Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog fica por aqui. Se quiser continuar a acompanhar a evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal e no mundo pode ler-nos agora aqui.

  • Governo de Cabo Verde suspende atividades relacionadas com o Carnaval

    O Governo de Cabo Verde anunciou hoje a suspensão de todas as atividades relacionadas com o Carnaval no país, desde ensaios, desfiles e festas, devido ao aumento exponencial do número de casos de Covid-19 no arquipélago.

    “À semelhança do ano passado, o Governo decidiu suspender as atividades comemorativas do Carnaval em todo o território nacional, designadamente as ações de preparação, os ensaios, mas também os desfiles e as apresentações de blocos bem como as festas públicas ou privadas ou em espaços públicos”, anunciou em conferência de imprensa, na cidade da Praia, o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

    Este ano o Carnaval assinala-se em 1 de março, mas muito antes há grandes aglomerações no país para as preparações dos desfiles, sobretudo no mais emblemático, na ilha de São Vicente, que movimenta milhares de pessoas, mas não vai acontecer pelo segundo ano consecutivo.

  • Pfizer anuncia que vacina contra a variante Ómicron estará "pronta em março"

    O CEO da empresa, Albert Bourla, deixa claro que ainda não sabe se será necessária a utilização da vacina numa possível quarta dose de reforço, mas na dúvida o melhor é “fazer experiências”.

    Pfizer anuncia que vacina contra a variante Ómicron estará “pronta em março”

  • Moçambique com 65 mortes na última semana, a pior da quarta vaga

    Moçambique registou 65 mortes por Covid-19 na última semana, segundo dados do Ministério da Saúde, o maior número de óbitos semanais desde que começou a quarta vaga da doença no país, em dezembro.

    Também durante a última semana foram registados mais 17.620 casos, um abrandamento face aos sete dias anteriores em que tinha havido 21.196 infeções, sendo que o total de casos ativos é agora de 37.999.

    Moçambique tem hoje 232 pessoas internadas devido à Covid-19, mais 31 que há uma semana.

    Desde dia 3 de janeiro, o país registou ainda o maior número de casos dados como recuperados, totalizando 12.212, o dobro da semana anterior.

  • Sócios gerentes de agências de viagens sem condições para aceder a apoio do Turismo de Portugal

    A Associação de Sócios Gerentes das Agências de Viagens e Turismo (ASGAVT) alertou hoje para as dificuldades colocadas pelas regras do microcrédito do Turismo de Portugal (TP), referindo que os associados não têm “condições de pagar”.

    “Não podemos aceitar simplesmente os 20% a fundo perdido do microcrédito do TP, nenhum de nós está em condições de começar a pagar todos os compromissos/créditos a que fomos forçados a aderir, trata-se de dívidas que não temos condições de pagar”, afirmou a associação, em comunicado.

    “Encerrados e sem qualquer perspetiva de futuro batemo-nos por apoios que seriam a nossa única esperança de manter vivos os nossos pequenos negócios”, salientou a associação, indicando que, “embora insuficientes, o programa Adaptar, o microcrédito do Turismo de Portugal, os financiamentos da banca com as linhas Covid e o ‘lay-off’ vieram a revelar-se absolutamente essenciais” para que uma grande parte destes empresários “chegasse até este momento sem entrar em insolvência e sem incumprir com os clientes que ainda têm os ‘vouchers’ para serem reembolsados e que só agora começam a ser liquidados”.

  • França simplifica protocolo Covid-19 nas escolas com 10 mil turmas sem aulas

    Para continuar a frequentar as aulas em França, uma criança tem de apresentar três testes negativos à Covid-19 com o intervalo de dois dias cada um.

    França simplifica protocolo Covid-19 nas escolas com 10 mil turmas sem aulas

  • Madeira regista hoje duas mortes, 1.592 novos casos e 3.412 recuperados

    A Madeira registou duas mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, 1.592 casos de infeção por SARS-CoV-2 e 3.412 recuperados, anunciou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

    O boletim epidemiológico diário divulgado pela DRS refere que, dos 1.592 novos casos, 27 são importados e 1.565 são de transmissão local.

    De acordo com o documento, foram também reportadas 3.412 recuperações nas últimas 24 horas, passando a Madeira a contabilizar 8.406 casos de Covid-19 ativos (302 importados e 8.104 de transmissão local).

  • Cabo Verde regista mais uma morte e 709 novos positivos

    Cabo Verde registou 709 infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e mais uma pessoa morreu na cidade da Praia por complicações associadas à Covid-19, informou hoje o Ministério da Saúde.

    De um total de 1.746 resultados recebidos dos laboratórios do país, aquele ministério cabo-verdiano informou que há mais 709 casos novos positivos, representando uma taxa de positividade de 40,6%.

    Os novos casos foram registados em Santiago, sendo 183 na cidade da Praia, e 46 nos restantes municípios, 37 no Fogo, oito na Brava, 59 em Santo Antão, 268 em São Vicente, o Sal somou mais 63, São Nicolau com 26, Boa Vista regista mais 14 e o Maio com cinco.

  • Incidência em Espanha sobe até quase 3.000 casos por 100.000 habitantes

    A incidência acumulada de contágios de Covid-19 em Espanha subiu hoje para 2.989,5 por 100.000 habitantes, com a pressão hospitalar nas unidades de cuidados intensivos nos 23,58%, segundo a última atualização do Ministério da Saúde espanhol.

    A velocidade a que ocorrem os contágios teve um crescimento de 267 pontos desde sexta-feira, passando de 2.722,3 casos para 2.989,5 (hoje) por cada 100.000 habitantes diagnosticados nos últimos 14 dias.

    As comunidades autónomas com maior incidência são as de Navarra (7.101,2 casos), a do País Basco (6.184,4) e a de Aragão (5.415,6).

    Registaram-se ainda 292.394 contágios nos últimos três dias, e o número de mortos associados à doença Covid-19 foi de 202 pessoas durante o mesmo período.

  • Não está vacinado? Em Itália, não pode andar de autocarro nem ir ao restaurante

    Em Itália, quem não estiver vacinado não pode andar em transportes públicos, nem ir a um restaurante, ginásio ou hotel. “Dois terços dos doentes em UCI não estão vacinados”, justifica Mario Draghi.

    Não está vacinado? Em Itália, não pode andar de autocarro nem ir ao restaurante

  • Mais de 300 mil crianças com entre 5 e 11 anos já receberam a primeira dose da vacina

    Mais de 300 mil crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 11 anos já iniciaram a vacinação contra a Covid-19 em Portugal, o equivalente a 48% das crianças pertencentes a esta faixa etária.

    As crianças que não foram vacinadas nestes dias só vão poder agendar a vacinação nos próximos períodos dedicados à vacinação pediátrica, a partir de 5 de fevereiro.

    Num comunicado enviado às redações destaca-se ainda que, à data, cerca de 45 mil crianças não estão elegíveis para a vacinação, uma vez que contraíram a doença nos últimos 90
    dias.

    “O número de novos casos de COVID-19 em crianças tem vindo a aumentar, pelo que a Direção-Geral da Saúde recomenda a vacinação das crianças nesta faixa etária”, pode ler-se na nota.

  • Administradas 23.182 doses de reforço nas últimas 24 horas

    Nas últimas 24 horas foram vacinadas mais 23.182 pessoas com a dose de reforço, indica o relatório de vacinação diário divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, já receberam a dose de reforço mais de três milhões de portugueses (3.332.566).

    Em termos percentuais, 89% das pessoas com mais de 80 anos já tomaram a dose de reforço, enquanto 89% dos cidadãos entre os 70 e os 79 anos já receberam uma toma extra. Dos 60 aos 69 anos, 74% receberam uma dose de reforço, enquanto 38% da faixa etária dos 50 aos 59 anos também já foi vacinado.

    Completaram ainda o esquema vacinal da Covid-19 mais 4.538 pessoas, contabilizando-se 8.733.311 pessoas totalmente vacinadas.

    E receberam a primeira dose da vacina mais 45.151 crianças dos cinco aos onze anos (300.481 no total).

    Já a vacina da gripe foi administrada a mais 243 pessoas nas últimas 24 horas (2 472 346 no total).

  • Declarações de isolamento automáticas "é grande ajuda", mas há "dúvidas"

    Há dúvidas sobre a operacionalização dos processos, diz Rui Nogueira, médico de família em Coimbra e ex-representante da classe, mas “rapidamente” devem ser esclarecidas. Também baixas e altas já são automáticas desde esta segunda-feira.

    Declarações de isolamento automáticas “é grande ajuda”, mas há “dúvidas”

  • Autoagendamento de dose de reforço disponível para maiores de 45 anos

    O autoagendamento da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 ficou disponível, no final da tarde de hoje, para maiores de 45 anos.

    Pode fazer o autoagendamento através do portal do ministério da Saúde.

    A vacina da Janssen manteve a mesma faixa etária: maiores de 30 anos.

  • Governo apela ao voto antecipado para "prevenir o risco de infeção"

    Para prevenir o “risco de infeção no dia 30”, Francisca Van Dunem apelou ao voto antecipado. “Assim garante-se que o maior número de pessoas vai votar”, indicou.

  • MAI diz que há redução de 30% de infetados confinados com novas regras da DGS

    Francisca Van Dunem divulgou que durante a última semana estiveram isoladas, em média, 428.644 pessoas.

    Com as novas regras da Direção-Geral da Saúde que ditaram a redução para sete dias do isolamento e ainda que redefiniram os contactos de risco, a ministra salienta que isso tenderá a reduzir em 30% dos infetados confinados e em 19% aquelas que são caracterizados como sendo de alto risco.

  • Francisca Van Dunem garante que Governo está preparado para vários cenários seja qual for decisão da PGR

    A ministra da Administração Interna indicou que o Governo decidiu pedir um parecer ao conselho consultivo Procuradoria Geral da República por haver “dois direitos constitucionais conflituantes”: o direito ao sufrágio e o direito à saúde pública.

    “Aguardamos por esse parecer”, referiu Francisca Van Dunem, assegurando que o Governo “tem tudo preparado” para “agir” em qualquer um dos cenários, mesmo que seja “nas piores das hipóteses”.

  • Governo estima quase 400 mil cidadãos isolados no dia das eleições

    Após receber os partidos, Francisca Van Dunem, ministra da Administração Interna (MAI), disse que o Governo estima ter cerca de 400 mil cidadãos em isolamento no dia 30 de janeiro.

    Francisca Van Dunem explicou que o país atingiu o pico da variante Ómicron “a semana passada” ou atingi-lo-á esta semana. Assim, é previsto que, na altura das eleições, haja uma “queda abrupta” no número de casos diários.

    “A experiência colhida em outros país aponta no sentido de que a uma subida exponencial se segue uma queda abrupta. Estamos convencidos de que teremos, na altura das eleições, mais ou menos o nível de pessoas confinadas nas últimas presidenciais, que foram 384.046”, disse a ministra.

  • São Tomé e Príncipe com recorde de cinco mortos e cerca de mil infeções na última semana

    O arquipélago de São Tomé e Príncipe registou na última semana cinco mortes associadas à Covid-19 e 992 novas infeções pelo novo coronavírus, tendo atingido o recorde de 319 novos casos em um só dia, de acordo com os dados oficiais.

    Segundo o Boletim Diário divulgado hoje pelo Ministério da Saúde, o arquipélago registou 24 infeções pelo SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, sendo 18 na ilha de São Tomé e seis infeções na ilha do Príncipe.

    Os dados apontam ainda para um total de 1.613 testes realizados na semana entre 3 a 9 de janeiro, dos quais 992 foram positivos e 621 negativos.

    O recorde de novas infeções (319) foi registado no sábado.

  • Mãe leva o filho na mala do carro até centro de testagem com medo de ser infetada

    Na chegada ao local do teste, em Houston, no Texas, os profissionais de saúde informaram a mãe que o filho não seria testado enquanto não estivesse nos bancos traseiros do veículo.

    Mãe leva o filho na mala do carro até centro de testagem com medo de ser infetada

1 de 4