Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog, referente ao dia de 27 de dezembro de 2020, vai ser agora arquivado. Para continuar a seguir as notícias da Covid-19 de 28 de dezembro, consulte o nosso novo liveblog aqui:

    Trump aprova novo pacote de ajuda à economia, evitando novo “shutdown” do governo

  • GNR sem meios para travar festa de casamento com 50 pessoas que durou mais de um dia

    Festa de casamento começou na quinta-feira e não respeitava medidas que restringem ajuntamentos. Os guardas tentaram desmobilizar, mas os convidados voltaram. E não houve reforço de meios.

    GNR sem meios para travar festa de casamento com 50 pessoas que durou vários dias

  • Cerca de 200 turistas britânicos fugiram de quarentena na Suíça

    Dos 420 turistas britânicos na estância de esqui suíça, cerca de 200 não terão aguentado ficar confinados num quarto de 20 metros quadrados com outras três pessoas e fugiram.

    Cerca de 200 turistas britânicos fugiram de quarentena na Suíça

  • Brasil com mais 344 mortos e 18.479 novos casos

    O Brasil registou 344 mortes nas últimas 24 horas e 18.479 novos casos de infeção por covid-19, contabilizando um total de 191.139 óbitos, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde brasileiro.

    Segundo o último boletim divulgado pelo Governo brasileiro, citado pela agência Efe, o número total de contágios pelo novo coronavírus situa-se agora nos 7.484.285. Desse total de contágios há a registar a recuperação de 6.515.370 pessoas, o que representa uma taxa de 87,1%. Por outro lado, 777.776 pessoas continuam em observação.

  • Um profissional de saúde não prioritário pode ser vacinado se pertencer a um grupo de risco (mais de 50 anos com comorbilidades)

    Entre os profissionais de saúde, só são vacinados na primeira fase os que forem prioritários. Mas um profissional de saúde que não seja prioritário pela profissão pode passar a sê-lo se tiver mais de 50 anos e uma das comorbilidades previstas para esta primeira fase.

    “A vontade pessoal é soberana e ninguém será vacinado contra a sua vontade.”

  • Profissionais de saúde do privado vão ser vacinados na primeira fase se forem prioritários

    Os profissionais de saúde do privado também vão ser vacinados na primeira fase, garantiu Diogo Serras Lopes, em entrevista na SIC Notícias.

    “Naturalmente, a identificação dos profissionais prioritários do Serviço Nacional de Saúde é mais célere, porque é um sistema é mais organizado e mais conhecido”, disse o secretário de Estado da Saúde.

    “De qualquer forma, estamos a trabalhar para a identificação dos profissionais prioritários do setor privado e serão vacinados na primeira fase.”

    Por profissionais prioritários entende-se aqueles que tenham contacto com doentes, daí que para Diogo Serras Lopes seja natural que os profissionais que trabalham nos laboratórios de análises privados e fazem testes de diagnóstico para o SARS-CoV-2 possam ser vacinados também, tal como acontece com as equipas dos laboratórios públicos. “Se for esse o entendimento das entidades que os vão considerar como prioritários.” Ou seja, os empregadores com a ajuda das ordens profissionais.

    O secretário de Estado da Saúde lembra que nem todos os profissionais de Saúde do Serviço Nacional de Saúde serão vacinados nesta primeira fase porque nem todos são considerados prioritários.

  • 4.534 pessoas vacinadas (ou registadas) até às 21 horas

    No primeiro dia de vacinação em Portugal estavam, até às 21 horas, registados 4.534 utentes vacinados (ou registados). “Para primeiro dia parece um excelente resultado”, disse Diogo Serras Lopes, secretário de Estado da Saúde.

    Diogo Serras Lopes disse que os cinco centros hospitalares selecionados para este primeiro dia responderam muito bem e que o dia decorreu “sem qualquer ocorrência reportada”.

    A jornalista da SIC Notícias lembra, no entanto, que houve relatos de problemas administrativos em Coimbra e que algumas vacinas tiveram de ser adiadas para segunda-feira de manhã — diminuindo o número de vacinas administradas para 4.394.

    O secretário de Estado da Saúde desvalorizou eventuais percalços e disse que todos os registos foram feitos corretamente no sistema. “Para primeiro teste diria que correu muito bem.”

  • 3.920 profissionais de saúde vacinados no Porto

    No dia em que arrancou a vacinação contra a Covid-19 em Portugal foram vacinados 3.920 profissionais de saúde nos hospitais do Porto, segundo a SIC Notícias.

    Ao hospital de Santo António e ao Centro Materno-Infantil chegaram 1.795 doses da vacina. Até terça-feira vão ser vacinadas 600 pessoas por dia, tendo os profissionais da unidade de cuidados intensivos sido vacinados primeiro.

  • Madeira com 49 novos casos, 15 numa unidade privada de saúde mental

    A Madeira registou 49 novos casos de covid-19, 15 dos quais utentes e colaboradores de uma unidade privada na área de saúde mental, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas subiu para 493.

    Sobre os casos positivos reportados no domingo, há a assinalar “15 casos (13 residentes e dois colaboradores) identificados no âmbito do rastreio de contactos em curso numa unidade de saúde prestadora de cuidados de longa duração, do setor privado, onde tinha sido ontem [sábado] identificado um caso positivo de covid-19”, refere em comunicado.

    A Direção Regional de Saúde especifica que 14 dos 49 novos casos são importados – sete provenientes do Reino Unido, quatro da região de Lisboa e Vale do Tejo, dois da República Checa e um da região Norte de Portugal – e 35 de transmissão local.

    Há também a assinalar 14 recuperações, pelo que a região passa a contabilizar 1.008 casos recuperados, num total de 1.513 infeções confirmadas no arquipélago desde 16 de março, das quais 493 estão ativas. A Madeira regista ainda 12 óbitos associados à doença.

  • África do Sul enfrenta nova variante com mais de um milhão de infetados

    A África do Sul superou um milhão de infeções pela covid-19, com 1.004.413 casos confirmados e 26.735 mortos, numa altura em que enfrenta uma nova variante do vírus, divulgou o Ministério da Saúde sul-africano.

    “Superámos agora um milhão de casos acumulados da covid-19 na Árica do Sul. Temos de aderir a intervenções não farmacêuticas para prevenir uma maior propagação do vírus”, escreveu na rede social Twitter o ministro da Saúde, Zweli Mkhize, citado pela agência Efe.

    A África do Sul atinge esta marca numa altura em que o país enfrenta uma nova variante do vírus da covid-19, que foi detetada na província sul africana do Cabo Oriental.

    A nova estirpe do coronavírus SARS-CoV-2 identificada no Reino Unido, apresentada como mais contagiosa e que está a inquietar o mundo, já está a circular em vários países e territórios, dentro e fora da Europa.

  • Itália regista mais 8.813 casos, apesar de queda no número de testes

    A Itália registou 298 mortes e 8.913 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mas com menos 20.000 testes realizados do que no sábado, o que fez aumentar a taxa de positividade para quase 15%, avançou hoje a EFE.

    Segundo os dados do Ministério da Saúde italiano, referentes às últimas 24 horas, foram registados apenas 8.913 novos positivos, mas foram realizados 59.879 exames, face aos 81.000 registados no sábado e aos 152.000 na sexta-feira.

    Com as 298 mortes registadas nas últimas 24 horas, o número total de vítimas mortais desde o início da pandemia ascendeu a 71.925.

    Já o número total de infeções subiu para 2.047.696. A proporção de novos casos aumentou para 14,89%, depois de ter sido de 12,8% no dia anterior.

    Pela primeira vez nas últimas semanas, o número de pessoas internadas em hospitais voltou a crescer, com 26.151 pacientes nas últimas 24 horas, mais 259 do que no sábado. No entanto, mantiveram-se os mesmos 2.582 pacientes com covid-19 internados nas unidades de cuidados intensivos.

  • França com mais 175 mortos e 8.822 casos

    A França registou 175 mortes e 8.822 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados oficiais divulgados este domingo, aumentando para 62.746 o total de mortes e para 2.559.686 os casos confirmados desde o início da pandemia.

    De acordo com os dados divulgados pelas autoridades de saúde francesas, relativamente aos internamentos, das 7.715 pessoas hospitalizadas nos últimos sete dias, 1.118 encontram-se nos cuidados intensivos.

    Já a taxa de positividade dos testes realizados fixou-se em 2,9%, tendo em conta o número de pessoas com teste PCR ou de antigénio positivo nos últimos sete dias.

  • Idosos, profissionais de saúde, líderes políticos e religiosos. Os primeiros vacinados contra a Covid-19 na Europa

    Este domingo arrancou a campanha de vacinação contra a Covid-19 na União Europeia. Portugal, Itália e Hungria começaram pelos profissionais de saúde. Espanha, França e Alemanha pelos idosos nos lares.

    Idosos, profissionais de saúde, líderes políticos e religiosos. Os primeiros vacinados contra a Covid-19 na Europa

  • CDS-PP critica "espetáculo mediático" em torno da vacinação

    O presidente do CDS condenou aquilo que considerou o “espetáculo mediático” do começo do plano de vacinação contra o vírus SARS-CoV-2, nomeadamente pela ministra da Saúde.

    CDS-PP critica “espetáculo mediático” em torno da vacinação

  • Reino Unido com mais 30.501 infetados

    O Reino Unido reportou mais 30.501 infetados e 316 mortos em 24 horas, de acordo com as estatísticas governamentais atualizadas no domingo. Estes números ainda não refletem a situação mais atual da Escócia e da Irlanda do Norte.

    A 22 de dezembro, havia 21.286 pessoas com covid-19 hospitalizadas, próximo dos 21.683 internados no pico da primeira onda da pandemia, em 12 de abril.

    Também em 22 de dezembro, havia 1.529 infetados nos cuidados intensivos, em camas com ventilador mecânico.

  • Quercus alerta que pandemia é "grito" do planeta para mudança de hábitos ambientais

    Para a associação ambientalista Quercus, a pandemia é uma expressão de profundos desequilíbrios dos ecossistemas, perda de biodiversidade e um grito do planeta que apela à mudança de hábitos de vida.

    Quercus alerta que pandemia é “grito” do planeta para mudança de hábitos ambientais

  • Quase 2.000 profissionais de saúde vacinados até às 17h00 em Lisboa e no Porto

    Ponto de situação nas unidades hospitalares onde estão a ser administradas vacinas aos profissionais de saúde, de acordo com os dados recolhidos pelas várias equipas de reportagem do Observador no terreno e que ainda não incluem dados sobre Coimbra.

    • Hospital de Santa Maria, Lisboa: 390 pessoas vacinadas;
    • Hospital de São José e Hospital Curry Cabral, em Lisboa: 880 vacinados até agora;
    • Hospital de Santo António, no Porto: 150 profissionais vacinados até ao final da manhã (o objetivo é chegar aos 600 até às 20 horas);
    • Hospital de São João, no Porto: 507 profissionais vacinados na unidade onde começou a operação

  • Costa agradece a entidades que contribuíram com 10 milhões de euros para a vacinação

    O primeiro-ministro volta ao Twitter para agradecer às entidades nacionais (que não identifica) que contribuíram com 10 milhões de euros para o esforço financeiro associado à vacinação.

  • O testemunho dos primeiros portugueses a receber a vacina contra a covid-19

    António Sarmento, Letícia Ribeiro, Fernando Nolasco e Sandra Braz foram os primeiros profissionais de saúde a ser vacinados contra a Covid-19 e descrevem o momento. Ouça aqui os testemunhos

    O testemunho dos primeiros portugueses a receber a vacina contra a covid-19

  • União Europeia arrancou campanha de vacinação com sentimentos de "felicidade, responsabilidade e emoção"

    Do sul ao norte da Europa, foram vários os países que, à semelhança de Portugal, começaram este domingo a pôr em prática os planos de vacinação contra a Covid-19. Os testemunhos e as histórias são diferentes, assim como os sentimentos. Mas há uma palavra em comum: “Esperança”.

    Ouça aqui.

    União Europeia arrancou campanha de vacinação com sentimentos de “felicidade, responsabilidade e emoção”

1 de 5