O principal responsável pela organização do Mundial do Qatar, Hassan Al-Thawadi, acusou a BBC de fazer uma cobertura “muito racista” do Campeonato do Mundo. Em causa estão os comentários de “antijogo” feitos por Jurgen Klinsmann, antigo futebolista e treinador alemão, durante o jogo do Irão contra o País de Gales — que os iranianos venceram por 2-0.

“O Irão jogou muito bem. Foram a melhor equipa, até ao minuto 95 ou 96. Certo? E ainda assim, a cobertura que nós vimos, por exemplo da BBC, a falar sobre como [o antijogo] faz parte da cultura [do Irão]” foi “muito, muito elitista” e “muito racista”, considerou o responsável, em entrevista à talkSPORT, citada pelo Telegraph.

Além disso, Hassan Al-Thawadi criticou ainda a BBC por ter começado a cobertura do Mundial do Qatar com um monólogo do antigo futebolista britânico Gary Lineker — que durante cerca de três minutos falou sobre as polémicas que marcaram a preparação da competição.

Admitindo que a “parte triste” é que admirava Gary Lineker quando “crescia”, Hassan Al-Thawadi disse que é “muito dececionante” que o antigo futebolista nunca se tenha querido “envolver” com a organização do Qatar, que “muitas vezes” entrou em contacto para ter uma conversa para ter a oportunidade de mostrar a sua posição: “Pelo menos ouça-nos”. “Nunca existiu o desejo de ouvir a nossa parte da história”, vincou o principal responsável pela organização do Campeonato do Mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nunca se preocuparam em ouvir o outro lado ou pelo menos apresentar uma visão equilibrada” dos factos, defendeu Hassan Al-Thawadi, que considerou que o uso da braçadeira “OneLove” — entretanto proibida — seria “um problema”.

No Twitter, Gary Lineker mostrou-se surpreso com a entrevista de Hassan Al-Thawadi: “Bem, isto é novidade para mim. Nem o meu agente, nem eu recebemos qualquer pedido de envolvimento com ninguém [da organização] do Qatar 2022. Tenho as minhas fraquezas, mas não sou assim tão rude. Muito estranho”.