” de Cavani

  • Iker Casillas elogia exibição de Diogo Costa: "O momento exato em que Portugal se classifica para os oitavos"

    O antigo guarda-redes do FC Porto elogiou… o atual guarda-redes dos “dragões” numa mensagem publicada na rede social Twitter, acompanhada por uma fotografia do momento em que Diogo Costa defende um remate de Bentancur.

    “O momento exato em que Portugal se classifica para os oitavos. E está certo, é uma defesa. Há que dar valor a esta jogada. Muito! Muito bem, Diogo Costa”, pode ler-se na referida publicação.

  • Qatar acusa BBC de fazer cobertura "muito racista" do Mundial e diz que Gary Lineker não quis ouvir "o outro lado" da história

    Principal responsável pela organização do Mundial mostra-se dececionado pela falta de vontade de Gary Lineker de “ouvir” a outra “parte da história”. Ex-jogador nega “qualquer pedido de envolvimento”.

    Qatar acusa BBC de fazer cobertura “muito racista” do Mundial e diz que Gary Lineker não quis ouvir “o outro lado” da história

  • Como ficam as contas de cada grupo? Saiba o que tem de fazer cada seleção para se apurar para os oitavos

    Portugal, França e Brasil já estão apurados. O Canadá e o Qatar já fizeram as malas para casa. A Alemanha tem a vida difícil e nem a Espanha tem lugar garantido. Veja tudo o que está por decidir.

    Como ficam as contas de cada grupo? Saiba o que tem de fazer cada seleção para se apurar para os oitavos

  • "A primeira parte já está. Agora é trabalhar para melhorar." Fernando Santos quer "calma" e garante que há espaço para fazer mais

    O selecionador nacional mostrou-se satisfeito com a exibição da equipa contra o Uruguai, garantiu que é preciso “melhorar” e deixou intenção de ficar em primeiro. Nuno Mendes sofreu contratura.

    “A primeira parte já está. Agora é trabalhar para melhorar.” Fernando Santos quer “calma” e garante que há espaço para fazer mais

  • Ronaldo reclama a autoria do primeiro golo: "Tocou-me. A bola tocou-me"

    Após o apito final, as imagens televisivas mostram Cristiano Ronaldo a assegurar que o primeiro golo de Portugal – cuja autoria lhe foi atribuída primeiro mas depois “passado” pela FIFA para Bruno Fernandes – era seu. “Tocou-me. A bola tocou-me”, diz o capitão da seleção portuguesa, com um sorriso resignado.

  • Bruno Fernandes: "A confiança irá manter-se intacta independentemente do que acontecer daqui até ao fim"

    Bruno Fernandes foi considerado “homem do jogo”, mas destacou a conquista dos três pontos. “Fico feliz por ter ajudado a seleção a ganhar que é o mais importante”, afirmou o médio. O camisola 8 português continua a acreditar que Portugal pode ser feliz. “Independentemente do resultado que obtivéssemos hoje, a confiança em vencer o Mundial mantinha-se a mesma. A confiança está no grupo, não está nos resultados. Os resultados positivos trazem mais confiança, mas a confiança irá manter-se intacta independentemente do que acontecer daqui até ao fim”, concluiu.

  • Voltou ao onze, fez história como português mais velho num Mundial, acabou como capitão: a noite bonita de Pepe

    O central voltou ao onze, fez 90 minutos pela primeira vez desde que regressou da lesão, acabou como capitão e ainda fez história: aos 39 anos, Pepe é o mais velho a jogar por Portugal num Mundial.

    Voltou ao onze, fez história como português mais velho num Mundial, acabou como capitão: a noite bonita de Pepe

  • Ana Catarina Mendes sobre a vitória da Seleção portuguesa: "Temos o direito de sonhar"

    Também Ana Catarina Mendes, ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, falou sobre a vitória de Portugal, esta segunda-feira.

    “A primeira etapa para o sonho que todos os portugueses alimentam de conquistar o Mundial está concretizada”, escreveu. E acrescentou: “Temos o direito de sonhar”.

  • Mais uma vitória, mais um momento descontraído entre Bernardo Silva e João Félix

    Bernardo Silva e João Félix voltam a aparecer juntos (e sorridentes) nas redes sociais após uma vitória da Seleção Nacional.

    A primeira vez que a dupla apareceu nas stories do Instagram de Bernando Silva foi depois do triunfo frente ao Gana. Nessa imagem, os jogadores apareciam de óculos de sol no autocarro. Agora, esta segunda-feira, festejam a passagem aos oitavos de final — animados, mas sem óculos de sol.

    A imagem partilhada por Bernardo no Instagram

  • "Um grande jogo, uma justa conquista", disse António Costa

    António Costa também reagiu à vitória da Seleção portuguesa, através das redes sociais. “Um grande jogo, uma justa conquista que garantiu o acesso à fase seguinte neste Mundial”, escreveu o primeiro-ministro.

    “Vibrámos todos com esta vitória”, acrescentou.

  • Fernando Santos e o Portugal-Coreia do Sul: "Entramos em todos os jogos para ganhar, não temos por princípio facilitar"

    Relativamente à lesão de Nuno Mendes, que teve de ser substituído durante o jogo, Fernando Santos apontou: “Depois de amanhã irá fazer exames. Ele diz que sentiu uma espécie de contratura [muscular]. Se o jogador reagiu rápido ao que sentiu, pode não ser tão complicado. Mas vamos deixar passar estas 24 horas e depois de amanhã iremos fazer exames para ver como ele está”.

    Já sobre o jogo final de Portugal na fase de grupos, contra a Coreia do Sul, Fernando Santos avisa: não irá fazer revoluções. “Um ou outro jogador se calhar vai precisar de recuperar melhor, vamos ver o estado físico dos jogadores. Mas tentamos entrar em todos os jogos para ganhar, não temos por princípio facilitar”. Ainda assim, notou: “Tenho confiança em todos os meus jogadores”.

    Já questionado sobre a exibição de Bruno Fernandes, que marcou dois golos (depois de, no jogo inaugural, ter feito duas assistências), Fernando Santos preferiu falar no “trabalho de toda a equipa”. “Se a equipa não jogar bem, não há individualidades possíveis. O Diogo Costa fez duas defesas fantásticas também. Se fossemos individualizar teríamos de falar jogador a jogador”, acrescentou.

  • Augusto Santos Silva foi ao Qatar e também festejou a vitória da Seleção portuguesa: "Parabéns, Portugal"

    Depois de Marcelo Rebelo de Sousa, também Augusto Santos Silva felicitou a equipa da Seleção portuguesa pelo apuramento para os oitavos de final, depois de vencer o Uruguai. “Parabéns, Portugal”, escreveu o presidente da Assembleia da República, que esteve presente no Qatar, para assistir ao jogo.

  • Fernando Santos e o que é preciso melhorar: "Esta equipa com a capacidade que tem, tem de empurrar o adversário"

    Relativamente ao jogo, o Selecionador português defendeu que a equipa esteve “muito bem”, num “jogo muito difícil” contra “uma equipa muito difícil”.

    “O Uruguai entrou a pressionar muito forte, tivemos muitas dificuldades para circular bem a bola mas depois conseguimos libertar-nos, ganhar espaços e controlar a partida. Tivemos algumas situações boas. A equipa estava bem agrupada, a não permitir que a equipa do Uruguai fizesse aquilo que faz muito bem: a transição defesa-ataque, a transição ataque-defesa, o ataque rápido”, apontou.

    Os 15 minutos finais da primeira parte foram “mais difíceis”, apontou o selecionador, que considerou que houve “mérito da equipa do Uruguai, que tem muita qualidade nos seus jogadores”.

    Ao intervalo disse aos jogadores que era preciso entrar no nosso registo normal. Acho que o fizemos muito bem na segunda parte. Acabámos por vencer o jogo de uma forma justa”, apontou.

    Para o Selecionador português, há um aspeto a melhorar: “Esta equipa com a capacidade que tem de circulação da bola, tem de empurrar o adversário e obrigá-lo a jogar mais perto da sua baliza”.

  • Ronaldo celebra apuramento: "Frente a um adversário de grande mérito fizemos valer a nossa força"

    Nas redes sociais, Cristiano Ronaldo destacou o “grande trabalho” da Seleção Nacional, que se apurou para os oitavos de final do Campeonato do Mundo ao vencer o Uruguai.

    “Frente a um adversário de grande mérito, fizemos valer a nossa força e a nossa qualidade. Vamos em frente! Estamos na luta e o nosso sonho continua bem vivo! Força, Portugal”, escreveu o capitão da Seleção Nacional no Instagram.

  • Fernando Santos, os oitavos e o 1º lugar que não está garantido: "O meu desejo e o desejo do Brasil é que nos encontremos mais tarde"

    O primeiro lugar no grupo não está garantido, mas está bem encaminhado. Este foi um dos temas principais da conferência de imprensa de Fernando Santos, depois da vitória frente à Seleção do Uruguai. O selecionador português fez questão de vincar: “Nós ainda não passámos no primeiro lugar, não está garantido. O Gana ainda tem uma palavra a dizer. Mas queremos ficar em primeiro”.

    Questionado por um jornalista brasileiro sobre se desejava evitar o confronto com o Brasil já nos oitavos de final, Fernando Santos apontou: “Se tivéssemos que jogar… o meu desejo e desejo do Brasil é que nos encontremos mais tarde, esperemos que sim [que aconteça]. Temos uma forte probabilidade de acabar em primeiro e vamos encarregar-nos disso também, mas não só pela questão do Brasil mas porque queremos ser primeiros”.

1 de 11