Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia.

    Este liveblog do Observador termina aqui. Pode continuar a receber todas as notícias sobre a pandemia de Covid-19 no novo liveblog, que esta terça-feira abre com a notícia de que Lewis Hamilton, campeão de Fórmula 1, está infetado pelo novo coronavírus e não vai competir no Bahrain Grand Prix.

    Lewis Hamilton infetado pelo novo coronavírus. Vai falhar a próxima corrida

  • Vietname regista caso de transmissão local em quase três meses

    O Vietname registou esta segunda-feira o primeiro caso de transmissão local de Covid-19 em quase três meses, escreve o The Guardian.

    O Ministério da Saúde anunciou que detetou um caso do novo coronavírus num homem de 32 anos na cidade de Ho Chi Minh, familiar de um comissário de bordo da Vietnam Airlines que acusou positivo no fim de semana.

    O Vietname contabiliza apenas 1.347 casos do novo coronavírus e 35 mortes, num país de 95 milhões de pessoas, desde o início da pandemia.

  • Covid-19. Surto em lar de freguesia de Portalegre com 11 infetados

    O presidente do lar na freguesia de Fortios, em Portalegre, recebeu esta manhã os testes realizados às pessoas do centro de saúde e confirmou que “seis colaboradoras e cinco utentes” estão infetados.

    Covid-19. Surto em lar de freguesia de Portalegre com 11 infetados

  • Covid-19. Novos casos aumentam mais de 50% em 6 concelhos de Vila Real e em 2 de Bragança

    Entre a terceira e quarta semana de novembro, oito concelhos da região Norte registaram um crescimento superior a 50% de novos casos de infeção pelo novo coronavírus.

    Covid-19. Novos casos aumentam mais de 50% em 6 concelhos de Vila Real e em 2 de Bragança

  • Covid-19. OMS diz que situação do Brasil é “muito preocupante”

    No dia em que São Paulo endureceu as medidas após um aumento de casos, o diretor-geral da OMS recordou o momento mais crítico no Brasil, quando se registaram 319 mil novos casos por semana.

    Covid-19. OMS diz que situação do Brasil é “muito preocupante”

  • Autoridade sanitária brasileira inspeciona fábrica de vacina contra a Covid-19 na China

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil confirmou esta segunda-feira o início dos trabalhos de uma equipa de inspetores brasileiros, que foram designados para verificar as boas práticas de fabrico da vacina CoronaVac, na China.

    Num comunicado, o órgão ligado ao Ministério da Saúde do Brasil frisou que, no primeiro dia de inspeção, a sua equipa verificou os pontos do sistema de gestão da qualidade farmacêutica da CoronaVac, imunizante contra Covid-19 em fase 3 de desenvolvimento, criado pelo laboratório chinês Sinovac.

    Segundo a agência de vigilância sanitária brasileira, foram verificados procedimentos sobre a gestão de risco, de documentos e o ‘plano-mestre’ de validação do imunizante. Além disso, foram verificados os requisitos técnicos dos chamados “Bancos Sementes e Celulares”, que são partículas virais e células hospedeiras utilizadas na produção da vacina.

    Os inspetores brasileiros também começaram a verificar requisitos técnicos aplicáveis aos procedimentos de amostragem das matérias-primas usadas na formulação da CoronaVac. A Anvisa esclareceu que os inspetores enviados à China seguem uma agenda de trabalho, que se estenderá até a próxima sexta-feira (4/12), na empresa Sinovac.

    “O cronograma inclui em cada dia diferentes requisitos técnicos a serem verificados para a avaliação, se o fabrico da vacina transcorre de acordo com o regulamento de Boas Práticas da Agência, o qual está a par e passo com os regulamentos utilizados pelas principais agências sanitárias internacionais”, diz o comunicado do órgão de vigilância sanitária.

    O Instituto Butantan, organização científica vinculada ao Governo regional do estado brasileiro de São Paulo, firmou uma parceria com a Sinovac para testar a CoronaVac no Brasil, num acordo que incluiu a compra de 46 milhões de doses do imunizante, assim como a transferência de tecnologia para sua produção caso a eficácia do medicamento seja comprovada. Porém, para que possa ser aplicada no país sul-americano, a CoronaVac precisará da aprovação da Anvisa.

  • Brasil com mais 287 mortes e 21.138 novos casos

    O Brasil registou 21.138 novos casos de Covid-19 e 287 óbitos, escreve o The Guardian. O país regista assim mais de 172 mil mortes e 6,3 milhões de casos confirmados, desde o início da pandemia.

  • Covid-19. Madeira com mais 14 novos casos

    A Madeira registou hoje mais 14 casos de Covid-19 – cinco importados e nove de transmissão local – elevando para 793 o número de infetados, revela a Direção Regional da Saúde.

    A DRS revela ainda que esta segunda-feira há mais nove casos recuperados a reportar, passando a contabilizar 582 casos recuperados de Covid-19.

    Até à data, foram registados dois óbitos associados à Covid-19 na Madeira.

  • Covid-19. Primeiro-ministro da Croácia infetado

    O primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenkovic, apresentou esta segunda-feira um teste positivo ao novo coronavírus, dois dias depois de estar em auto-isolamento após a mulher ter igualmente sido infetada com Covid-19, indicou fonte oficial.

    Apesar de um primeiro teste negativo, Plenkovic, 50 anos, isolou-se sábado depois de a mulher ter sido contaminada. Um segundo teste efetuado na manhã desta segunda-feira, indicou que o chefe do executivo croata estava também infetado, pelo que cumprirá uma quarentena de pelo menos 10 dias.

    Também contaminado recentemente, o ministro da Saúde croata, Vili Beros, regressou ao trabalho e indicou que mais de 2.300 pessoas estão atualmente a ser assistidas em hospitais de todo o país, entre elas 255 internadas em unidades de cuidados intensivos.

    A Croácia está a enfrentar um aumento da propagação do novo coronavírus, tendo registado 74 mortes nas últimas 24 horas, um recorde para o país de cerca de 4,2 milhões de habitantes.

  • Covid-19. Angola reporta 36 novos casos e duas mortes

    Angola registou 36 infeções pelo novo coronavírus e duas mortes nas últimas 24 horas, anunciou esta segunda-feira o responsável para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

    Os novos casos foram detetados em Luanda (19), Cabinda (11), Cuanza Sul (5) e Malanje (1), com idades entre 10 e 71 anos, afirmou o secretário de Estado durante o balanço epidemiológico diário para atualização dos dados relativos à Covid-19.

    Destes, 21 são do sexo masculino e 15 do sexo feminino. As duas vítimas mortais, um homem e mulher, de 43 e 53 anos, residiam em Luanda.

    O secretário de Estado Franco Mufinda acrescentou que há mais 88 recuperações nas últimas 24 horas.

    Angola contabiliza um total de 15.139 infetados, com 7.891 considerados recuperados, 348 óbitos e 6.940 doentes ativos, incluindo três em estado crítico, 11 graves, 171 moderados e 181 leves.

    Nas últimas 24 horas foram processadas 559 amostras, num total acumulado de 235.169 testes.

  • Covid-19. Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus

    Eduardo Cabrita, em linha com a comissão europeia, acredita que um maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus e que ameaça e coloca em risco o Espaço Schengen.

    Covid-19. Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus

  • Covid-19. França contabiliza mais 406 mortos e 4.005 casos novos

    Há mais 406 vítimas mortais e 4.005 casos confirmados de Covid-19 em França, de acordo com o Ministério da Saúde francês. O total acumulado sobe para 52.731 óbitos e 2.222.488 infetados.

    Existem, ao todo, 3.724 focos de contágio no país, incluindo 1.589 surtos em lares de idosos.

  • Covid-19. Pandemia desacelera no Reino Unido que regista 205 mortes e 12.330 casos

    O Reino Unido registou 205 mortes atribuídas à Covid-19 e 12.330 novos casos de contágio nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde britânico, números que confirmam que a pandemia está a desacelerar.

    No domingo, as autoridades tinha contabilizado 215 mortes, uma descida de 264 relativamente às 479 de sábado, e 12.155 novos casos, mas os dados publicados do fim de semana são frequentemente afetados pelo atraso no processamento administrativo.

    Desde o início da pandemia Covid-19, o Reino Unido contabilizou oficialmente 58.448 mortes de Covid-19 e 1.629.657 casos positivos.

  • Covid-19. São Tomé e Príncipe tem 2 novos casos

    São Tomé e Príncipe registou seis novos casos positivos de Covid-19, entre sábado e esta segunda-feira, aumentado o total de pessoas com a infeção pelo novo coronavírus para 991, anunciou o Ministério da Saúde.

    De acordo com o boletim diário da Covid-19, foram registados dois novos casos nas ultimas 24 horas, enquanto no sábado as autoridades sanitárias referem quatro novos casos.

    As autoridades não fazem referência sobre quantos testes foram realizados nestes dois dias, sublinhando apenas que o total de doentes dados como recuperados totalizam 933, havendo em isolamento domiciliar 41 pessoas.

  • Covid-19. Organização Mundial de Saúde reconhece descida nos novos casos na Europa mas recomenda cautela

    A OMS afirmou que na semana passada se verificou uma redução em novos casos, sobretudo conseguida no continente europeu, “devido à eficácia de medidas difíceis, mas necessárias”.

    Covid-19. Organização Mundial de Saúde reconhece descida nos novos casos na Europa mas recomenda cautela

  • Covid-19. Cabo Verde com 14 novos casos positivos e chega a 96% de recuperados

    Nas últimas 24 horas e encontraram 14 casos positivos para a Covid-19, a maioria em São Vicente (11).

    Os restantes três casos foram registadas na ilha de Santiago, com um cada na Praia, Ribeira Grande e Santa Catarina. Até ao momento, contam-se 23 casos suspeitos, 64 pessoas em quarentena e 17 doentes internados nos hospitais, uma em estado grave.

    O total de casos sobe para 10.761 desde 19 de março, e houve 100 altas nas últimas 24 horas. Em novembro, o número de mortes caiu de 35 no mês anterior para apenas 10 registadas.

  • Covid-19. Ocupação hoteleira em Macau fixa-se em 40% em outubro

    Queda de quase 50% face ao ano anterior. No mês passado, “não se registou nenhum visitante em excursões”. Ao todo, 46 casos de Covid-19 foram detetados em Macau e neste momento não há nenhum ativo.

    Covid-19. Ocupação hoteleira em Macau fixa-se em 40% em outubro

  • 5 pontos para perceber o anúncio da farmacêutica Moderna

    A empresa Moderna confirmou, esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 tinha uma eficácia de 94%. Mas isso não significa, ainda, que as pessoas não sejam infetadas ou que não transmitam o vírus. Em cinco ponto explicamos o anúncio da empresa, os resultados e o que implica o contacto com as entidades reguladoras do medicamento.

    Vacina da Moderna confirma eficácia de 94%. O que acontece agora?

  • Mais uma morte e 88 novos casos em Moçambique

    Moçambique registou, nas últimas 24 horas, a morte de mais um paciente infetado pelo novo coronavírus, elevando o número de óbitos para 131, havendo ainda 88 novos casos.

    Com os 88 novos infetados registados nas últimas 24 horas, Moçambique contabiliza 15.701 casos, dos quais 15.394 são de transmissão local e 307 são importados.

    O país tem um total de 13.729 (87%) pessoas dadas como recuperadas da Covid-19, havendo também um cumulativo de 619 pacientes internados.

    Maputo, capital moçambicana, tem o maior número de infeções ativas, com 1.590, seguida da província de Cabo Delgado, com 57 casos.

  • Espanha regista 19.979 novos casos durante o fim de semana

    Espanha registou 19.979 novos casos desde sexta-feira, de acordo com dados do Ministério da Saúde espanhol. Dos novos casos, 1.959 dizem respeito às últimas 24 horas.

    Esta é a segunda-feira de novembro com menos novos casos. Há uma semana, registaram-se 25.886 casos e na semana anterior 38.273.

    Nos últimos três dias foram ainda contabilizadas 401 vítimas mortais, elevando o total acumulado para 45.069.

    Desde o início da pandemia, as autoridades espanholas já registaram 1.648.187 pessoas infetadas com o novo coronavírus.

1 de 3